segunda-feira, 23 de maio de 2016

FESPSP comemora 83 anos com palestra de Fernando Haddad

Foto: Divulgação


Prefeito de São Paulo fala sobre situação política do Brasil e da cidade de São Paulo no próximo dia 24/05, às 19h

Comemorando 83 anos de atuação na construção do pensamento brasileiro, a FESPSP realiza palestra na próxima terça-feira, dia 24/05, com o prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A atividade SÃO PAULO: CIDADE E POLÍTICA é aberta ao público, gratuita e acontece às 19h no auditório da instituição.

Com foco da área acadêmica em introduzir o tema da cidade de São Paulo como um conteúdo programático permanente nos cursos da FESPSP, a proposta é ouvir e questionar o próprio prefeito para problematizar as questões debatidas em sala de aula.

O Diretor Acadêmico e professor da FESPSP, Aldo Fornazieri, ressalta a relação histórica da escolha do convidado com as origens da instituição. “A história da FESPSP tem uma identidade forte com a cidade. Nas origens, a partir de 1933, foram desenvolvidas pesquisas sobre o custo de vida dos trabalhadores, sobre transportes etc., que eram temas e problemas dessa cidade. Assim, a história da escola é entrelaçada com a cidade de São Paulo, com seus problemas, com os sofrimentos das pessoas, com suas alegrias e suas esperanças. A interação com o poder público municipal, desse ponto de vista, é buscada sempre numa perspectiva positiva, colaborativa e construtiva".

Foto: Divulgação
Doutor em Filosofia, o palestrante Fernando Haddad é prefeito da cidade de São Paulo desde 2012. Anteriormente ocupou o posto de subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da prefeitura da cidade entre 2001 e 2003, quando passou a ocupar cargo no Ministério do Planejamento  do Governo Federal. Em 2005 Haddad ocupa o posto de ministro da Educação, mantendo-se no cargo até novembro de 2011. Além disso, é professor de Teoria Política Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP).






83 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO PENSAMENTO BRASILEIRO

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO (ESP) foi reconhecida como instituição de utilidade pública pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1935. No ano de 1946, através do Decreto-Lei nº. 9.786, teve reconhecido pelo Governo Federal o seu curso de graduação, cujo conteúdo foi definido como currículo mínimo para o ensino de Sociologia e Política em todo o país.

Pioneira no ensino e na prática das modernas ciências sociais, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA incorporou, em 1940, o curso de Biblioteconomia e Documentação, mantido pela Prefeitura do Município de São Paulo desde a sua criação, em 1936. Em 1941, foi fundada a Divisão de Estudos Pós-Graduados, atual Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, responsável pela formação da primeira geração de pesquisadores nas áreas da sociologia, política e administração pública no país.

Hoje, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA mantém a Escola de Sociologia e Política, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais. O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino, à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos estudos e pesquisas desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Para a Diretora Executiva da FESPSP, os 83 anos da instituição reforçam o seu compromisso com o progresso do país no campo científico e social. “Embora ao longo desses 83 anos tenha havido mudanças no mundo em geral e na formulação da missão da FESPSP, permanece como diretriz a questão da aplicação do conhecimento, ou seja, de dotar o aluno de capacidade para entender e intervir para a melhoria das condições de vida na cidade e no mundo. Isso acontece como resultado da atuação de nossos professores, comprometidos com essa diretriz e por meio da realização de debates e eventos que mantém a FESPSP constantemente atualizada  em relação aos movimentos que impactam a vida coletiva”.

Foto: Divulgação
Aldo Fornazieri ressalta a representatividade da FESPSP hoje, aos 83 anos, para o passado, presente e futuro do Brasil. “Dentre os principais intelectuais que pensaram o Brasil, alguns têm uma ligação inarredável com a FESPSP. Basta mencionar Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Horaci Nogueira, Virgínia Leone Bicudo e tantos outros intelectuais que fundaram o pensamento político, sociológico e antropológico no Brasil. Pensar o país, seus desafios e seu futuro é uma missão permanente da FESPSP. Cabe às novas gerações da FESPSP renovar e reiventar o seu compromisso com o Brasil".






SERVIÇO

Palestra: São Paulo: Cidade e Política
Data: 24/05/2016
Horário: 19h
Local: Auditório da FESPSP – Rua General Jardim, 522, Vila Buarque - SP
Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

Agência FESPSP
Armando Lima
11 31237810
alima@fespsp.org.br

Jorge Tateishi

11 991811200
11 976489494


Logo: Divulgação







Nenhum comentário:

Postar um comentário