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Psicopedagoga e especialista em educação infantil fala sobre o uso da
tecnologia na educação
Estamos cada dia mais conectados. Tablets, computadores e smartphones fazem
parte do dia a dia de adultos e crianças. Quando tratamos de vida escolar,
torna-se necessária a integração das instituições de ensino e dos professores
com esse meio. “A tecnologia quando usada de forma adequada é sim uma
ferramenta de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas”, comenta Ana
Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em
gestão escolar.
Segundo a profissional, é necessária a capacitação desses
profissionais, para que eles possam conhecer essas ferramentas, e assim decidir
a melhor maneira de utilização em sala com os alunos. Ana Regina lembra ainda,
que tais ferramentas tecnológicas são apenas apoio, não devem ser colocadas em
primeiro lugar. “Com o uso da tecnologia em sala o docente tem novas opções,
novas ferramentas de apoio, que complementam sua jornada na transmissão do
conhecimento, a tecnologia não deve se sobrepor a isso”, explica.
Aqui no Brasil, algumas escolas já aderiram a essas novas ferramentas,
para ajudar no processo educacional. Um exemplo disso são as chamadas “lousas
digitais”, que dão novas opções ao professor como realizar jogos educativos,
projetos e exercícios especiais com os alunos. “As lousas digitais, assim como
as demais tecnologias educacionais, podem ser utilizadas em sala de aula para
motivar o processo de ensino nas escolas e dar ainda mais vida a prática
docente e ao processo de aprendizagem das crianças”, comenta.
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Para finalizar, Ana Regina lembra que alguns cuidados devem ser tomados
pelas escolas e professores, evitando assim a possibilidade de lacunas no
processo do conhecimento. “Aderir às novas tecnologias pode ser algo muito
positivo, desde que elas sejam adaptadas a cada ambiente educativo”, completa.
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