segunda-feira, 11 de julho de 2016

ARCO-ÍRIS - GRUPO DE ESTUDOS EM PROCESSOS CURATORIAIS

Imagem: Divulgação

A curadoria é hoje um fenômeno global. Sobretudo nas últimas duas décadas, instituições culturais, galerias, bienais, feiras e mesmo escolas de arte - de todos os tamanhos, tipos e procedências - têm investido alto em projetos curatoriais. A contínua expansão de programas e cursos de formação em curadoria têm mostrado que os curadores estão empenhados em expandir os métodos de apresentação da arte, e não apenas, apostando em processos mais experimentais e novas formas de pensar a prática curatorial.

O termo curadoria é utilizado, comumente, como a modalidade técnica de fazer a arte ir a público. É, no entanto, um ofício que compreende muito mais do que fazer exposições - ele vai além das paredes de uma instituição, das normativas expositivas, bem como do que é tradicionalmente chamado de programação e educação. Ela é uma prática que se dá, principalmente, no campo expandido, e cujo papel multidimensional inclui uma variedade de atividades que ora se somam ora atuam sozinhas, tais como: crítica, edição, educação, financiamento, programas públicos, etc..

A curadoria, ou o “curatorial”, é, portanto hoje, aquilo que já não cabe mais em papéis; que ultrapassa as formas pré-estabelecidas e que se organiza como um processo, uma função e um método. A curadoria transformou-se num campo de pensamento.

Atualmente, poderíamos dizer que a linha entre o que é e o que não é curadoria tem se tornado cada vez mais tênue, senão vaga e uma questão completamente em aberto. Diante disso, propomos com o Arco-íris Grupo de Estudos abordar a ideia de curadoria como um campo expandido, e em constante desdobramento a partir de quatro eixos que consideramos fundamentais para a construção de um pensamento curatorial na contemporaneidade: curadoria como pesquisa, curadoria como encontro, curadoria como prática artística e curadoria como educação.

Isto posto, realizá-lo no Instituto Arco-íris* é condição fundamental para sua plena ocorrência, pois proporcionará uma série de debates, ações e oficinas em torno dos quatro eixos elencados acima através da constituição de diferentes esferas públicas, recorrentes tanto dos desejos e intenções individuais dos participantes quanto do contexto que envolve o Instituto Arco-íris - a Travessa Ratcliff, o centro velho, os grupos de usuários do sistema de saúde, a arquitetura da sede.

* O Instituto Arco-Íris, fundado em 1997 e localizado na Travessa Ratcliff no centro de Florianópolis, é um espaço que prioriza ações de promoção à saúde, fundamentalmente a prevenção dirigida às populações em situação de maior vulnerabilidade à epidemia de Aids.



Nenhum comentário:

Postar um comentário