quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que o São Paulo Fashion Week tem em comum com os vinhos?

Imagem: divulgação

Sommeliers mostram características em comum com a moda e dão exemplos de vinhos que se assemelha aos conceitos apresentados pelas marcas durante o evento



A semana de moda mais famosa do mundo agitou a cidade de São Paulo. Estilistas e marcas mostraram as últimas tendências da temporada, e foram muito além das tradicionais peças de vestuário fashion, expressaram conceitos e personalidade em cada desfile das coleções durante o São Paulo Fashion Week. Inspirados por esse grande evento e mostrando os pontos em comum do mundo dos vinhos com a moda, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br fez uma seleção de rótulos que se assemelham à maneira com que os estilistas e as marcas se apresentaram durante o SPFW. 

Um dos desfiles mais comentados deste ano foi o da marca Laboratório Fantasma, do rapper Emicida e seu irmão Evandro Fióti. O desfile, que contou com modelos negros e fora do padrão de magreza das passarelas, foi feito com o auxílio técnico do estilista João Pimenta. Em sua estreia nas passarelas, a coleção apresentou influências africanas e orientais com modelagens semelhantes aos quimonos. No mundo do vinho, a África do Sul é o principal país do continente africano produtor desta bebida. A equipe de Sommeliers indica o rótulo Bonanzi Terroir Selection Pinotage 2012, feito com a importante uva sul africana Pinotage. Para os sommeliers, este exemplar possui "sabor de frutas negras, como amora, ameixa e cassis maduro e corpo concentrado".

A estilista Fernanda Yamamoto fez um desfile crítico à vida acelerada e ao conceito de Fast Fashion. Com menos peças apresentadas, a proposta de Fernanda era contar a história de cada roupa, do processo criativo, da estilização e montagem das roupas. Pensando nessa linha, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br sugere um tinto francês feito com muito cuidado em cada um de seus processos, do terroir ao engarrafamento. O Reclos de La Couronne 2012rótulo é feito com uva Merlot e tem 87 pontos Robert Parker. "É perceptível a evolução dos aromas e sabores a cada taça, é um rótulo para ser apreciado com calma", complementa os Sommeliers. 

A grife de moda praia cearense Água de Coco apresentou em sua coleção o verdadeiro DNA nordestino com biquínis, sungas e saídas de praia que utilizavam diversas técnicas como o bordado richelieu e a renda bilro. O desfile também teve a presença de um casting de top models estrelados como Isabelli Fontana, Renata Kuerten, Fernanda Tavares, Fernanda Motta e Marlon Teixeira. O foco na regionalidade também está presente entre os produtores de vinho que querem expressar o melhor da região por meio da qualidade da bebida. Os rótulos produzidos em Champagne, no norte da França, são reconhecidos mundialmente. O Champagne Montaudon Brut é um exemplar bem avaliado, com 92 pontos no Wine Spectator. "Ele preenche o paladar com sua cremosidade, frescor e delicada perlage", classificam os Sommeliers. 

Já desfile da Animale foi recheado de inspirações artísticas. Para o verão 2017, o estilista Vitorino Campos imaginou uma coleção com traços que remetem à fotomontagem do artista francês Yves Klein "Saut dans le Vide" (Salto no Vazio). O resultado foram camisas amplas, com modelagem folgada e calças curtas, soltas e claras. Os produtores de vinho exercem um trabalho cauteloso para elaborar um produto que agrade aos paladares, mas não é só a bebida que importa. No rótulo Force of Nature Pinot Gris 2013, produzido na Califórnia, é perceptível a influência da arte no design da garrafa que possui um desenho detalhado de um dragão. O nome da vinícola também expõe a visão do seu dono, Rob Murray, que acredita que a natureza é o verdadeiro agricultor, e que o homem é uma auxiliar nesse processo. 


Para mais informações sobre a Wine.com.br visite os endereços

Nenhum comentário:

Postar um comentário