quarta-feira, 4 de maio de 2016

Casa da Cultura Polônia Brasil realiza a mesa redonda “Espaço de memória na paisagem curitibana” durante a 14ª Semana Nacional de Museus

Cartaz: Divulgação


A Casa da Cultura Polônia Brasil participa da 14ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM cujo tema este ano é “Museus e paisagens culturais”. 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), ocasião em que Museus e Instituições de Cultura brasileiras são convidadas pelo IBRAM a desenvolver programação especial em torno de um tema.

Imagem: Divulgação


A Casa da Cultura Polônia Brasil convida todos a prestigiar a Mesa Redonda “Espaço de memória na paisagem curitibana” que acontecerá na terça 17 de maio de 2016 das 19h30 às 21h30, em sua sede em Curitiba/PR. 

Ocasião em que serão apresentadas peculiaridades do trabalho realizado quando das comemorações dos 125 anos da Sociedade Tadeusz Kosciuszko edificação onde a Casa da Cultura Polônia Brasil está localizada. A mesa que reúne os historiadores Tatiana Marchette e Vidal Costa responsáveis pela pesquisa e texto do livro comemorativo, juntamente com Margarete Cardoso, produtora do projeto e curadora da exposição homônima e Denise Sieslki, atual presidente da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko e coordenadora da publicação, será mediada por Schirlei Freder, presidente da 

Casa da Cultura Polônia Brasil e coordenadora do projeto que deu origem à publicação e exposição em 2015 e trará detalhes da construção (UIP) e da história deste patrimônio histórico da cidade e Curitiba, lugar de memória para comunidade polono-brasileira do Paraná.

Doutora em História pela UFPR (2013), a historiadora Tatiana Marchette se dedica profissionalmente ao desenvolvimento de projetos culturais nas áreas de patrimônio e memória urbana na condição de sócia-gerente da empresa Factum Pesquisas Históricas, desde 1996. Entre 2003 e 2009, atuou como coordenadora da Divisão de Documentação Permanente do Arquivo Público do Paraná. É membro do ICOMOS/Brasil e da Comissão de Acervos da Diretoria do Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba.


Mestre e doutor em História pela UFPR, o historiador Vidal Antônio de Azevedo Costa trabalha desde os anos 90 como pesquisador na área de História Urbana e Memória Institucional, entre outras. É autor de boletins da Casa Romário Martins/Fundação Cultural de Curitiba sobre o bairro Pinheirinho (co-autoria), a COHAB e a Secretaria Municipal de Educação (essa última dentro do Projeto Memória da RME – um trabalho a longo prazo de levantamento e escrita da história da Educação do município de Curitiba, que já resultou em 3 volumes, o último dos quais aguarda publicação). Além disso, também é autor dos livros “Visões Ascendentes, fragmentos do olhar curitibano aos mais leves que o ar” (publicado pela Editora Aos Quatro Ventos, em 1998) e “Ecos do tempo perdido: fragmentos da gênese de uma temporalida-de moderna” (publicado pela Editora Factum em 2012); e de diversos artigos em periódicos com a temática da modernidade e cultura. Desde 2014 seu trabalho como pesquisador tem sido como associado à empresa Factum Pesquisas Históricas.


Margarete C. Cardoso conhecida como Meg Mamede é licenciada em História com ênfase em História da Arte, cursou também especialização em Gestão e Produção Cultural. Fundadora do Cultura in Company é produtora cultural, blogueira, webwriter e gestora de conteúdo para mídias sociais. Participou ativamente do Comitê Executivo da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis de 2012 a 2015, foi vice coordenadora do Núcleo Paraná da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR de 2013 a 2014 e Coordenadora de Projetos do Clube Agir de Ginástica Rítmica de 2013 a 2014. Atualmente se dedica à gestão, produção e curadoria de projetos culturais em Curitiba e região e à pesquisa independente sobre gastronomia e cinema.


Denise Sielski, assistente social, filha de descendentes poloneses, possui cidadania polonesa, cresceu ouvindo histórias da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko (STK). Seu bisavô, seus avós materno e paterno, seus tios, seu padrinho e seu pai, fizeram parte da história dos 125 anos desta Sociedade e atualmente, o tio, irmão, irmãs, sobrinhos e primos continuam fazendo sua história. É uma história de família. Não possui conhecimento técnico para a realização desta obra mas um sentimento imenso de orgulho de seus antepassados que ajudaram a construir uma história de 125 anos e feliz por poder contribuir com a  atual geração que permanece se empenhando em continuar esta jornada. Do ano 2000 até a presente data faz parte da Diretoria e durante várias gestões na função de diretora financeira, função na qual acompanhou bem de perto as dificuldades encontradas na realização das benfeitorias para a continuidade de suas atividades, atualmente é a presidente da sociedade.


Schirlei M. Freder é Administradora, Fotógrafa e pesquisadora na área de economia criativa, cultural e empreendedorismo. Formada em Administração (2000), especialista em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável (2008), mestre em Gestão Urbana (2015) e atualmente é doutoranda em Gestão Urbana (PUCPR). A atenção para a fotografia a acompanha ao longo de sua trajetória e vem se dedicando às campanhas sociais, culturais, ambientais e à fotografia artística. Desde então, participa de concursos, eventos e exposições ligados a estes temas. Possui fotografia selecionada no programa ONU para a Equidade de Gênero e a Autonomia das Mulheres, além de outras fotografias selecionadas em campanhas nacionais. Desde 2012 tem participado de exposições no Brasil e na Polônia, com temas ligados aos dois países.

Serviço:

Mesa Redonda “Espaço de memória na paisagem curitibana”

Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil

Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR

Quando: Terça-feira dia 17 de maio de 2016 das 19h30 às 21h30
Entrada Gratuita, aberto a todos os públicos.

Mais informações: contato@poloniabrasil.org.br
Telefone: (41) 3088-0708

*O público presente receberá ao final do evento 01(um) exemplar do livro “Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko: 125 anos de contribuição para a construção do Brasil”.
Casa da Cultura Polônia Brasil

55 41 3088 0708



Nenhum comentário:

Postar um comentário