Imagem: Divulgação
Professores de administração de Harvard e do
Instituto de Tecnologia de Massachussets, os autores acompanharam as companhias
e seus líderes durante quase três décadas
O iPhone, em poucos anos, fez a relevância da Nokia
e do BlackBerry reduzir drasticamente. A Microsoft, após começar como uma
pequena startup de Seatle, provocou uma reviravolta forçada na IBM. A Intel se
tornou líder mundial de microprocessadores no intervalo de uma década. Steve
Jobs, Bill Gates e Andy Grove, os conhecidos nomes por trás destas histórias,
foram atentos estudantes de estratégia, organização, logística e ainda se
dedicaram ao máximo a aprender sobre novas tecnologias, modelos de negócios e
indústrias.
“Gigantes da estratégia” conta a trajetória dos
três líderes e das empresas que administraram. Os personagens já foram tema de
biografias extensas, livros de negócios e até brochuras infantis, mas, aos
olhos dos autores, existe uma enorme lacuna na compreensão sobre o que forma um
grande estrategista: “Os acadêmicos estudam companhias e seus líderes com
frequência, mas quase nunca estudam a fundo os indivíduos em si, junto com as
decisões que definem suas carreias e as organizações que criaram”, argumentam.
Após quase três décadas pesquisando e
ensinando sobre estratégia em contato com os líderes das companhias analisadas,
David B. Yoffie e Michael A.Cusumano examinam no livro os sucessos e fracassos
das empresas e mostram como Jobs, Gates e Grove se tornaram mestres
estrategistas. As lições, tanto positivas quanto negativas, são especialmente
valiosas para administradores de indústrias high-tech, mas não se limitam a
elas.
Uma das semelhanças importantes
destacada pelos autores é que os três executivos olhavam para além
dos limites de suas empresas. Eles se concentravam não apenas em construir
produtos, mas também em criar e controlar plataformas para inovações de outras
companhias, dando suporte ao surgimento de um ecossistema de produtos e
serviços complementares.
Ao compreender como Apple,
Microsoft e Intel administraram sua evolução, executivos e empreendedores de
outras indústrias podem aprender como gerenciar melhor as mudanças em
seus próprios mercados.
“Gigantes da estratégia” chega às livrarias em
novembro pela Best Business.
David B. Yoffie é professor de Administração
de Negócios Internacionais na Harvard Business School. Ele conheceu Andy Grove
em 1987 e juntou-se ao conselho de diretores da Intel em 1989. Yoffie é autor
de vários livros, incluindo o best-seller “Competing on Internet Time”, em
co-autoria com Michael Cusumano.
Michael A. Cusumano é Professor Honorário de
Gestão na Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology.
Começou a estudar o negócio de software em 1985. É autor de mais de dez livros,
incluindo o clássico “Os segredos da Microsoft”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário