sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Ferreomodelismo vira moda em Curitiba

Imagem: Divulgação

Um dos motivos para haver muitos ferreomodelistas na cidade é o clima frio, que propicia o cultivo de um hobby indoor

Clima frio, forte cultura ferroviária e sede de importantes empresas ligadas a este mercado explicam as razões de haver, em Curitiba, muitos ferreomodelistas. Na cidade há até um shopping center e um centro de convenções em um antiga estação de trem, que deu origem ao nome do Shopping Estação.

Não à toa, o Estado do Paraná é um dos mercados mais atraentes para a Frateschi Trens Elétricos, empresa com sede em Ribeirão Preto, no interior paulista, e a única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina.

De toda a produção da empresa, 12% dos produtos têm como destino o Paraná. “É um orgulho, para nós, ajudar a conservar a memória ferroviária do país, especialmente do Paraná, um Estado com um forte cultura ferroviária e propício para a prática do ferreomodelismo. Por conta de seu clima frio, as pessoas procuram diversões e hobbies caseiros, indoor”, diz o diretor da empresa, Lucas Frateschi.

É difícil precisar o número de aficionados pelo ferreomodelismo, mas  apenas a Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF), fundada em 2007, em Curitiba, reúne 22 amantes deste hobby e é uma das mais ativas do país. “Todo sábado à tarde fazemos uma reunião para trocar ideias e experiências e contar histórias sobre trens. Há muitos aficionados por este hobby que possuem maquete em casa, mas não participam da associação”, comenta Luiz Augusto Pelisson, vice-presidente da entidade e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que cultiva este hobby há cinco anos. “Todo mês comprou pelo menos algum material da Frateschi, seja vagões, locomotivas ou acessórios, para colocar na minha maquete”, completa Pelisson, que projeta haver cerca de 450 ferreomodelistas no Estado, sendo 200 na capital.

O comerciante José Carlos Balan até fez do hobby um de seus ganha-pães. Entre outras atividades comerciais, ele constrói maquetes sob encomenda. Uma delas, inclusive, pode ser vista na sede da Serra Verde Express. “Adotei este hobby em 1988 por conta própria, quando fiz uma maquete para um trabalho escolar de minha filha. Sempre gostei de trem e utilizei muito este meio de transporte. Minha esposa também sempre me incentivou a cultivá-lo, e hoje ele também se transformou em uma profissão”, afirma Balan.

Sobre a Frateschi
Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. A empresa tem a convicção de que importantes relações humanas como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.
Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.
Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário