sexta-feira, 13 de maio de 2016

Gruta do Bacaetava em Colombo-PR, recebe lançamento de livro com música e artes visuais





Foto: Divulgação

Evento acontece na manhã de sábado (14) e comemora os 30 anos do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná - Açungui, com o lançamento do livro “Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná”

No dia 14 de maio (sábado) será lançado o livro “Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná”, que reúne histórias marcantes de voluntários do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui).

O evento será o primeiro do gênero a acontecer dentro de uma caverna: o local escolhido para o lançamento é a Gruta do  Bacaetava, em Colombo (PR), que abrigará exposição fotográfica histórica do grupo, apresentação musical, contação de história e exibição de obras artísticas.

Organizado pela bióloga e espeleóloga Gisele C. Sessegolo e com ilustrações da artista plástica Birgitte Tümmler, a obra conta com 97 histórias escritas por 52 espeleólogos de diferentes gerações. O livro comemora os 30 anos do GEEP, que desenvolveu um trabalho ímpar no Paraná, tendo registrado cerca de 250 cavernas ao longo dos anos.

Fechado para convidados, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo, o lançamento contará com a exposição dos desenhos criados exclusivamente para o livro por Birgitte Tümmler, espeleóloga do grupo, e de obras da escultora Desireé Sessegolo, além da exibição histórica de mapas e documentos do GEEP e da Gruta do Bacaetava.
Um segundo lançamento do livro, desta vez aberto ao público, acontece no dia 5 de junho, no Museu Alfredo Andersen em Curitiba.

O GRUPO DE ESPELEOLOGIA


O GEEP-Açungui é uma organização sem fins lucrativos, fundada em março de 1986, que visa o estudo e a preservação de cavernas. Ao longo dos anos a entidade se tornou a mais expressiva no trabalho espeleológico do Paraná, tendo catalogado cerca de 250 cavernas.

Dentre os trabalhos de maior destaque da entidade, encontram-se a Gruta da Lancinha e Gruta do Bacaetava, que graças à equipe encontram-se inseridas em áreas protegidas. 



PROGRAMAÇÃO:


Lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná 

DATA: 14/05/16, das 9h30 às 12h

LOCAL: Gruta Bacaetava | Rua Antonio Gasparin -  Colombo - PR

INFORMAÇÕES: (41) 9694-9526 | (41) 9907-8607 | gisele.sessegolo@terra.com.br | https://www.facebook.com/geep.acungui.1?fref=ts

Programação do Evento de 30 Anos do GEEP-Açungui
(Lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná)

9:30h
Recepção aos convidados
Hall de entrada da visitação

9:30h
Abertura da exposição histórica 30 anos de GEEP-Açungui - Abertura da exposição artística - Desenhos das cavernas Paranaenses pela artista Birgitte Tümmler e Esculturas de Desiree Sessegolo
Exposição Histórica: Hall de entrada da visitação - Exposição artística: Sala de exposições

9:45h
Entrega das obras do Parque - Prefeita
Quiosque Centro de Visitantes

10:00h
Pocket show banda Thunder Kelt na Gruta do Bacaetava e contação de historia por     Carlos Daitchmann
Gruta do Bacaetava

11:00h
Cerimônia de lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná
Quiosque Centro de Visitantes

11:10h
Coquetel Comemorativo
Quiosque Centro de Visitantes



Ilustrações de Birgitte Tümmler, compõem o livro.

Ilustração de Birgitte Tümmler
Buraco do Padre


Nenhum comentário:

Postar um comentário