quarta-feira, 18 de maio de 2016

INAUGURA COM SUCESSO A EXPOSIÇÃO "SONHANDO COM O PARANÁ"

Foto Montagem: Divulgação

O final da tarde de 17/05 acolheu a abertura da Exposição “Sonhando com o Paraná”, com curadoria de Carlos Zemek. A mostra coletiva faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e reuni pintura, poesia e arte digital e permanece até  17 de julho de 2016.

A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. No total, são 18 telas de 13 artistas, sendo eles: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.

A mostra foi recepcionada pelo Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Osmar Carboni, o Curador da mostra, Carlos Zemek, colaboradores do Museu, convidados e artistas presentes.  

Em outra parte da mostra, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.


São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.

14ª. SEMANA NACIONAL DE MUSEUS com o tema: “Museus e Paisagens Culturais”
De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). 
Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, exposições, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

SERVIÇO
Exposição “Sonhando com o Paraná” no Museu Paranaense - Auditório Loureiro Fernandes
Abertura: 17 de maio de 2016, às 17h
Período expositivo: até 17 de julho de 2016
Entrada franca
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br

Um comentário: