quarta-feira, 19 de julho de 2017

APAP/PR EXIBE “MEMÓRIAS AFETIVAS” DE ELISABETH SEKULIC



Matéria via coluna Katia Velo 
Artista plástica Elisabeth Sekulic durante a abertura da Exposição “Memórias Afetivas” realizada no último domingo (16). Crédito: Edier William

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza desde domingo, 16 de junho, nas Arcadas de São Francisco, a exposição “Memórias Seletivas” da artista plástica Elisabeth Sekulic.

Elisabeth Sekulic, brasileira,  nascida em Hamburg/ Alemanha, em 1968,  vem trabalhando com artes visuais desde 2008, tendo realizado exposições coletivas e individuais desde então, grande parte na cidade de Curitiba, onde reside atualmente. A artista participou de oficinas, cursos e imersões artísticas, destacando as ministradas pelos artistas João Moro e Birgitte Tümmler. Além da pintura, a artista também trabalha com outros tipos de suportes e técnicas de representação como fotografia, arte digital e escrita.

A exposição “Memórias Seletivas” foi inspirada em estudos sobre o inconsciente, como por exemplo, na pesquisa desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista suíço, Hermann Rorschach, que concebeu um teste que objetivava compreender a personalidade de seus pacientes a partir da interpretação que estes davam às manchas abstratas que lhes eram apresentadas durante o tratamento. Para Jung, a realidade que vem à tona numa obra de Arte nunca é a realidade do próprio artista, mas sim, a do inconsciente coletivo.
Partindo destas ideias, a artista criou um tipo de trabalho, no qual destaca figuras imaginárias criadas a partir da sua interpretação de manchas aleatórias, com o objetivo de buscar um pouco deste inconsciente coletivo. “Meu processo do fazer artístico e a expressão que consigo dar a pensamentos, conceitos e até sentimentos, que surgem a partir reflexões e experiências vivenciadas por mim”, destaca a artista.

A artista busca sentido entre estes conceitos diversos e aparentemente desconexos, representando a realidade caótica e fragmentada. A obras da exposição foram pintadas de forma espontânea. Elisabeth priorizou o subconsciente. As obras partem de figuras imaginárias criadas a partir da sua interpretação de manchas aleatórias. A artista parte do individual (inconsciente) e atinge o universal (inconsciente coletivo). Elisabeth busca pintar o invisível. A exposição permanecerá em cartaz até 11 de agosto.
Maiores informações:


Serviço:
Exposição: “Memórias Seletivas”
Artista Plástica: Elisabeth Sekulic
Período de exposição: 16 de julho a 11 de agosto de 2016
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR,Galeria Osmar Chromiec, Sala 11
Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR, CEP – 80.510-100, Informações sobre a exposição: (41) 3232-0408, e-mail: apap@apap.com.br, site www.apap.com.br, Entrada: Franca, Classificação: Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário