terça-feira, 11 de julho de 2017

Pé firme na inovação: BASF e Rhodia fazem parceria para inovar na área de solado de poliuretano



São Paulo, 11 de julho de 2017 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e a BASF, líder em inovação na indústria química, se uniram para lançar uma nova tendência no mercado calçadista brasileiro: tênis esportivos com solados de poliuretano.

A Rhodia, por meio de sua área de Poliamida e Intermediários, entrou com o ácido adípico, matéria-prima para a fabricação do poliuretano. A BASF elaborou os novos e performantes sistemas de poliuretano para solados e entressolas - Elastopan® S 81030 e SP 8060 -, que estão entrando na pista para conquistar o mercado nacional. Um tênis com esse exclusivo solado ganhou espaço na programação do InspiraMais, o único Salão de Design e Inovação de Componentes da América Latina, no “Corredor da Inovação”. O evento ocorreu em São Paulo, entre os dias 3 e 4 de julho.

Mais usado no exterior, o tênis com solado de poliuretano está praticamente fora das prateleiras no Brasil principalmente pelo desconhecimento técnico da indústria nacional sobre a alta performance do produto. Dispostas a quebrar paradigmas e mudar esse cenário, as duas empresas decidiram unir forças e somar conhecimentos para desenvolver esse novo sistema de poliuretano.

Agora, estão iniciando testes com tênis que incorporam o novo material em seus solados e entressolas para avaliar seu desempenho e comparar com outros materiais.  Os resultados parciais têm sido bastante positivos. O poliuretano proporciona mais leveza, conforto e proteção biomecânica e tem ótimo desempenho, pois não deforma nem perde suas propriedades com o uso. 

“Enxergamos uma ótima oportunidade de mercado para a indústria de calçados com o poliuretano, que oferece excelente desempenho. Ficamos bastante satisfeitos com os resultados dos testes, que mostram que essa realidade está se aproximando de nosso mercado”, diz Rudnei Roberto de Assis, especialista de mercado para Calçados de Materiais de Performance da BASF para América do Sul.


“Com os diferenciais do poliuretano e custos mais competitivos, o novo material tem tudo para conquistar os fabricantes de tênis, seja adaptando seus modelos atuais, seja incorporando a novidade nos futuros lançamentos”, afirma Marlise Margaritelli, Gerente Comercial e Marketing da área de Poliamida e Intermediários para a América Latina do Grupo Solvay.


Palestra inspiradora

O desenvolvimento conjunto das duas empresas ganhou destaque na feira de design e componentes InspiraMais, no dia 3 de julho, com a apresentação da palestra “Poliuretano para calçados esportivos: conforto, desempenho e leveza – Parceria Rhodia e BASF”, a cargo de Rudnei Roberto de Assis, especialista de mercado para calçados de materiais de performance da BASF para América do Sul.


As tecnologias e soluções do Grupo Footwear da Rhodia, que congrega os negócios com atuação no mercado calçadista (Poliamida e Intermediários, Fibras, Sílica e Coatis) também entraram em cena no InspiraMais, desta vez na Rodada de Inovação, programa baseado na proposição de desafios a empresas fornecedoras do setor calçadista e de artigos esportivos previamente selecionadas.


Sobre a Basf
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse:www.basf.com.br.

Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa química de multi-especialidades, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 58 países. O faturamento líquido da Solvay em 2016 alcançou € 10,9 bilhões, sendo que 90% desse total foram obtidos em atividades nas quais a empresa figura entre as três maiores companhias do mundo. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário