sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Artista plástico Juliano Aguiar apresenta seu novo trabalho "Cenário Brasileiro"

Imagem: Divulgação

A  identidade do artesanato brasileiro vira tema da exposição assinada pelo artista mineiro Juliano Aguiar

A diversidade do artesanato e botânica brasileiros e suas milhares identidades possíveis. Campo farto de investigação percorrido pelo artista plástico mineiro Juliano Aguiar, que mostra o resultado de dois anos de pesquisa na exposição “Cenário Brasileiro”, aberta na Galeria Helena Fretta, em Florianópolis (SC). No processo criativo o artista buscou compreender o conjunto de costumes e tradições de algumas regiões do país. Determinou e transportou alguns suportes artesanais para um novo fazer artístico, ressignificando assim a beleza de diversas etnias. 

"Trazer essa visão para a arte é importante para se perceber como a influência do artesão se faz muito presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, passa despercebida face ao contexto globalizado e tecnológico em que vivemos”, destaca. 

O acervo formado por 26 peças reúne esculturas, telas a óleo, aquarelas. Trabalhos que revisitam culturas muito específicas e desdobram-se em outras tipologias artísticas. O artista deixou-se influenciar pela habilidade dos artesãos, até determinado ponto, assumindo camadas e interferindo na estética pura. Resgatou na própria memória, da infância vivida no interior de Minas Gerais, fonte para expressividade. 

"O convívio na infância  com  o interior, o campo, a terra, os costumes e tradições surgem nas minhas obras de forma clara e expressiva. A partir da composição artesanal de materiais como capim dourado, rendas de bilro, joias em pedras brasileiras e tecelagens, aliada a pinceladas volumosas e técnicas variadas, mergulhei em regiões brasileiras que nunca imaginaria. Como o Jalapão, no Tocantins, por exemplo, ou até mesmo tribos indígenas no Amazonas”, explica. A exposição “Cenário Brasileiro” fica em cartaz na galeria até o final de novembro.


Currículo
Juliano Aguiar, mestre em literatura, artista plástico mineiro, iniciou sua carreira artística no Conservatório Estadual de Minas. Radicado em Florianópolis (SC), montou sua primeira exposição “ As múltiplas possibilidades do olhar” em 2014. 


SERVIÇO
O que: Exposição Cenário Brasileiro
Quando: até 26 de novembro
Onde: Galeria Helena Fretta, Florianópolis (SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário