quinta-feira, 20 de abril de 2017

‘Caetano, uma biografia’ terá booktour para lançar as hitórias de vida do mais doce bárbaro dos trópicos



            Resultado de pesquisa de 20 anos, a biografia de Caetano Veloso conta a trajetória do ícone da música brasileira, desde antes mesmo do nascimento. A obra será o primeiro livro biográfico não autorizado a ser publicado após alterações na Lei de Direitos Autorais. As noites de autógrafos acontecem em maio, em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Os autores, Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, iniciaram o trabalho em Santo Amaro da Purificação, onde Caetano nasceu. Lá, entrevistaram mãe, irmãos, primos, amigos de infância, professores. Depois, colegas do Clássico, da Faculdade, de profissão. Anônimos, famosos, celebridades, todos foram ouvidos com o mesmo cuidado. Ao todo foram 103 entrevistados, em mais de 150 entrevistas. Muito tempo se passou desde os primeiros depoimentos. Com isso, quase 20 entrevistados deixaram saudades, como Dona Canô, Nicinha, Dorival Caymmi, Alvinho Guimarães, Rogério Duarte, Lea Millon e Guilherme Araújo, que deram depoimentos preciosos e insubstituíveis. E para contemplar os admiradores do artista de projeção internacional, o selo Seoman, do Grupo Editorial Pensamento, organizou o booktour de Caetano, uma biografia com noites de autógrafos no Rio de Janeiro – em 3/05, na livraria da Travessa do Shopping Leblon; em São Paulo, no dia 6/05, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional; e na Bahia, em 10/05, na Saraiva mega Store do Salvador Shopping. 

Caetano Veloso dispensa apresentações. Nas palavras de José Miguel Wisnik, o cantor baiano é “uma das mais inexplicáveis personalidades brasileiras”. Mesmo assim, o elevado número de publicações a seu respeito sugere a existência de um esforço coletivo para documentar em livros os fatos mais importantes de sua vida e carreira. A maioria deles, porém, aborda quase exclusivamente a fase Tropicalista. O valor inegável do movimento revolucionário, suas causas e consequências, de fato são merecedores de textos cuidadosos. Por outro lado, a vida de Caetano Veloso, anterior e posterior ao advento da Tropicália, além de ser igualmente importante, é também imprescindível para compreender o cantor e a própria Tropicália. Caetano, Uma Biografia é um livro abrangente, que conta a história completa do carismático músico brasileiro, passando por todas as suas fases com igual peso, permitindo ao grande público entender e conhecer um pouco mais sobre Caetano Veloso.

            O livro conta a origem de uma infinidade de canções e os bastidores das gravações, mas também fala da relação de Caetano com o cinema, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Aborda ainda a crítica, as polêmicas, as musas, os amores, os casamentos, os filhos, as grandes turnês internacionais, com a introdução de Roberto Menescal, um dos pais da bossa nova e referência na música brasileira.

           
Sobre os autores
Carlos Eduardo Drummond
Descrição: Carlos Eduardo Drummond, carioca, nascido em 1971. Formado em Administração de Empresas pela UERJ e pós-graduado em Relações Internacionais pela UCAM. Poeta, escritor e compositor, autor de três livros e coautor dos Sambas de Enredo da Imperatriz Leopoldinense de 2011 (ganhador do "Estandarte de Ouro") e de 2013. Também é servidor da FUNARTE, ligada ao Ministério da Cultura.

Marcio Nolasco
Descrição: Marcio Nolasco, carioca, nascido em 1969. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Ávido leitor, cinéfilo, contista, com trabalhos publicados em diversas antologias. É auditor fiscal do Estado do Rio de Janeiro. Casado com a cantora e professora de música Tatiana Pinheiro, é pai de Guilherme.
                     
Título: Caetano, uma biografia
Autores: Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco
Editora: Seoman - Grupo Pensamento
Editor e coordenador editorial: Manoel Lauand
Número de páginas: 544
Preço: R$ 59,90
Formato: brochura
Capa e projeto gráfico: Gabriela Guenther

SERVIÇO:

Book Tour Caetano, uma biografia
Rio de Janeiro – 3/05 – 19h
Livraria da Travessa - Shopping Leblon – 2° Piso
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3138-8000

São Paulo – 6/05 (a definir)
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3056-4300

Nenhum comentário:

Postar um comentário