segunda-feira, 24 de julho de 2017

Maquete de Curitiba será uma das atrações do maior evento de ferreomodelismo da América Latina


Uma maquete de Curitiba será uma das principais atrações do maiorevento de ferreomodelismo da América Latina, que acontecerá em São Carlos, no interior paulista, em 19 de agosto. Pertencente ao comerciante e ferreomodelista José Carlos Balan, ela mede 5m x 1,6m e possui até nome: Valene. “Ela representa uma siderúrgica da década de 40, e seu nome vem dacombinação de outros dois, Vale do Rio Doce e CSN”, explica Balan. Será a primeira vez que será exposta em um evento deste porte neste estágio atual. “Projetada para ser construída em quatro etapas, já está na penúltima. A última será finalizada em meados de 2018 ou início de 2019 e consistirá no detalhamento fino”, completa. O transporte da maquete da capital paranaense até o interior paulista exigirá uma logística especial.

Sua construção teve início em maio de 2010. A maquete contém praticamente todas as unidades industriais de uma siderúrgica verdadeira. Nesta terceira etapa, receberá um porto marítimo, navio graneiro, dois descarregadores e uma ponte rolante para carga de minério. Ela não está em exposição pública, a não ser em eventos. “Levei três meses de estudos e planejamentos porque havia a necessidade de se atender às características técnicas do material rodante, como raios mínimos. Ela é a única maquete de uma siderúrgica da América Latina e tem servido de modelo tanto para modelistas ferroviários americanos quanto europeus. No Brasil e também no exterior, ela é muito conhecida pelo nível com que foi confeccionada”, afirma Balan.

O 18º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi está marcado para 19 de agosto, das 9h às 16h, na Estação Cultura, em São Carlos. Ele deverá reunir 5 mil pessoas ao longo do dia, entre aficionados e público em geral, tanto do Brasil quanto do exterior, como o professor uruguaio Sergio Ottonello Bruzzone, que virá de Piriápolis, cidade localizada a 97 km de Montevidéu.

            Esta edição será especial, pois comemorará os 50 anos da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. “Existe uma grande expectativa por parte dos modelistas, e a Frateschi não irá decepcionar, ainda mais no ano em que comemora meio século de atuação neste mercado. Este encontro congrega pessoas de várias cidades de São Paulo e também de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já recebemos também modelistas de outros países, como Argentina, Uruguai e até Nova Zelândia”, afirma Lucas Frateschi, diretor da empresa e organizador do evento.

            Realizado a cada dois anos, o Encontro de Ferreomodelismo Frateschi já ocorreu em Ribeirão Preto, Campinas, Bebedouro e São Carlos, que sediará o evento pela 6ª vez. “Temos uma parceria duradoura com a Estação Cultura, que é o órgão responsável pela preservação e manutenção da antiga estação ferroviária da cidade”, explica Frateschi.

O público poderá conferir cerca de 30 maquetes, de várias regiões do país, além de comprar produtos alusivos ao ferreomodelismo. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil e ajuda a fomentar ainda mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, conclui Frateschi.

            Sobre a Frateschi
Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Prestes a completar 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.

Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.
Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.

Serviço
18º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi
Data: 19 de agosto
Horário: 9h às 16h
Local: Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/nº), Centro, São Carlos (SP)
Entrada: franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário