segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sesc Bom Retiro Realiza o Lançamento de Documentário Inédito Sobre a Arte do Circo

Foto: Divulgação

“Circo é... Circo”, produzido pelo Sesc, aborda a formação e o labor do artista circense, o risco como estética, memória, diferentes espaços de apresentação e possibilidades atuais de construções dramatúrgicas. O lançamento dia 15/06, no Sesc Bom Retiro, contará com apresentação artística e mesa de debate.


As muitas versões e transformações da arte milenar do circo ao longo do tempo são o ponto de partida para o documentário inédito Circo é... circo, que terá lançamento dia 15/06, quarta, às 19h, no Sesc Bom Retiro, e na semana seguinte estreia no SescTV, dia 24/06, sexta, às 20h. O filme investiga a história do circo e diferencia os conceitos de estéticas e fazeres circenses. São registros poéticos de espetáculos circenses e entrevistas com artistas, diretores e pesquisadores de diversos países, que abordam a formação e o labor do artista circense, o risco como estética, memória, diferentes espaços de apresentação e possibilidades atuais de construções dramatúrgicas. Dirigido por Daniela Cucchiarelli, Circo é... Circo foi produzido durante a edição de 2015 do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo (assista em sesctv.org.br/aovivo).

A realização de um documentário sobre as artes circenses faz parte das ações permanentes do Sesc São Paulo que promovem o desenvolvimento dessa linguagem artística. Nesse sentido, o lançamento contará com apresentação artística, exibição do documentário e mesa de discussão sobre questões mais atuais acerca do circo. No número “Um café da manhã” a separação de um casal é revelada por meio do de Double Trapézio. Já a mesa “Circo: um panorama atual para possibilidades futuras” reunirá circenses com atuações em políticas públicas, pesquisa acadêmica e criação artística (Hugo Possolo, Marco Bortoleto e Ana Coll) e pretende apontar possibilidades futuras para o circo brasileiro, a partir das questões abordadas no documentário.

O filme traz relatos de artistas nacionais e internacionais, além de pesquisadores e estudiosos das artes circenses que discutem, entre outros temas, a relação do circo com outras artes, como a dança, a música, o cinema e o teatro. Jorge Lix, artista da companhia portuguesa Erva Daninha, não vê limites para a fusão do circo com outras linguagens artísticas. “Acho que é um reflexo do nosso dia-a-dia, onde está tudo a se misturar, está tudo em fusão, e acho que o circo, nesse aspecto, não tem limites”, afirma.

Segundo o professor da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador na área de circo, Marco Bortoleto, o intercâmbio entre as artes existe desde a origem do circo e não é ele que distingue o circo contemporâneo do tradicional. “A questão é o quanto nós conhecemos do passado para esboçar um entendimento do presente”. Para ele, a distinção entre tradição e contemporaneidade se dá pela existência de escolas de circo. “Isso de fato é novo, não existia no século XVII, no XVIII e no XIX. Hoje, é uma realidade”.

As escolas circenses são um dos temas abordados pelo documentário. Sua criação gerou um debate, sobretudo entre os artistas tradicionais, cuja formação se deu em família, pelo aprendizado de pai para filho. “Eu entendo que muitos que são do circo tradicional talvez não tivessem opção, não escolheram. Essa é uma diferença muito importante entre todos os artistas de escola de circo, porque esses escolheram o circo”, aponta o espanhol Leandro Mendoza, diretor da Companhia Ciclicus.

Os entrevistados ainda refletem sobre o cenário atual e as definições de circo. “Para mim, é muito difícil dizer onde começa o circo contemporâneo e onde termina o tradicional”, defende a artista sueca Louise Bjurholm.  O que perpassa todas as falas é que a estética do risco dá unidade às artes circenses.

Realizado pelo Sesc São Paulo, o documentário Circo é... Circo traz depoimentos dos artistas e trechos dos espetáculos das companhias Circolombia (Colômbia), Circus Cirkor (Suécia), Cia Cíclicus (Espanha), Joan Català (Espanha), Henrik & Louise (Suécia), Palhaça Rubra (Brasil), Circo Mínimo (Brasil), Circo Escola Picadeiro (Brasil), Galpão do Circo (Brasil), Escola de Circo de Londrina (Brasil), Circo Escola Diadema (Brasil), Escola Pernambucana de Circo (Brasil), SP Escola de Teatro (Brasil), Escola Nacional de Circo (Brasil), e Erva Daninha (Portugal).

Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, artes cênicas e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

1- Lançamento documentário: Circo é... Circo

Dia 15/06, quarta, às 19h, Sesc Bom Retiro. Livre. Grátis.
Número “Um café da manhã”: a separação de um casal é revelada sem o uso das palavras, os sentimentos dos personagens são trazidos por meio do de Double Trapézio. Com Coletivo Um Café da Manhã.

Exibição do documentário “Circo é... circo”: (Dir.: Daniela Cucchiarelli. BRA, 2016, 60’). Documentário apresenta registros poéticos de espetáculos circenses e entrevistas com artistas, diretores e pesquisadores de diversos países, que abordam a formação e o labor do artista circense, o risco como estética, memória, diferentes espaços de apresentação e suas possibilidades atuais de construções dramatúrgicas. Realizado durante o CircoS - Festival Internacional Sesc de Circo de 2015.

Mesa “Circo: um panorama atual para possibilidades futuras”: Circenses com atuações em políticas públicas, pesquisa acadêmica e criação artística em uma companhia jovem apontam possibilidades futuras para o circo brasileiro. Com Hugo Possolo, Marco Bortoleto e Ana Coll.

Fotografia: Escola de Teatro de SP 

Hugo Possolo – Palhaço, ator, autor e diretor. Integrante fundador do grupo Parlapatões de comédia, que utiliza técnicas circenses e de teatro de rua. Em 1998, recebeu o grande Prêmio da Crítica APCA pela realização do evento “Vamos Comer o Piolin” e foi curador do I Festival Internacional de Circo realizado em Belo Horizonte, dedicado à pesquisa das Artes Circenses. Entre os anos de 2004 e 2005, assumiu a Coordenação de Circo do Centro de Artes Cênicas da Funarte. Em 2006, fundou o Circo Roda, criado a partir da união dos grupos Parlapatões e Pia Fraus e, em 2014 recebe o Prêmio Bunge em Artes Circenses – Vida e Obra. Em 2016 atuou como articulador de Circo na Política Nacional das Artes



Crédito fotográfico: Unicamp
Marco Bortoleto – Professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP (SP) e coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Circus). Desenvolve pesquisas na área pedagógica (processos pedagógicos, segurança, jogos) e tecnológica das práticas circenses. Organizador do livro Introdução à pedagogia das atividades circenses (Ed. Fontoura, 2008).

Foto: Divulgação

Ana Coll – Formada pela Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, nas técnicas de Double Trapézio e Lira, fundou em 2007 o Grupo Aeromoças. Fez estágio de improvisação com lira com Dirk Schambacher na CNAC (Centre National des Arts du Cirque, França). Trabalhou com as companhias Archaos (França) e Circo Roda (Brasil). Desde 2011, integra o Coletivo Um Café da Manhã, que já participou de festivais de circo nacionais e internacionais.











2- Estreia documentário: Circo é... Circo
Dia 24/6, sexta, às 20h.

Reapresentações: 26/6, domingo, às 8h; 27/6, segunda, às 5h e às 13h; 29/6, quarta, às 5h; e 30/6, quinta, às 17h.
Direção: Daniela Cucchiarelli
Duração: 60 min.
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Informações para imprensa:

Sesc Bom Retiro:
Eloá: 11 33323738 /  eloa@bomretiro.sescsp.org.br

SescTV:
Josefa Santina – 11-2076-3587 / josantina@sesctv.secsp.org.br
João Cotrim – 11-2076-3586 / joao@sesctv.sescsp.org.br
Carolina Pulice – 11- 2076-3590 / carolina@sesctv.sescsp.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário