segunda-feira, 9 de maio de 2016

Casa da Cultura Polônia Brasil assume a primeira direção rotativa do Cluster da EUNIC em Curitiba.

Imagem: Divulgação

Desde 2008 em um esforço conjunto algumas Instituições Culturais e de Ensino de Idiomas de Curitiba se uniram para realizar atividades conjuntas, dessa parceria surge anos depois em o cluster EUNIC(Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia, com sede em Brasília) Curitiba.

EUNIC (European Union National Institutes for Culture) é uma rede global de institutos nacionais culturais dos países da União Europeia, formada em 2006 e reconhecida como líder em cooperação cultural. A EUNIC tem 32 membros representando 27 países, localizados em mais de 150 países do mundo, com mais de 2.000 filiais e milhares de parceiros locais. A sua área de atuação é arte, línguas, educação, ciência e diálogo intercultural. A rede da EUNIC é baseada nos princípios de cooperação livre e trabalha em estilo de ONG’s, tendo uma administração independente e flexível.

Em nível local, os membros da EUNIC juntam-se em clusters a fim de organizar iniciativas conjuntas. Um cluster pode reunir membros de um país, uma cidade, ou uma região, dependendo das condições. No momento há 88 clusters da EUNIC estabelecidos na Ásia, Austrália, Europa, Oriente Médio, África e nas Américas. No Brasil o primeiro cluster da rede EUNIC Brasil foi fundado em Brasília em 2008.

A missão da EUNIC é promover valores europeus e contribuir para diversidade cultural dentro e fora da UE através da cooperação entre institutos culturais. A EUNIC pretende fortalecer a importância da cultura, o diálogo cultural e  promover o modelo da colaboração sustentável baseada no intercâmbio cultural.

Para mais informações sobre a EUNIC acesse o site de EUNIC Global.
Uma das atividades mais importantes ao longo do calendário anual da EUNIC é a Semana da Europa que acontece sempre no primeiro semestre de cada ano, entre os meses de maio e junho e cuja programação 2016 pode ser acessada aqui. Em Curitiba essas atividades iniciaram-se em 2008 e a Casa da Cultura Polônia Brasil ingressou no grupo no ano de sua fundação, 2012. De lá prá cá vem promovendo junto doConsulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Instituto Cervantes de Curitiba, Goethe-Institut Curitiba, Alliance Française Curitiba e o Consulado Geraldo da Itália em Curitiba algumas atividades de caráter cultural.

Imagem: Divulgação


Em 2015 a ideia da criação do cluster Curitiba foi trazida ao grupo pelo então diretor do Instituto Cervantes  Brasília e Coordenador Geral do IC Curitiba Sr. Pedro J. Eusebio Cuesta, proposta recebida com entusiamos por todos.

Imagem: Divulgação

Com o surgimento do cluster EUNIC em Curitiba a Casa da Cultura Polônia Brasil, representada por sua presidente Sra. Schirlei Mari Freder, assumiu na ocasião a direção rotativa do cluster, num modelo onde todas as instituições participantes deverão se alternar na direção ao longo de cada período.

Atualmente fazem parte do Cluster Curitiba da EUNIC a Casa da Cultura Polônia Brasil representada pela Sra. Schirlei M. Freder, o Instituto Cervantes de Curitiba representado pela Sra. Rosa Sánchez-Cascado Nogales, o Goethe-Institut Curitiba representado pela Sra. Claudia Roemmelt, a Alliance-Française Curitiba representada pelo Sr. Bertrand Lacour e o Consulado Geral da Itália no Brasilrepresentado pela Sra. Rita Junqueira.
Casa da Cultura Polônia Brasil


55 41 3088 0708

Nenhum comentário:

Postar um comentário