quarta-feira, 12 de abril de 2017

Abertura Oficial da Exposição "Moja Babuszki" de Eloir Jr., na Casa da Cultura Polonesa Pe.Karol Dworaczek

Eloir Jr. entre o Secretário de Cultura de SJP, Sr. Imar Augusto, Sra.Cecília S. Holtman, Chefe de Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico, Sra. Edinéia, coordenadora da Casa da Cultura e Colaborador da Secretaria de Cultura de SJP.
Crédito: Carla Schwab

A tarde de quarta-feira, 12/04, a Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek, acolheu a inauguração da exposição de artes visuais “Moja Babuszki”, do artista Eloir Jr.

Panorama da exposição
Crédito: Cecília S. Holtman
Babuszki de Eloir Jr.




A mostra foi recepcionada pela coordenadora da Casa, Sra. Edinéia, pelo Sr. Imar Augusto, Secretário da Cultura de São José dos Pinhais, por Cecília Szenkovicz Holtman, Chefe de Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico e colaboradores da Secretaria de Cultura de SJP e da Casa da Cultura, que receberam o artista, convidados e demais integrantes da comunidade polono-brasileira. 

 Crédito: Carla Schwab


O casarão histórico e cultural de vivências eslavas reúne mais de vinte trabalhos e uma instalação aérea que retratam a assinatura artística do artista na forma de babuchkas e matriochkas.

“Moja Babuszki”, que em polonês significa “Minhas Babuchkas” e carinhosamente “minhas vovós”, é uma coletânea lúdica e sacra, com muita influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico através das tradicionais bonecas de encaixar, e neste processo surgem referências as grandes atrizes, lendas e demais personalidades que interagem também com santos católicos em cenários paranistas. 

Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense. 

Crédito: Carla Schwab
Sobre o artista:
Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba, Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista e Coluna Arte da Revista Virtual Cultural Carlos Zemek.
Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997 com participações em algumas edições da Casa Cor Paraná, e obtendo 12 premiações durante este período. Suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais e livros de arte e cultura.  
Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris e em 2016 na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.
Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês e ucraniano, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias com os ícones paranaenses como a gralha azul, araucárias e pinhões.

SERVIÇO:
Exposição de Arte: “MOJA BABUSZKI”
Local: Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek
Rua João Lipinski, 1001 – Miringuava-Colônia Murici
São José dos Pinhais – PR
Período expositivo: 12/04 a 01/06/2017
Entrada: Gratuita
Classificação: Aberto a todos os públicos
Telefone: 41 – 3635-1545

Imagem: Divulgação
Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek

Nenhum comentário:

Postar um comentário