quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Mesa redonda discute o jornalismo cultural independente em Curitiba

Imagem: Divulgação


Música, artes plásticas, cinema, literatura: jornalistas de Curitiba colocarão em pauta o jornalismo cultural da cidade em uma mesa redonda com a participação do público no dia 22 de novembro.
Abonico Smith (Mondo Bacana), Flávio St Jayme (Pausa Dramática), Marcos Anubis (CWB Live) e Marden Machado (Cinemarden) estarão presentes, mediados pela jornalista Adriane Perin numa conversa informal sobre os rumos do jornalismo cultural independente na cidade. Serão discutidos temas como as dificuldades para se abordar o tema em Curitiba, o cenário musical curitibano e sua evolução nos últimos 30 anos, perspectivas para o futuro e outros assuntos envolvendo os blogs e sites independentes da cidade.
O público presente também poderá participar, fazendo perguntas aos convidados.
O evento acontece no dia 22 de novembro na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, a partir das 20h e tem entrada franca.

Sobre os participantes
Abonico Smith: Começou a escrever sobre música aos 15 anos e atua ininterruptamente no jornalismo cultural desde 1987, já tendo trabalhado em alguns dos principais veículos do Estado, como Gazeta do Povo e TV Educativa. Em 2008 fundou o site Mondo Bacana (www.mondobacana.com.br), onde publica textos sobre música, literatura, cinema e quadrinhos. Possui duas pós-graduações, uma na área de Letras (Linguagens e Contemporaneidade – Universidade Tuiuti do Paraná) e outra em Comunicação (Cultura, Comunicação e Arte – Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Adriane Perin: Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1992, vem atuando, desde então, como repórter, editora e assessora de imprensa, notadamente na área cultural. Passou pelos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Estado/Bem Paraná e diversas assessorias de imprensa, como Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e Festival de Teatro de Curitiba, no qual assumiu, em 2016, a coordenadora de assessoria de imprensa.

Flávio St Jayme: Ainda na faculdade de jornalismo (em 1999) começou a escrever textos culturais e turísticos para sites de Curitiba. Em 2009 fundou o Pausa Dramática (www.pausadramatica.com.br) que começou como blog pessoal e hoje se transformou em um site de notícias, com postagens sobre entretenimento, cinema, comportamento e tendências, focado no universo pop. Flávio é um dos críticos de cinema participantes do bate-papo anual do Oscar o0rganizado pelo site Mondo Bacana. Possui pós-graduação em História da Arte pela EMBAP.

Marcos Anubis: Jornalista formado pela Universidade Positivo e pós-graduado em Produção e Avaliação de Conteúdos para Mídias Digitais. Criou o site Cwb Live (www.cwblive.com) em 2011, com a intenção de falar de música sem as amarras que a “grande mídia” impõe. Desde 2013 o Cwb Live também conta com a fotógrafa, revisora e tradutora Pri Oliveira. O Cwb Live procura dar o mesmo espaço a todos os artistas, sejam eles locais, nacionais ou internacionais. Anúbis acredita que a música pode mudar a vida das pessoas.


Marden Machado:  Jornalista desde 1983. Mudou-se para Curitiba em 1992. Trabalhou nos jornais Diário do Povo, O Dia e Jornal da Manhã (em Teresina – PI), nas rádios Mirante FM (em São Luís – MA), O Dia FM e Antena 10 FM (em Teresina – PI) e nas TVs Antares, Pioneira e Antena 10 (em Teresina – PI). Escreveu para os jornais O Estado do Maranhão (em São Luís – MA); Diário do Nordeste (em Fortaleza – CE); Correio do Povo, O Estado do Paraná, Folha de Londrina e Gazeta do Povo (em Curitiba – PR) e com as revistas Guarnicê (em São Luís – MA); Videomagia (em Fortaleza – CE); Wizard Brasil e Starlog Brasil (em São Paulo – SP). Participou da equipe responsável pelo jornal oficial do FestRio – edição 1989. Também é palestrante, roteirista e comentarista de cinema do programa Light News, da rádio Transamérica Light FM e das rádios CBN Curitiba e CBN Londrina. É autor dos livros Cinemarden - Um Guia (possível) de Filmes - Volumes 1 e 2, e Cinemarden Vai aos Tribunais – Um Guia de Filmes Jurídicos e Políticos e mantém o site Cinemarden (www.cinemarden.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário