quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Curta! exibe filme inédito na TV com ator João Miguel

Imagem: Divulgação

“EX ISTO”, LONGA DE CAO GUIMARÃES LIVREMENTE INSPIRADO NA OBRA “CATATAU”, DE PAULO LEMINSKI, ESTREIA NO CANAL

No mês de aniversário do Curta!, a faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” exibe no sábado, 5, a partir das 22h, o filme inédito na TV “Ex Isto”, no qual o ator João Miguel interpreta René Descartes em um desembarque imaginário no Brasil. O Descartes da ficção aparece sob o efeito de ervas alucinógenas, encontrando um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos. Na produção, o diretor Cao Guimarães articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para contar a história livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski.

No ar desde outubro, a faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” é uma parceria do Curta! com o Itaú Culturalque antecipou as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, completados agora em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. Além de "Ex Isto", o Curta! já exibiu “Assim É, se Lhe Parece”, de Carla Gallo sobre o artista plástico Nelson Leirner, “Daquele instante em diante”, de Rogério Velloso sobre o músico Itamar Assumpção, e “Evoé – Retrato de um antropófago”, sobre o líder do Teatro Oficina Zé Celso.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".


ICONOCLÁSSICOS ITAÚ CULTURAL
Iconoclássicos Itaú Cultural (série)
Curta! e Itaú Cultural apresentam “Iconoclássicos Itaú Cultural”, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, além de uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos os filmes são dirigidos por expoentes cineastas brasileiros.

Filme inédito: “Ex Isto”
Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "e se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda-se pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Diretor: Cao Guimarães
Duração: 86 min.
Exibição: 5 de novembro, sábado, às 22h.
Classificação:14 anos
Horários alternativos:
Dia 09 de novembro, quarta-feira, às 22h30.
PROMO – ICONOCLÁSSICOS - duração 1’:
PROMO – EX ISTO - duração 1’44’’:


O Itaú Cultural e o audiovisual
Produção de cinema é mais uma das marcas do Itaú Cultural. Desde o início dos anos 2000, o instituto tem reafirmado o seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e artístico do país investindo também no cinema. Da série ICONOCLÁSSICOS aos premiados A paixão de JL, Ela volta na quinta, sucessos de cartaz no país, e, mais recentemente, o filme Rifle – resultado de um projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, programa do instituto de fomento e apoio à arte e cultura brasileiras, que recebeu três premiações no Festival de Cinema de Brasília, 2016 – também levam a sua marca nove longa-metragens, três séries para a tevê, mais de 100 projetos audiovisuais apoiados pelo Rumos e a ação Encontros de Cinema, criada como um espaço de referência para discutir o audiovisual brasileiro.

Sobre o canal Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal de TV que cultiva estreita parceria com realizadores, artistas, criadores e produtores culturais. Os principais segmentos temáticos da programação são música, artes visuais e cênicas, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade. O canal está disponível em 12 milhões de lares das principais operadoras de TV por assinatura: NET e ClaroTV (56); OiTV (76); VivoTV (664);  GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.
Siga-nos no Facebook, Instagram,Spotify,Twitter e Youtube, sempre no /canalcurta.
Saiba mais e assista o canal linear via internet em www.canalcurta.tv.br/viainternet
 

Para mais informações entre em contato
No Rio: Cíntia Brand:: cintia.brand@agenciafebre.com.br 21 2555-8921
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 2555-8918
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900

Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

Nenhum comentário:

Postar um comentário