segunda-feira, 24 de julho de 2017

O Mistério de Edwin Drood marca a estreia da Companhia Projeto Broadway

Imagem: Divulgação


Grupo - que tem a proposta de fomentar a cultura do teatro musical em Curitiba - apresenta a premiada obra de Rupert Holmes, criada a partir do romance policial inacabado do inglês Charles Dickens. A leitura preserva a estrutura original dos personagens e insere elementos de fácil identificação com a plateia, como o jogo Detetive

A pergunta que move alguns dos melhores romances policiais é o ponto de partida para o primeiro musical produzido pela Companhia Projeto Broadway: quem matou Edwin Drood? A aura de mistério promete envolver o público a partir de 29 de julho, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, no musical O Mistério de Edwin Drood, de Hupert Holmes, inédito do Brasil.

O elenco é composto por atores e atrizes com formação em teatro musical e por uma orquestra, totalizando 25 artistas no palco. Ex-alunos e alunos do curso de formação avançada da Escola Projeto Broadway interpretam os personagens da trama que além do suspense, possui traços de comédia e uma fina ironia. A direção geral é de Giovana Póvoas, a direção musical é de Débora Bérgamo. Ao lado de Ricardo Bührer, elas assinam o roteiro.

O trio idealizador da Companhia Projeto Broadway também estará em cena e possui vasta experiência em atuação. Apresentaram-se nos mais importantes palcos do Brasil, além de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Israel, Argentina, Colômbia e Austrália. Giovana Póvoas tem a arte no DNA. A atriz e bailarina, graduada pelo Instituto Stanislavsky e pela Royal Academy of Dance é filha da cantora e compositora Daniela Mercury.

O musical O Mistério de Edwin Drood foi escrito pelo compositor inglês Rupert Holmes a partir do romance policial inacabado The Mystery of Edwin Drood, do escritor inglês Charles Dickens. A estreia na Broadway em 1985 conquistou público, crítica e prêmios como Tony Award naquele ano. O enredo se passa na Inglaterra vitoriana do final do século 19 e se concentra na possibilidade do assassinato de Edwin Drood, que desaparece após a ceia de Natal celebrada na casa de seu tio, Jasper. Todos os presentes na celebração são considerados suspeitos.

O Mistério de Edwin Drood foi uma publicação periódica, com fascículos planejados para serem distribuídos entre os meses de abril de 1870 e fevereiro 1871. Dickens, o autor, morreu em junho de 1870, deixando sua obra sem conclusão. Desde então, diversos autores propuseram vários desfechos para a história. Nos anos 1980, Rupert Holmes, em sua adaptação para o teatro musical, considerou mais interessante o fato de que originalmente não havia desfecho “oficial”.  A proposta de um final que fosse decidido pela plateia, por meio de várias votações que acontecem durante o espetáculo instigou a Companhia Projeto Broadway.

“O Ricardo Bührer trouxe a ideia de montarmos o musical de autoria do Rupert Holmes porque combinava com o perfil do que queríamos encenar. Rapidamente, nos apaixonamos pelo roteiro e, especialmente, pela possibilidade de termos uns 200 finais diferentes”, explica a diretora musical Débora Bérgamo. Giovana Póvoas, diretora geral, completa: “Não queríamos nada muito ‘blockbuster’ e nem autoral, a princípio porque precisamos nos consolidar no cenário. Esse musical vai além do simples entretenimento e, embora não seja muito popular, trabalhamos com elementos da cultura pop exercitamos a metalinguagem sobre esse texto, que permanece atual”.

Um dos elementos que prometem envolver a plateia é a referência ao clássico jogo de tabuleiro Detetive. Os personagens têm nomes associados a cores: Rosa, Bege, Violeta, entre outros. “Mantivemos nomes originais como Edwin Drood e Jasper, mas acrescentamos as cores para facilitar a proximidade com o espectador e também a decisão sobre o desfecho do espetáculo”, explica Giovana. Edwin Drood é representado por duas atrizes, que se revezam nas apresentações. “No musical composto por Holmes há um dueto romântico executado por duas sopranos. O papel foi escrito para uma mulher interpretar”, conta a diretora geral.

Projeto Independente

O musical O Mistério de Edwin Drood é inédito no Brasil. Todos os custos da produção independente da Companhia Projeto Broadway, em especial cenário e figurino, serão provenientes do apoio do público por meio da plataforma on-line Catarse (https://www.catarse.me/musicaledwindrood).  A escolha, de acordo com Débora e Giovana, foi um processo natural. “Como somos uma equipe de criativos com uma estrutura técnica e um elenco que foi selecionado entre alunos da escola, apostamos neste formato”, explica Débora.

Giovana frisa que a comunicação em rede e o apoio das madrinhas do projeto estão contribuindo significativamente para o alcance da meta. As madrinhas participam ativamente das atividades da Companhia como referências artísticas. São elas: Claudia Netto, atriz e cantora que já atuou em diversos musicais, Regina Vogue, atriz e produtora cultural com uma trajetória de mais cinco décadas e Daniela Mercury, cantora e compositora. Daniela é mãe de Giovana, que cresceu influenciada pela artista que é um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Sinopse
Jasper Black é um perturbado regente de coral que se apaixona por Rosa, noiva de Edwin Drood, seu sobrinho. Enquanto sua mente perturbada planeja diferentes formas de tirar Edwin de seu caminho, Rosa também desperta o interesse de Anil Landless, irmão gêmeo da intrigante Violeta Landless. Edwin e ele tornam-se rivais. Na véspera de Natal, Jasper convida um grupo de pessoas para sua casa. Edwin desaparece depois do evento e todos são considerados suspeitos.

Projeto Broadway
A Escola e a Companhia Projeto Broadway foram criadas em Curitiba em agosto de 2016. A escola é a primeira deste segmento no Sul do Brasil. Os projetos surgiram a partir do desejo dos diretores Ricardo Bührer, Giovana Póvoas e Débora Bérgamo de fomentar a cultura do teatro musical na cidade e contribuir com uma formação completa de atores. São quatro semestres de curso, com aulas como canto, técnica vocal, dança, jazz musical, interpretação baseada no Método Stanislavski, teoria musical, história do teatro musical, entre outros.

Ficha Técnica
Adaptação do Roteiro: Débora Bérgamo, Giovana Póvoas e Ricardo Buhrer. Versões: Ricardo Buhrer.  Direção Geral: Giovana Póvoas. Direção Musical: Débora Bérgamo. Arranjos: Rodrigo Henrique. Assistência de Direção: Nicole Tacques. Direção de Arte: Ignacio Hervas. Cenário e Figurino: Gelson Amaral. Design de Luz: Giovanne Simão. Coreografia: Juliana Caillot. Produção e Coordenação da campanha: Elaine Oliveira.
Elenco: Ricardo Bührer (Jasper Black), Débora Bérgamo (Senhorita Rosa), Giovana Póvoas (Violeta Landless), Ignacio Hervas (Anil Landless), Ariadne Staut Melchioretto (Edwin Drood), Wesley Tatibana (Reverendo Musgo), Helio Barbosa  (Mestre de Cerimônias), Leo Castilhos  (Coveiro Terracota), Sandra Ávila  (Senhora Escarlate),  Gustavo Godoy (Coadjuvante Bege), Madu Moreschi (Aprendiz Berilo), Mariana Surkamp (Senhorita Turquesa), Luiza Germano (Senhorita Marsala), Demértrio Sanches (Monsieur Caramel), Leo Shultz (Joshua, O Pintor), Luiza Seixas (Clarissa Grey), Vivi Lhourinci (Limpet Shell), Madu Forti (Lucy Barnett), Paulo Pupo (Sarah Whittaker), Renata Alcantara (Perola Wilde), Jamille Reddin (Safira Potter), Bárbara Miranda (Joanne Greenwood), Josias Salomão (Emerard Stromer), Hellman Padilha (Brown Lockhood).

Ensemble: Mariana Surkamp, Luiza Germano, Demértrio Sanches, Leo Schultz, Luiza Seixas, Vivi Lhourinci, Madu Forti, Paola Pupo, Renata Alcantara, Jamille Reddin, Bárbara Miranda, Josias Salomão, Hellman Padilha.

Serviço

Musical O Mistério de Edwin Drood. Estreia 29 de julho, sábado, 20h. Teatro José Maria Santos. Ingressos: R$ 60,00. Temporada: 29 e 30 de julho/  Volta ao cartaz em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário