quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Grandes nomes do samba reunidos para o Samba Cura

Imagem: Divulgação


Na tarde do dia 23, a nata do samba se reuniu no ITACI, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, em São Paulo, para a nova edição do projeto Samba Cura.

Imagem: Divulgação

Idealizado por Leandro Lehart, o Samba Cura reuniu mais de 60 artistas para a gravação de uma nova versão da canção "Noite Fria". Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Turma do Pagode, Thiaguinho, Luiz Carlos, Leci Brandão, Sorriso Maroto, Inimigos da HP,  Mumuzinho, Netinho de Paula, Salgadinho, Grupo do Bola, Belo, entre outros, participaram da gravação do single e clipe, que terá toda a renda revertida para o hospital.

O encontro, que reuniu músicos, profissionais da saúde e pacientes para celebrar os resultados alcançados nesses 20 anos, também prestou homenagens às pessoas que se dedicam diariamente ao tratamento das crianças e apoio às famílias. O Dr. Vicente Odone Filho, Diretor Clínico do Itaci, e Tia Darcy, Presidente da Ação Solidária Contra o Câncer Infantil, receberam das mãos de Leandro Lehart o troféu Samba Cura. "A grande união dessas pessoas trabalhando por uma causa tão envolvente como é a luta contra o câncer é o mais fascinante. E 20 anos depois do primeiro encontro, a expectativa é a mesma, a emoção é a mesma e o nosso agradecimento e de nossas crianças é o mesmo a todos eles. Muito obrigado! Viva o samba e viva a junção de esforços por um objetivo comum", ressalta Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI.

Ícones da música brasileira, como Leci Brandão, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Ubirany, do Fundo de Quintal, Luiz Carlos, do Raça Negra, e Royce do Cavaco, também foram homenageados  por suas carreiras e contribuição para a música brasileira. A emoção tomou conta dos presentes com a homenagem a Reinaldo, O Príncipe do Pagode, que arrancou aplausos e lágrimas dos presentes ao anunciar que está vencendo a batalha contra o câncer. Beça, do grupo Bom Gosto, que recebeu um transplante de órgão recentemente, também emocionou a todos com seu depoimento e relembrou a importância da doação de órgãos.
A emoção também falou mais alto nas homenagens a Mario Sérgio, do Fundo de Quintal, e Almir Guineto. Maria Elvira, filha de Mario Sergio, que faleceu recentemente de câncer, cantou comovida a canção que compôs para falar da saudade do pai. Almirzinho recebeu o troféu Samba Cura em nome do pai, Almir Guineto.

Leandro Lehart foi homenageado como embaixador do Samba Cura e recebeu das mãos de seu filho Leandrinho, pacientes e Tia Darcy o troféu Samba Cura. Ele também recebeu de Tia Darcy uma placa em agradecimento ao tempo e dedicação ao Itaci nesses 20 anos. Para Leandro Lehart, "depois de 20 anos, foi emocionante ver a mesma força e união do samba por uma causa tão importante e urgente. Ainda estamos em estado de graça, vamos valorizar esse momento histórico para o samba"

Profissionais de áudio e vídeo já estão trabalhando voluntariamente na finalização da  nova versão do single e clipe de "Noite Fria", que tem lançamento previsto para o início de 2017.

Sobre o Samba Cura:
Em 1997, Leandro Lehart se uniu a vários artistas do movimento do samba para juntos chamar atenção e colaborar para a transformação de um problema social recorrente e importante na saúde pública do Brasil.
Tudo começou com uma visita à Ação Solidária Contra o Câncer Infantil, entidade sem fins lucrativos, que busca humanizar o tratamento do câncer infantil.  A ideia era divulgar a falta de apoio enfrentada pela instituição, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, arrecadar fundos e influenciar a iniciativa privada e o governo para construção de um novo centro de tratamento para crianças que sofressem de câncer.

O objetivo era oferecer assistência a pacientes carentes de todas as regiões do país e América do Sul em um espaço com tecnologia avançada e tratamentos adequados para a cura de diversos tipos de câncer, além de apoio psicológico às crianças e suas famílias durante todo o processo.

O Samba Cura reuniu 36 artistas de várias gerações, que doaram seu tempo para a gravação da canção "Noite Fria", composta por Leandro Lehart para representar a campanha, e para o lançamento de um álbum com sucessos dos anos 90 e toda a renda revertida para a construção de um novo hospital.
A ação sensibilizou empresários, governantes e, logo depois, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e Leandro Lehart receberam de Paulo Maluf, então Prefeito de São Paulo, o terreno para a construção do ITACI, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. Localizado em Pinheiros, em São Paulo, o ITACI - centro especializado construído e idealizado pela Ação Solidária e o projeto Samba Cura - foi inaugurado em 2002, na gestão do Governador Geraldo Alckmin, e hoje oferece atendimento gratuito, mensalmente, a cerca de 3 mil pacientes de todo o Brasil e América Latina.

O Samba Cura serviu de inspiração para outros movimentos sociais se conectarem com os problemas de saúde pública e a falta de assistência aos brasileiros menos favorecidos. O álbum, lançado em 1997, vendeu mais de 150 mil cópias e colaborou para alertar a sociedade para a carência de hospitais com tecnologias avançadas para o tratamento de uma doença agressiva, que necessita de constante investimento em pesquisas de tratamentos cada vez mais eficazes.

Mais informações sobre o ITACI e como colaborar acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário