segunda-feira, 25 de julho de 2016

Curitiba é Polo Brasileiro em Terapias Complementares de Saúde

 
Foto: Divulgação

Antes perseguidas, “terapias alternativas” ganham reconhecimento crescente da Medicina
Por Emanuelle Spack

A saúde é um conceito amplo e que comporta várias abordagens.  O método derivado de Galeno (médico, farmacêutico e filósofo romano da antiguidade), tido como cartesiano, se afirmou no tempo e embasa a maioria das abordagens terapêuticas hoje sancionadas pela ciência. Contudo, desde o antigo Oriente, formas complementares de tratamento, como a Acupuntura, mantêm níveis de sucesso encorajadores e na segunda metade do século XX invadiram o Ocidente.

Curitiba é hoje um dos principais polos brasileiros em terapias complementares de saúde, uma vez que sedia, há 20 anos, uma das maiores e mais bem equipadas clínicas naturoterápicas do Brasil.
A Clínica Bezerra de Menezes é uma clínica de Saúde Multiprofissional das Faculdades Integradas Espírita, que oferece à população, a preços módicos, atendimentos em Acupuntura, Auricoloterapia, Cromoterapia,  Fitoterapia, Florais, Geoterapia, Hidroterapia, Iridologia, Reiki, Reflexologia, Parapsicologia, Trofoterapia, Tui-ná e Zen Shiatsu. O atendimento é feito por alunos e professores que integram os Cursos de Naturoterapia e Fitoterapia da Faculdade Espírita. De acordo com a Professora Lurdes Guimarães, integrante do Conselho Diretivo da Faculdade, “a clínica é uma das principais contribuições da Faculdade Espírita para a cociedade. Há anos ela vem oferecendo técnicas comprovadas para a saúde á população, cumprindo, assim, um relevante papel social.”

Dentre estas terapias, algumas já foram oficialmente reconhecidas pela Medicina ortodoxa, como a Acupuntura. Ao contrário da medicina galênica, o que embasa as terapias complementares, antes chamadas de “alternativas”, é a filosofia de Hipócrates, que sustenta o Vitalismo: conceito de que a vida não é resultado da matéria, antes, se manifesta nela, e que a doença resulta de um desequilíbrio na energia de vida, afetando a posteriori órgãos físicos. O Vitalismo é a mesma filosofia que sustenta a Homeopatia. Aliás, foi na Faculdade Espírita de Curitiba que a primeira Pós-Graduação em Homeopatia do Brasil iniciou seus trabalhos, na década de 70, sob o comando do Dr. Javier Salvador Gamarra, um dos maiores nomes mundiais da área.

Os atendimentos na Clínica Bezerra de Menezes são feitos com hora marcada e a preços simbólicos. Os pacientes podem passar por uma bateria de procedimentos, com vários profissionais. Aliás, a Clínica conta com um dos únicos complexos de Hidroterapia do Paraná, que inclui sauna, banhos, duchas, compressas terapêuticas etc. Para Jamil Salloum Jr, Assessor de Comunicação da Faculdade, “a clínica vem se revestindo de um papel essencial na contribuição que dá na afirmação das Terapias Complementares, cada vez mais aceitas e reconhecidas.”

Uma das características das terapias complementares em saúde é que são menos invasivas e com menores efeitos colaterais do que os tratamentos da medicina tradicional, contudo, os terapeutas holísticos sustentam que suas abordagens são complementares, nunca substitutivas, à medicina ortodoxa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação



Serviço:
Clínica Dr. Bezerra de Menezes
Endereço: Rua Tobias de Macedo Jr, 246 – Santo Inácio- Curitiba.
Telefone: (41) 3155-7120


Nenhum comentário:

Postar um comentário