segunda-feira, 17 de abril de 2017

Curitiba sedia, em 29 e 30 de abril, 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário

Logo: divulgação

Evento reunirá diversas atrações, como maquetes, exposição fotográfica, passeios de trens e palestras
Curitiba sediará a 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário em 29 e 30 de abril, das 9h às 17h, no Memorial da Cidade de Curitiba, à rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco, próximo ao Largo da Ordem. O evento, com entrada gratuita, reunirá 15 maquetes, inclusive de outros Estados, como Santa Catarina e São Paulo, e até uma do Canadá. Um dos objetivos da mostra é homenagear o Dia do Ferroviário, comemorado em 30 de abril. Também haverá uma exposição fotográfica em comemoração aos 60 anos da RFFSA, antiga ferroviária federal.

De acordo com Erasto Rogério Zanetti, coordenador da mostra, serão mais de 50 fotografias que, de uma forma muito singela, mostrará ao visitante um pouco do que foi esta ferrovia nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. “Neste ano, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico ferroviário nacional dos bens e itens fora de uso, também estará presente no evento. Contaremos, ainda, com o Espaço da Criança, com jogos, pinturas, literatura infantil, desenhos, trens e pintura em camiseta de temas ferroviários. O ambiente será animado com músicas com temas também relacionados à ferrovia e projeção de vídeos mostrando uma infinidade de maquetes de todo o mundo”, explica.

A 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Memorial da Cidade, Instituto Municipal de Turismo e da Frateschi Trens Elétricos, hoje única empresa na América Latina a fabricar trens em miniatura e que em 2017 completa 50 anos de atividades. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil e ajuda a fomentar ainda mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, diz Lucas Frateschi, diretor da empresa.

Zanetti reforça a importância dessas parcerias. “Graças a elas, conseguimos viabilizar este evento. A Frateschi, por exemplo, tem se mostrado parceira em todas as ocasiões, pois marca presença em nosso evento desde a primeira edição”, comenta o coordenador da mostra.

O evento também terá palestras sobre o hobby e a história das ferrovias no sul do Brasil, além de uma feira de itens usados, na qual o interessado poderá encontrar, para troca, inúmeros objetos alusivos ao modelismo ferroviário. “Vários amigos têm nos procurado com a intenção de trazer as suas relíquias para a feira de usados. A troca é livre e sem limite de objetos a serem expostos”, afirma Zanetti.

Demais atrações
A 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba também terá a presença da Serra Verde Express, que apresentará aos interessados o famoso passeio de trem entre Curitiba e Morretes, no litoral do Paraná. São 110 quilômetros de viagem pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Outra atração será o Beer Train, o trem da cerveja, que tocará rock e servirá, claro, cerveja. Tudo isso fazendo uma viagem com uma paisagem para ninguém botar defeito. O passei pelo Beer Train, promovido pela cervejaria Bodebrown, ocorre entre quatro e cinco vezes ao ano, entre Curitiba até Morretes.
Cada uma das edições anteriores reuniu cerca de 3.500 pessoas, e a expectativa para este ano é superar esta marca em razão da oferta de várias atrações e também pelo feriado prolongado de 1º de maio. “Este evento tem se tornado referência no Sul do país, recebendo visitantes e expositores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A prática deste tipo de evento é relativamente nova no país e vem ganhando força ano após ano, despertando o interesse cada vez maior dos frequentadores”, conclui Zanetti.

            Sobre a Frateschi
Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Prestes a completar 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.
Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.
Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.
Serviço
3ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba
Data: 29 e 30 de abril
Horário: 9h às 17h
Local: Memorial da Cidade de Curitiba, à rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco, Curitiba, próximo ao Largo da Ordem.
Informações: Erasto Rogério Zanetti, pelo e-mailerastozanetti@gmail.com

Entrada: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário