sexta-feira, 17 de março de 2017

“O Cariri Cearense por Isabela Capeto”


No segundo semestre de 2016, a estilista Isabela Capeto e o designer Marnei Carminatti desbravaram a região do Cariri Cearense, investigando a cultura local para execução de dois projetos,  Iconografia do Cariri Cearense e Identidade do Cariri Cearense. O vídeo pode ser visto aqui - https://www.youtube.com/watch?v=Vq4cvyibKeU.
A pesquisa iconográfica que permeou informações ligadas a identidade local contou com a realização do Sebrae e Assintecal, e o apoio da FIEC e SINDINDUSTRIA resultando em uma publicação e um filme, onde se registra a imagem do Cariri Cearense, sob os temas Herança Natural, Herança Arquitetônica, Herança Religiosa e Herança Artesanal.
Com eles, o fotógrafo João Ricardo captou em imagens maravilhosas, ícones que inspiraram a edição do livro “Iconografia Local Cariri Cearense”, um lançamento com tiragem limitada, que apresenta também com exclusividade o estudo de uma cartela de cores e um exercício de decodificação de imagens baseadas naquela região e esta disponível para download gratuitamente no site http://inspiramais.com.br/pdf/cariri.pdf.
Esta pesquisa foi fundamental e utilizada como referência para o Projeto Identidade, que capacitou empresas da região para desenvolver produtos baseados na identidade local. Este projeto foi executado pelo Instituto By Brasil com apoio do Sebrae, em consultorias individuais nas empresas de calçados e acessórios: Beira Mar, Sagian, K&K, Poderosa Style, Estylosa e Sandálias Malibu, além da empresa de folheados 4R.

Este projeto, também contou com a parceria das empresas de componentes, Bertex, Di Grecco, Lulitex e Curtume Moderno para o desenvolvimento de tecidos, estampas e couros para coleção. O resultado deste trabalho, será apresentado na edição de N43 e N44 do SPFW, compondo os produtos do desfile de Isabela Capeto, que terá como plano de fundo o Cariri Cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário