segunda-feira, 30 de maio de 2016

"PARANÁ TURÍSTICO" DE ELOIR JR. COMEMORA O CENTENÁRO DO TURISMO PARANAENSE

Foto montagem: Divulgação 

Exposição: PARANÁ TURÍSTICO
Centenário do Turismo Paranaense (1916-2016)
Produção histórica e artística celebra os 100 anos do Turismo Paranaense
Quando transcorridos 100 anos da visita de Santos Dumont à Terra das Cataratas (1916-2016) cuja paisagem o deslumbrou a ponto de tornar-se “embaixador” da causa para transformação da área em parque, o que veio a se concretizar alguns anos mais tarde com a criação do Parque Nacional do Iguaçu, o Paraná comemora com a publicação da Agenda/livro do Centenário do Turismo Paranaense. Inserida nas comemorações, a Agenda/livro do Centenário divulga as atrações turísticas e as peculiaridades do Paraná, como suas paisagens fantásticas, riqueza cultural, traduzidas em gastronomia, festivais e festas populares.

Foto: Jeferson Franco
Agenda do Centenário do Turismo Paranaense

De maneira inédita as Regiões Turísticas são representadas sob a interpretação do artista paranaense – Eloir Jr. que transpõe para as telas toda a sua sensibilidade e amor pelo Paraná que poderão ser visitadas a partir de 1º de Junho no Doce Morena Bistrô e Café com curadoria de Kézia Talisin e do próprio artista.
Uma jóia de grande utilidade para a educação e a cultura turística, no decorrer do ano bissexto de 2016 – ano do Centenário do Turismo Paranaense que teve sua data mor, no dia 27 de Maio – Dia Estadual do Turismo.

Foto: Jeferson Franco 
O Artista e a Obra
Eloir Jr., artista plástico curitibano, cujo trabalho alegre e colorido resgata as memórias culturais trazidas pelas etnias européias que imigraram e colonizaram a terra. Inspirando-se no folclore polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, evidenciando ainda a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a Terra de Todas as Gentes.
Identificando-se com a linguagem naïf que traduz a expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas como gralha azul, araucárias e pinhões, Eloir Jr. aceitou de imediato o tema proposto e abraçando o desafio, de maneira inédita, fez com que as Regiões Turísticas fossem representadas sob sua inspirada interpretação, transpondo para as telas muito de sua sensibilidade e todo o paranismo que lhe é inato.
Mergulhando no tema, como hábil artesão, tece filigranas, delineando rotas e caminhos, prospectando paisagens, resgatando a história, perpetuando devoções, colorindo sabores, formatando assim os atrativos em forma de ícones e como mosaicos, as Regiões Turísticas se amalgamam e se completam fazendo o Paraná Turístico explodir em cores.

Marilda Elizabeth Gadotti
 Coordenadora do Projeto Centenário do Turismo Paranaense


SERVIÇO:

Exposição “Paraná Turístico”- Centenário do Turismo Paranaense
Local: Doce Morena bistrô e Café
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 457 – Centro – Curitiba-PR
Visitação: de 1º./06 à 06/07/2016
De segunda a sexta-feira das 8h às 19h
Telefone: 41 – 3018-8548
Entrada Franca 

Logo: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário