segunda-feira, 4 de julho de 2016

Curitiba recebe I Congresso Internacional da Universidade Rosacruz

Imagem: Divulgação


Evento vai abordar Espiritualidade, Humanismo e Ecologia numa abordagem transdisciplinar
por Emanuelle Spack
           
                A Universidade Rose-Croix Internacional – URCI, por meio de sua mantenedora, a Ordem Rosacruz – AMORC, realiza o seu I Congresso Internacional, que traz como tema “Espiritualidade, Humanismo e Ecologia – uma abordagem transdisciplinar”. O evento será realizado entre 16 e 18 de setembro no Auditório H. Spencer Lewis, na sede da Ordem Rosacruz - AMORC, em Curitiba (PR). Os interessados podem fazer suas inscrições pelo site do evento.

            Com o objetivo de reunir pesquisadores rosacruzes e acadêmicos em geral para trazer aos congressistas conhecimentos especiais resultantes de investigações científicas sobre o tema do congresso, o evento é aberto a cientistas, pesquisadores, estudantes universitários, estudantes rosacruzes e ao público em geral. Ele promove uma nova perspectiva para o crescimento profissional, educacional, científico e ético baseado na transdisciplinaridade. Esses temas são importantes objetos de estudo e pesquisa das várias jurisdições da URCI, por estarem alinhados com o pensamento da AMORC, que tem envidado muitos esforços para a construção de um mundo mais humano e sustentável.
                No Brasil, será o terceiro congresso realizado pela URCI, mas o primeiro reunindo pesquisadores de outros países. Atualmente, em seu caráter internacional, a URCI mantém universidades livres nas jurisdições de língua inglesa, francesa, portuguesa e italiana da AMORC. “Na jurisdição de língua portuguesa, vinculada à Ordem Rosacruz, os trabalhos tiveram início no ano 2000. Do ponto de vista acadêmico, a URCI vem realizando eventos científicos para a troca de informações entre os pesquisadores”, conta Hélio de Moraes e Marques, reitor da URCI.

                Conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos fazem parte da programação, que aborda assuntos como a natureza do DNA e suas imbricações no processo evolutivo da vida, física quântica, espiritualidade e antigas tradições. Doutores e pós-doutores da França, da Itália e dos Estados Unidos, juntamente com pesquisadores da URCI do Brasil, uniram suas pesquisas para apresentá-las aos congressistas. 

                As principais conferências contam com a presença de três palestrantes internacionais e quatro doutores e pesquisadores da URCI de língua portuguesa, que também são atuantes em outras universidades brasileiras, como a UNICAMP, a UFRJ e a UFPB. Os comentaristas fazem parte do Conselho Jurisdicional de Pesquisa da URCI e são figuras de renome em suas áreas de atuação. De acordo com o reitor da URCI, “este é realmente um evento imperdível para todos aqueles que têm interesse nas áreas da espiritualidade, do humanismo e da ecologia”.

Temas das conferências
·         Jean-Guy Riant, PhD – pesquisador da URCI de língua francesa - Do mineral ao ser humano – a grande aventura da evolução na natureza.
·         Ben Ogunkua, PhD – pesquisador da URCI de língua inglesa para as Américas -  O DNA, sua influência no destino do homem e sua relação com as antigas tradições: a Cabala, o tarô e a árvore da vida – uma abordagem científica e antropológica.
·         Luiz Eduardo Valiengo Berni, PhD – Os manifestos rosacruzes da AMORC e as convergências com a Carta da Transdisciplinaridade: uma perspectiva social e de direitos humanos.
·         Julio Cesar Mendonça Gralha, PhD – Antiguidade, História e esoterismo: os usos do passado e novas abordagens teórico-metodológicas.
·         Giuseppe Carollo, PhD – pesquisador da URCI de língua italiana - O jardim da Renascença e o humanismo do século XXI.
·         Lúcia Siqueira Campos, PhD – “A Terra e seus mistérios numa perspectiva ecológica: relevância de ser humano, conhecer sua morada, seus irmãos planetários e suas interações para manter a saúde”.

Serviço
Evento: I Congresso Internacional da URCI
Data: de 16 a 18 de setembro.
Local: Auditório H. Spencer Lewis, Ordem Rosacruz – AMORC.
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná.
Inscrições: R$ 240,00. Os participantes também poderão se inscrever em um dos três minicursos ofertados, cujo valor é deR$50,00


Horário: sexta-feira das 19h às 21h30; sábado e domingo das 8h às 12h e das 13h30 às 19h30.


Mais informações: http://congresso.urci.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário