quarta-feira, 5 de abril de 2017

“Fora desse Mundo” faz sua estreia no Festival de Curitiba


De Arthur Haroyan, ator armênio, Fora desse Mundo, propõe uma reflexão sobre relações de poder, sexo, amor e morte, desejos e devaneios íntimos

Situada em uma realidade paralela, sete pessoas vivem os assombros de suas lembranças. Cada uma carrega suas inquietações, suas razões e o porquê de estarem em isolamento. “Fora desse Mundo”, da Cia Arca, faz sua estreia nacional no próximo dia 07/04, às 20h, no Festival de Curitiba na mostra paralela “Fringe” com mais duas apresentações no dia 08 e 09/04, às 11h e às 17h, respectivamente.

O segundo espetáculo do grupo Arca, “Fora Desse Mundo”, propõe uma reflexão sobre relações de poder, sexo, amor e morte, desejos e devaneios íntimos. Originalmente o texto, escrito por Arthur Haroyan, relatava a vida de seis personagens que viviam reclusas em um lugar não específicos e assistidos por um médico excêntrico e de caráter duvidoso. Sobre o olhar do diretor Kleber Góes foi proposto um trabalho contemporâneo, de múltiplas linguagens como mímica, dança, manipulação de objetos cotidianos, ação verbal e depoimentos íntimos dos atores criando uma atmosfera mais poética e sensorial. Um projeto que difundi as artes plásticas e conversa co o teatro e a dança, onde gestualidade tem papel primordial na comunicação com o espectador. Aborda as relações humanas, ficção e realidade se misturam através do imaginário e da concretude, deste não lugar onde estas pessoas aparentemente.

“A ideia da peça surgiu durante a minha viagem pra as montanhas de Cáucaso. Eu estava buscando histórias novas, relatos, crônicas para meu texto novo. Essa busca me levou para uma pequena aldeia onde os seus moradores viviam como se fosse fora desse mundo. Era uma comunidade com as suas próprias regras da vida, repletas de relações, de poder, amor, ódio, sexo e morte, sem tempo e sem relógio, onde cada pequena ausência é uma eternidade”, diz o autor do texto Arthur Haroyan.

“Como resposta, chegamos a um espetáculo onde o ator aparece num primeiro plano e apoia a dramaturgia. Mímica, dança, manipulação de objetos cotidianos, ação verbal e depoimentos íntimos dos atores criam uma atmosfera mais poética e sensorial. A flexibilidade na busca de referências, a liberdade de expressão criativa fiel à experimentação e risco, transforma o texto original em uma mistura de fragmentos de diários íntimos e personagens inventadas”, detalha o diretor Kleber Góes.


CURIOSIDADES SOBRE O FORA DESSE MUNDO E SEUS ARTISTAS:

1. Arthur Haroyan é Armênio radicado no Brasil há oito anos;
2. A primeira peça do Grupo Arca foi sobre e o genocídio armênio, chamada 1915;
3. Arthur Haroyan já foi duas vezes ao programa do Jô Soares para falar sobre sua vinda para o Brasil, sobre o seu gosto por culinária, sobre suas origens e família;
4. Fora Desse Mundo é um espetáculo sobre a pesquisa do gesto e das ações dos atores;
5. Estudamos o alfabeto do corpo. Técnica desenvolvida com os seus artistas da diretora e bailarina Pina Baush;
6. Todo o cenário é feito de material reciclado (papelão como matéria prima base);
7. Temas da peça: Amor, solidão, novas formas de se relacionar com o mundo, desajustes, fé, família, violência, sexo, traição, redenção;
8. Este projeto conta com o financiamento Coletivo (Crowdfunding);

FICHA TÉCNICA:

Texto: Criação colaborativa do grupo “Arca” baseada na obra de Arthur Haroyan
Cenário, Roteiro e Direção: Kleber Góes
Direção Movimento e Preparação Corporal: Fábio Parpinelli
Elenco: Ana Paula Inácio, Arthur Haroyan, Fábio Parpinelli, Gustavo Vierling, Julia Marques, Márcio Alexandre, Pedro Reis.
Figurinos e Adereços: O Grupo Arca
Consultoria de Figurino: Márcio Antonucci
Consultoria de Cenário: Jeff Celophane
Provocadora Artística e Preparadora Vocal:  Sheylli Caleffi
Cena das Almas: Desencarnar | Lineker
Composição e Interferências Sonora: Kleber Góes
Financiamento Coletivo | Kickante
Edição de Vídeo: Rodrigo Briones
Fotografia e Direção do Vídeo: Raquel Beolchi
Assessoria de Imprensa: Leandro Lel Lima
Produção e Designer Gráfico: Comunica.Ações

SERVIÇO: 
Festival de Curitiba | Mostra Fringe
Dias: 7/04 (20h), 8/04 (11h) e 9/04 (17h).
Classificação etária: 12 anos. Duração: 70 min. Capacidade: Espaço para 59 pessoas
Local: Teuni (Teatro Experimental da Reitoria/UFPR), Curitiba/PR
Ingressos: Inteira R$ 30,00. Meia entrada R$15,00 (estudantes, professores e idosos).
Telefone: (41) 3360-5066 (Administração e bilheteria)
Endereço: Rua 15 de Novembro 1299, Centro, Curitiba/PR (Prédio Histórico da UFPR, 2º andar, Praça Santos Andrade)
Bilheteria do Teuni: Aceita apenas dinheiro. Não aceita cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Há eventos com entrada franca. Consultar programação
O sistema de venda é feito pelo Festival de Curitiba (link: http://festivaldecuritiba.com.br/). Você pode comprar o seu ingresso através do Site do Festival de Curitiba, basta navegar pelas atrações e escolher qual você quer assistir. Aplicativo para celular APP Festival de Curitiba 2017 para Android e IOS. Baixando o aplicativo você pode comprar seu ingresso e conferir de uma maneira mais rápida toda a programação do Festival.
BILHETERIA PARKSHOPPING BARIGUI: Segunda a sexta das 11h às 23h - Sábados: 10h às 22h - Domingos e feriados: 14h às 20h

GRUPO ARCA: 

O inicia sua história através da Armênia, seu idealizador Arthur Haroyan trouxe na bagagem a aspiração de transformar as dores da história de seu país em arte. O primeiro espetáculo “1915”, que tem como pano de fundo o Genocídio Armênio (considerado pelos historiadores o primeiro das civilizações), atrocidades e violentas esquecidas na história mundial. Este projeto realizou sua primeira temporada no Viga Espaço Cênico, SP, de outubro a dezembro de 2012. Em 2015, a pedido do Consulado Nacional Armênio, CNA, realizou três temporadas na cidade de São Paulo rememorando os 100 anos deste acontecimento. Agora, o Grupo verticaliza seu processo de pesquisa e cria o espetáculo "Fora Desse Mundo".

APOIOS:

VideoImagem, Escola Symphony de Teatro, UGAB - União Geral Armênia de Beneficência, Bitaca (Vila Madalena) e ECO Tecnologia e Segurança

BIOGRAFIAS:

ARTHUR HAROYAN. Formado em Artes Dramáticas pela escola Incenna. Bacharel em língua e literatura russa pela Universidade Estadual de Pedagogiada República da Armênia. Cursou jornalismo em IWPR (Instituto for War and Peace Reporting. Cáucaso). Trabalhou no teatro Estadual de Drama na República da Armênia. Realizou duas exposições fotográficas “Armênia- 3.000 anos de história” e participou do Seminário do Plano Nacional de Cultura, ambos em Porto Velho – RO. As suas poesias foram publicadas na compilação quefoi lançada pela Universidade Federal de Pedagogia da sua cidade natal. Autor da peça “1915”, que ficou em cartaz no teatro Viga Espaço Cênico em 2013 e 2015. Atuou em diversos espetáculos na Armênia, entre eles: "Sol do Outono", "Milagre de Sonória", "Bolero", "Divina Comédia", "40 dias de ascensão", "Cativeiro da floresta", "Tesouro do Brasil", "Nem guardar, nem jogar fora", "MetastaZ", e diversos espetáculos no Brasil, entre eles: "A Escolha", "Agreste", “Malandragem S.A.” (baseado na peça “Ópera do Malandro”), "Orgulho e Preconceito", "O despertar da primavera" e  "1915”.

KLEBER GÓES. Bacharel em Comunicação Social, ator e diretor. Iniciou em 1995 sua jornada pelos palcos de Santos. Integrou mais de 40 projetos e coletivos de teatro dentre eles destacam-se o Grupo TUSP e Grupo XPTO. Trabalhou no Teatro da USP como ator e produtor. O espetáculo Anton Tchekhov com a direção de Fernando Neves. Em 2012, trabalho no espetáculo “A vingança do espelho - A História de Zezé Macedo”, de Flavio Marinho e direção de Amir Haddad. Com Françoise Forton coordenou o projeto social Semeando Cultural (Cruzeiro/SP). Dirigiu o espetáculo “Colibri O Ator Cego”, com o autor e ator Edgar Jacques.

FÁBIO PARPINELLI. Ator formado pela Escola de Arte Dramática – EAD/USP em 2001. Iniciou em 1997 seu contato com a dança estudando dança contemporânea e teatro-dança com Lara Pinheiro e Miriam Druwe, ballet clássico no Estúdio Cisne Negro e Butoh com Tadashi Endo. Integrante da Cia. Patética Teatro de Bonecos e Animação desde 2001, no qual é dramaturgo, compositor e manipulador. Preparador corporal de atores, desde 2014 estuda Mímica Corporal Dramática. Foi um dos orientadores do Núcleo de Intervenção Urbana no CCJ e Galeria Olido ao longo de 2015. Convidado pelo Grupo Arca para ser preparador corporal e diretor de movimento do espetáculo “Fora Desse Mundo”, também se integrou como ator. Com foco na fisicalidade e nos movimentos extra-cotidianos aplicou no processo prático uma técnica de trabalho que vem desenvolvendo há algum tempo intitulada “Alfabeto do Corpo” inspirada em Pina Bausch.

GRUPO ARCA:
Informações: arca.grupo@yahoo.com
Arthur Haroyan – 11 99906.5541

Kleber Góes – 11 98132.9389

Nenhum comentário:

Postar um comentário