terça-feira, 11 de julho de 2017

“Papel”, por Osvalter, abre nesta quinta-feira no Quintana Gastronomia

Imagem: divulgação

Celebração de aniversário do espaço gastronômico apresenta trabalho autoral e inédito

A celebração de aniversário de 9 anos do Quintana Gastronomia será especial. O espaço recebe a exposição “Papel”, assinada pelo artista gráfico Osvalter Urbinati, que apresenta trabalho autoral e inédito feito com colagens e serigrafia. A abertura acontece nesta quinta-feira, 13 de julho, a partir das 11h30, com a presença do artista e mesa gastronômica com opções criadas especialmente para a data. Na ocasião, a casa irá receber outra ação inédita – a Quitanda Quintana, em parceria com os agricultores autônomos da Chão de Gaya, que irão oferecer produtos orgânicos para venda especial no espaço gastronômico.

Para festejar mais um ano de vida do Quintana, a exposição de Osvalter fez todo o sentido. Foi ele o responsável por criar ilustrações de Mario Quintana que foram plotadas nas paredes, arte que desde a abertura da casa encanta os clientes. Anos depois, ele assinou a reformulação gráfica e nova identidade da marca, que começou a entrar em cena no início de 2017. A mostra “Papel” evidencia o que ele mais gosta – colagens e sobreposições feitas com pedaços de papel encontrados em suas caminhadas, que se transformaram em novos desenhos e voltaram ao papel. “A serigrafia foi um meio que encontrei para devolver ao papel o que dele veio. Fechando um ciclo. Cada impressão é única, personalizada. É um processo, é arte e é gráfica”, explica o artista.

Em “Papel”, ele pratica um “exercício de libertação”. “Esses rostos, formas e expressões vêm até mim sem que eu peça. É como ser um criador de vários pequenos mundos”, conta Osvalter. O processo, desde a primeira coleção de recortes de papel com texturas diversas durou 13 anos. “Desenhar é ver, é desenhar com o cérebro”, define.

A exposição marca a sexta grande mostra em cartaz no Quintana em 2017, com curadoria artística de Birgitte Tümmler, que já recebeu a artista plástica Andrea Horn, o fotógrafo Daniel Castellano, o artista plástico e ilustrador Rogerio Borges, o ceramista Gilberto Narciso e a escultora Aline Albuquerque. Há 9 anos, o espaço fomenta ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, e busca sensibilizar clientes com estímulos sensoriais.

Serviço: “Papel”, por Osvalter. Em cartaz entre 13 de julho e 13 de setembro. Abertura na quinta-feira, 13 de julho, das 11h30 às 14h30. No Quintana - Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba. Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br.

Mais informações:

Imagem: Divulgação 
Sobre Osvalter
Osvalter Urbinati Filho, nasceu em Londrina, em 1982, e morou em Goioerê, ambas no Paraná, até o ano 2000. Formou-se em Artes Gráficas pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná em 2006 e trabalha como designere ilustrador de jornal desde 2004. Em 2016, ganhou o prêmio ÑH da Society for News Design de melhor capa de jornal do ano e terceira página melhor desenhada entre Portugal, Espanha e América Latina.


 Imagem: divulgação
Sobre Birgitte Tümmler

Nascida em Copenhague, na Dinamarca, a artista visual Birgitte Tümmler veio a Curitiba ainda criança e já assume seu amor pelo Brasil. Sua maneira aberta de ver o mundo e sua crença nos valores que as artes e a cultura têm para fortalecer laços humanos e anímicos fazem com que busque replicar esta filosofia, seja por meio de seus próprios trabalhos, e também no incentivo e parceria com outros agentes culturais.








Logo: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário