O livro retrata a história e as perspectivas da
produção limpa de alimentos no Brasil sob uma ótica inédita, e será lançado na
próxima segunda, 28/11 a partir das 18h30 na Livraria da Vila da Fradique
Livro da jornalista Luciana Juhas mostra o
desenvolvimento do setor de produtos orgânicos e sustentáveis, que cresce na
casa de dois dígitos há mais de uma década, a partir da experiência da própria
autora e de sua agência, a Galeria de Comunicações, especializada nesse mercado
desde 2002
São Paulo, 18 de novembro de 2016 – “A guerra
contra a destruição do meio ambiente e, em consequência, de toda a vida no
planeta é feita de muitas guerras menores, com milhares de batalhas diárias
para se conquistar vitórias a conta-gotas, porém todas muito expressivas para a
construção de um mundo equilibrado e saudável para todos os seres”, diz a
jornalista Luciana Juhas*, explicando a essência do livro “Orgânicos:
Marcos, Desafios e Comunicação”, da LCTE Editora, publicação de sua autoria que
será lançada dia 28 de novembro, na Livraria da Vila, na capital paulista. O
livro, afirma Luciana, foca uma dessas guerras e suas batalhas cotidianas ao
mostrar o desenvolvimento do setor de produtos orgânicos e sustentáveis no
país.
Na ocasião do lançamento, haverá também um
debate sobre as perspectivas do mercado de produtos orgânicos e sustentáveis
com personalidades que ajudaram a construir esse setor no Brasil e foram fontes
importantes na construção do livro. Participam do debate o engenheiro agrônomo
José Pedro Santiago, que conduziu todas as discussões e trabalhos para a
elaboração das principais leis e regulamentações da produção orgânica do país;
Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, o programa de
promoção internacional de produtos orgânicos e sustentáveis fomentado pela
Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;
Maria Beatriz Martins Costa, que trouxe a mais importante feira mundial desse
ramo para o país, a BioFach, e atualmente promove o Green Rio; Alexandre Harkaly,
um dos fundadores e diretor-executivo da maior certificadora de orgânicos do
Brasil, o IBD Certificações; e Hélio da Silva, executivo da Native, primeira
empresa brasileira a produzir açúcar orgânico e hoje maior produtora mundial de
álcool e açúcar orgânicos.
Especialista em comunicação corporativa,
Luciana Juhas acompanhou passo a passo todo o movimento desse mercado a partir
de 2002, quando criou sua própria agência, a Galeria de Comunicações**,
desde então porta-voz de importantes atores do setor de orgânicos e
sustentáveis, que está entre as suas principais áreas de atuação. “‘Orgânicos:
Marcos, Desafios e Comunicação”, da LCTE Editora, revela o desenrolar e os
bastidores de fatos históricos desse mercado, especialmente o processo de
regulamentação da área no Brasil; os pioneiros do setor e seus grandes
protagonistas, que ousaram ultrapassar barreiras gigantes em busca de um sonho,
de um ideal, de um sistema de desenvolvimento econômico sustentável, de negócio
justo; e os benefícios da produção orgânica e natural para o meio ambiente,
animais e seres humanos”, diz Luciana.
A Comunicação como pano de fundo
O mais inusitado é que todas essas revelações são
feitas a partir dos trabalhos realizados pela Galeria de Comunicações, dona de
um rico acervo sobre os caminhos trilhados pelo setor de orgânicos e
sustentáveis na última década e meia. O pano de fundo da publicação é a
comunicação: como ela foi, e ainda é, fundamental no processo de
conscientização e de transformação da sociedade ao disseminar e enraizar os
conceitos da produção limpa, livre de agrotóxicos e de outros venenos que
contaminam o meio ambiente e os alimentos, afetando a saúde dos consumidores e
a própria existência do planeta.
“A Galeria foi criada sob o conceito da
sustentabilidade em seus amplos aspectos e sempre teve como foco maior prestar
serviços para organizações que comungassem desses mesmos ideais. Assim,
acompanhamos e colaboramos na construção da história do setor e nada mais
natural que toda essa experiência e o nosso acervo, que foi atualizado com
pesquisas e entrevistas com personalidades relevantes do mercado, se tornassem
um livro, que é a continuidade do nosso trabalho de ampliar o acesso a esse
mercado. O crescimento desse setor representa preservação do meio ambiente, alimentação
saudável na mesa das pessoas e animais criados dentro das melhores regras de
bem-estar”, observa a autora.
Para o renomado ambientalista Fábio Feldmann,
a publicação traz “informações imprescindíveis, depoimentos importantes, além
da própria trajetória da autora”, o que tornam “a experiência (da leitura)
saborosa e instigante”, como ele afirma no prefácio do livro de Luciana Juhas.
Na contracapa, Dal Marcondes, do Instituto Envolverde, ressalta: “Ao navegar
pela história da cultura orgânica no Brasil a autora nos revela personagens e
organizações que levaram a produção limpa às suas primeiras conquistas. E
estabeleceram os padrões de excelência para a construção de um novo e promissor
mercado de alimentos. É uma leitura fundamental para agricultores,
comunicadores e ambientalistas!.”
Linha do tempo
No livro, momentos importantes para o setor, como
todo o processo de regulamentação, relatados em um depoimento exclusivo para a
publicação do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),
Roberto Rodrigues, à frente da pasta à época; bem como por entrevistas com José
Pedro Santiago, primeiro presidente da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica
criada no âmbito da Secretaria Executiva do Ministério e um dos fundadores da
AAO, e Rogério Dias, funcionário de carreira do Mapa na época e atualmente seu
coordenador de Agroecologia.
Regulamentação que veio tardia em relação a
muitos países europeus e aos Estados Unidos, como aponta a publicação, mas
imprescindível para o crescimento do setor no Brasil, que avança sempre na casa
de dois dígitos no país, devendo encerrar este ano com cifra próxima de R$ 2,5
bilhões, nas contas de Ming Liu, que aborda ainda no livro a importância desse
processo no atual posicionamento do país no mercado internacional de
orgânicos. Foi esse movimento de organização que atraiu novos e grandes
investidores e o Brasil começou a ter um leque mais robusto de produtos
orgânicos e sustentáveis processados e industrializados. O livro mostra que
durante esse processo o mercado se transformava, saindo do âmbito apenas dos
produtos in natura, comercializados nas feirinhas e pequenas lojas dedicadas a
produtos naturais e alguns poucos pioneiros industrializados, para ganhar as
prateleiras de importantes redes varejistas, um portfólio que hoje não
para de crescer.
Eventos anuais, como a BioFach e mais
recentemente o Green Rio, todos com grande destaque na publicação de Luciana
Juhas, marcam bem essa linha do tempo do desenvolvimento do setor, ressalta
Rogério Dias. Assim como outros trabalhos de comunicação apresentados pela
jornalista em seu livro ilustram bem como a comunicação é fundamental em todos
os processos, mas especialmente na consolidação de novos e sustentáveis
mercados e nessa guerra contra a degradação do meio ambiente e do uso excessivo
de veneno nas lavouras.
Um mercado em construção e seus desafios
Mas o livro não é apenas um registro da história e
das barreiras vencidas para a consolidação desse mercado. Ele faz um exercício
das perspectivas do setor e dos desafios que ainda enfrentará. Um deles é a
questão do preço maior dos orgânicos quando comparado ao da agricultura
convencional. Um problema que é consequência de outros desafios que precisam
ser vencidos, como explica Dias. “A falta de pesquisa, tecnologia e assistência
técnica; problemas de logística diante das longas distâncias entre produtores
e consumidores; e a baixa disponibilidade de insumos e produtos à base de
cultura biológica, a exemplo de biofertilizantes e sementes, são gargalos que
dificultam a produção de orgânicos, onerando os preços.”
Dias, como ressalta o livro, coloca nessa
conta ainda processos de certificação e a mão de obra, que precisa ser maior
para esse tipo de agricultura. “São muitos os fatores que influenciam no preço
e a sociedade tem que compreender que não dá (para ter preço menor) nesse
momento em que ainda se está estruturando esse segmento, o que exige
investimento maior. E o investimento na transformação (da agricultura
convencional para a orgânica ou na implantação e manutenção) não pode ser
somente dos agricultores. O consumidor tem que entender que o ganho maior do
produtor (ao vender com preço acima do produto convencional) está sendo
investido para desenvolver o setor.”
Livraria da Vila
O lançamento de “Orgânicos: Marcos, Desafios e
Comunicação” da LCTE Editora será realizado na Livraria da Vila não à toa.
Além de ser palco de importantes publicações editoriais, a casa também está
abrindo espaço para a comercialização da produção orgânica e sustentável com a Feirinha
Positiva, que terá a segunda edição no dia 4 de dezembro. Na Feirinha, é
possível encontrar composteiras, mudas orgânicas de ervas medicinais e
temperos, artigos de jardinagem, alimentos orgânicos, tecidos orgânicos e
produtos de plástico dos oceanos, entre outros. Serviço: Lançamento
de “Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação” da LCTE Editora e
debate com alguns dos entrevistados da publicação:Data – 28 de novembro de
2016. Horário – Autógrafos – das 18h30 às 21h30. Debate – Das
19h30 às 20h45. Local – Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915
– Vila Madalena, São Paulo. CARO COLEGA JORNALISTA: CASO HAJA INTERESSE,
CONFIRME SUA PRESENÇA COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA, E RETIRE O SEU EXEMPLAR
GRATUITO NA NOITE DO LANÇAMENTO COM DEBATE.
“Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação”
da LCTE Editora, estará disponível após o lançamento nas lojas físicas e
virtuais da Saraiva, Livraria Cultura e Livraria da Vila.
*Luciana Juhas - É jornalista com 21 anos
de experiência, passou pela comunicação de empresas como a Johnson &Johnson
e Grupo Pão de Açúcar, atuou em alguns veículos de comunicação e agências
de assessoria de imprensa até fundar a Galeria de Comunicações. Possui vasta
atuação com resultados relevantes em diversos setores de atendimento como construção
civil e infraestrutura, meio ambiente, agronegócio, mercado de luxo, jurídico,
urbanismo, saúde e bem estar, educação, tecnologia e defesa de interesses de
instituições junto aos veículos de comunicação. A Galeria de Comunicações
oferece um trabalho em linha boutique e muito próxima a cada cliente
selecionado, Apenas para o setor do agronegócio orgânico realizou trabalhos
para o Planeta Orgânico, GaMa Alimentos, BioFach AL, IBD Certificações, BCS
Brasil, Korin Agropecuária, entre outros.
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