quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Flying Under the Radar OnAir - Voando sobre o Radar aproximará Rio de Janeiro e São Francisco (EUA) através de performances simultâneas de artistas locais

Imagem: Divulgação

No dia 6 de novembro as cidades do Rio de Janeiro e de São Francisco (Califórnia) estarão unidas no projeto FUTR OnAir, onde artistas dos dois países estarão produzindo performances simultâneas, conectados pela Internet e pela arte.  Em colaboração com o público, o FUTR OnAir objetiva criar uma nova linguagem e usá-la para promover mutuamente as práticas artísticas nas Américas. No Rio, o lugar escolhido para abrigar o projeto foi a Cinemateca do MAM, e em São Francisco acontecerá no LIttle Boxes Theater. Serão três horas de performance, respeitando o fuso horário de cada cidade: no Rio acontecerá das 18h às 21h, e em São Francisco das 12h às 15h.

Idealizado pelo artista, educador e escritor americano David Linger, o projeto começou a ser pensado em 2013, quando esteve como convidado em uma palestra dentro da FLUPP (Festa Literária Internacional das Periferias), em Vigário Geral (RJ). Com esta ideia na cabeça voltou para os EUA e começou a formatá-la de forma que evidenciasse as semelhanças entre São Francisco e Rio de Janeiro. Para a primeira edição do FUTR OnAir, artistas dos dois países trabalharão em pares: Kim Anno (EUA) e Saulo Laudares (BRA), cinema/vídeo e música, Tongo Eisen Martin (EUA) e Gustavo Ferraz (BRA), Leitura e Artes Visuais, Candice Wicks (EUA) e Renato Cruz (BRA), música e dança. As apresentações serão ao vivo, virtuais e ao mesmo tempo: um poeta americano lê sua obra no Little Boxes Theatre, em São Francisco, enquanto um artista brasileiro fará uma performance paralela no Museu de Arte moderna, no Rio de Janeiro – e vice-versa.



O tema da estreia do FUTR OnAir será "Crise", uma condição que tem definido o panorama político e social do início do século XXI, em particular no cenário político emergente dos dois países onde acontecerá o evento. Ao apresentar respostas criativas nestas duas cidades, FUTR OnAir irá explorar as possibilidades de performance multidisciplinar ao vivo para mitigar as barreiras da língua e da tradição. “O tema de “Crise,” vai juntar artistas do Brasil e dos EUA, justamente quando, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, a população tende a se polarizar neste momento. O objetivo de FUTR OnAir é, através das artes, apresentar uma alternativa que possa unir os povos de dois países que muitas vezes não se entendem”, explica David.


Para David, durante a FLUPP 2103 ficaram evidentes as semelhanças entre os interesses e abordagens dos artistas da FLUPP e aqueles nos Estados Unidos, em particular na área da baía de São Francisco. “Parecia como se, apesar da ubiquidade da informação presente na internet, a falta de contato seria a responsável pelo bloqueio de uma compreensão cultural mais ampla. A FLUPP apresentou a ideia de que artistas brasileiros, separados geograficamente, mas não filosoficamente, dos artistas em outros países poderiam estar trabalhando em parceria com seus homólogos, inclusive os norte-americanos, e não apenas em paralelo. As cidades do Rio e de São Francisco formam uma parceria lógica com muitas semelhanças, tanto físicas quanto culturais: paisagens naturais extraordinárias, identidades culturais únicas, além de aceitar imigrantes de braços abertos”, conclui.


FUTR OnAir é um projeto da  Flying Under the Radar, uma organização dedicada a revogar as fronteiras culturais. Os objetivos são expor e quebrar o conceito projetado do "outro", fertilizar as práticas artísticas nas Américas; chamar a atenção para esta união e criar interesse público para os valores partilhados entre os povos dos Estados Unidos e do Brasil.

Vídeo do projeto: https://vimeo.com/162985773


Artistas



Serviço:  

FUTR OnAir
Dia 6 de novembro (domingo)
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (simultaneamente com o Little Boxes Theatre – São Francisco – EUA)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
Classificação etária: Livre
Gratuito
Horário: 18h às 21h – Rio de Janeiro

12h às 15h  - São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário