sexta-feira, 4 de novembro de 2016

5 livros para quem ama uma teoria da conspiração


Sociedades secretas, Nova Ordem Mundial, Iluminatis e até a própria Maçonaria. A curiosidade sobre o desconhecido é algo inerente ao ser humano. A internet está recheada de teorias da conspiração, desde grandes grupos que planejam controlar o mundo até o que está por trás de mortes de personalidades famosas.
Por isso, sempre que um livro com ares de teoria conspiratória é lançado, mesmo que trate de uma trama fictícia, desperta um furor nos leitores adeptos desse estilo literário, que mistura suspense, tramas policiais, drama e, em alguns casos, até um pouco de romance.
Para aguçar a curiosidade desses leitores e, quem sabe, dar subsídios às suas próprias teorias, separamos cinco dicas de livros, entre clássicos do Dan Brown, lançamentos de tirar o fôlego e até algumas pérolas mais antigas, que vão, literalmente, fazer a cabeça dos leitores.


1. O Pêndulo de Foucault – Umberto Eco (Ed. Bestbolso)

Publicado em 1988, este romance do filósofo, escritor, semiólogo e linguista italiano Umberto Eco é cheio de referências esotéricas à Kabbalah, à alquimia e, é claro, a teorias conspiratórias. A trama apresenta três amigos que trabalham numa mesma editora e acabam encontrando os indícios de um complô que teria surgido em 1312, e atravessado, encoberto, toda a história do planeta até o fim do século XX. Cansados da leitura e releitura de incontáveis manuscritos de ciências ocultas, decidem inventar sua própria teoria por diversão. Eles chamam este jogo de sátira intelectual de "O Plano.". O que eles não esperavam é que alguns partidários de outras sociedades secretas levassem a brincadeira a sério e eles começassem a serem perseguidos.





2. Inferno - Uma Nova Aventura de Robert Langdon – Dan Brown (Arqueiro)

O terceiro volume da trilogia de Dan Brown, que traz o professor de simbologia Robert Landon, foi lançado em 2013, mas voltou à tona neste ano com o lançamento de sua versão cinematográfica. Sem deixar de lado a mistura de história, arte, códigos e símbolos que o tornou famoso, Brown escolhe a Itália como cenário para a sua narrativa, onde o protagonista Robert Langdon, é arrastado para um mundo angustiante, centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.






 

3. A Santa Aliança - A. J. Kazinski (Alaúde)
Saindo do forno, temos o livro da consagrada dupla de escritores dinamarqueses autores Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich, que assinam com o pseudônimo de A. J. Kazinski, lançado neste ano, em setembro, no Brasil. Nesse thriller eletrizante, a jornalista Eva Katz tenta recomeçar a vida após a morte do namorado na guerra do Afeganistão. Em seu primeiro dia de trabalho numa creche em Copenhague, ela não resiste à tentação de investigar a verdade sobre um crime relatado em um desenho infantil. Entretanto, na busca da verdade, a personagem acaba mexendo com instâncias muito poderosas da sociedade dinamarquesa, e o que antes parecia um incidente isolado, se revela como parte de uma rede de segredos que remontam à formação da Santa Aliança, uma coligação monárquica criada no século XIX.









4. Os Pilares da Terra – Ken Follet (Rocco)

Neste famoso romance de Ken Follet, publicado em 1989, o autor procura traçar o painel de um tempo varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural, buscando captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas. Philip, prior de Kingsbridge, luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. A galeria de personagens gravitando em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma. Como painel de fundo, uma Inglaterra sacudida por lutas entre os sucessores prováveis ao trono que Henrique I deixou sem descendentes.


5. O Símbolo Secreto – Patrick Ericson (Geração)


Durante séculos a maçonaria escondeu da humanidade o maior de todos os seus segredos: qual era o enigma que Iacobus de Cartago quis revelar ao mundo em 1523 e lhe custou a vida? Por que os Filhos da Viúva, que furaram seus olhos, cortaram sua língua e o mataram, continuam matando até hoje – sempre da mesma forma cruel – todo aquele que consegue decifrar o que ele escreveu? Qual a relação entre as catedrais góticas, a Arca da Aliança e as pirâmides de Gizé? Nesse thriller de 2009, Ericson apresenta uma aventura frenética e apaixonante, uma corrida contra o relógio, repleta de erudição, revelações surpreendentes e reviravoltas emocionantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário