quarta-feira, 22 de março de 2017

Feambra divulga o lançamento do “Acervo em Rede” do Ibram


A Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) divulga o “Acervo em Rede”, projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem como desafio promover, na internet, a possibilidade de cidadãos acessarem os bens culturais preservados nos museus de todo o território nacional.

Com o objetivo de democratizar o acesso livre aos acervos dos museus da rede do Ibram, está previsto para junho o lançamento da ferramenta. Na primeira fase do programa, entram cinco instituições do País: Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museu Castro Maya e Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro; Museu Lasar Segall, em São Paulo (SP).

Atualmente, no universo de mais de três mil museus brasileiros, apenas 10% das instituições possuem informações dos seus acervos em meio digital. Diante desse panorama, o “Acervo em Rede” contribuirá para divulgação dos museus, disseminação dos seus acervos e aproximação do público à riqueza do patrimônio cultural do Brasil.

O papel da Feambra é facilitar a abertura de associações de amigos dos museus, prestando auxílio jurídico, quando necessário e tirando dúvidas das pessoas que querem montar associação. Além disso, divulga as ações dos museus, com o intuito de despertar o interesse da sociedade, para que mais pessoas sintam vontade de se apropriar desses espaços e, quem sabe, formar associações.

Dentro das ações em desenvolvimento do “Acervo em Rede” estão:

- Estudo e análise de normas e padrões nacionais e internacionais para a definição de metadados referentes aos acervos museológico, arquivístico e bibliográfico que integram o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados;
- Estudo de normas, padrões e protocolos internacionais para sistemas informatizados de gestão do patrimônio museológico; portal on-line para integrar os diversos museus de todo o território nacional e unificar o patrimônio museológico, a fim de permitir o intercâmbio de informações;
- Distribuição gratuita de sistema Informatizado de Gestão do Patrimônio Museológico;
- Estabelecimento de normas, padrões e procedimentos para a catalogação de tipologias dos acervos museológicos;
- Disponibilização de um instrumento digital de controle terminológico para estabelecer mecanismos de classificação e recuperação dos bens culturais.

Sobre a Feambra


A Feambra tem o papel de facilitar a abertura de associações de amigos dos museus, prestando auxílio jurídico, quando necessário e tirando dúvidas das pessoas que querem montar associação. Além disso, divulga as ações dos museus, com o intuito de despertar o interesse da sociedade, para que mais pessoas sintam vontade de se apropriar desses espaços e, quem sabe, formar associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário