Imagem: Divulgação
Em “Hiperativos!”, autor destaca a importância da atenção e da
repetição no estabelecimento das culturas humanas e apresenta uma proposta para
as escolas, a seu ver, um dos lugares centrais para combater o avanço do TDAH
Mais eficaz que remédios para TDAH, esta é a primeira tentativa de
combater, com os meios da filosofia, um “déficit” que se alastra nas sociedades
modernas
Thomas Steinfeld, jornalista
Em “Sociedade excitada”, Christoph Türcke alertou
para a agitação e o senso de urgência que ditam o ritmo da sociedade
contemporânea. Em seu novo livro, o filósofo parece apresentar justamente as
consequências deste cenário. “Hiperativos!” aborda o transtorno do déficit de
atenção, suas implicações nas relações sociais e os possíveis caminhos para uma
vida mais concentrada e saudável.
O autor mostra a importância da atenção e da repetição no processo de
estabelecimento das culturas humanas e resgata a formação dos costumes, vistos
por ele como um fenômeno de legítima defesa de um sistema nervoso altamente
sensível. Desta forma, o homem primitivo teria criado os rituais para
conter seus medos da natureza. Assim, teriam surgido os sacrifícios e depois ritos
mais suaves, como orações e refeições.
Em seguida, Türcke analisa como a conduta humana foi alterada e
acelerada com a chegada das máquinas e o advento da imagem, que para ele gera
no espectador um contínuo impulso ao despertar. Ele observa o mesmo fenômeno
nos materiais impressos: “Nas últimas duas décadas, todos os grandes jornais
estão cada vez mais parecidos com as revistas ilustradas. Sem fotos grandes
eles não podem mais concorrer. Toda a diagramação supõe que ninguém tem mais
concentração e resistência suficientes para ler um texto da primeira à última
página, linha por linha”, afirma.
O filósofo fala ainda sobre os efeitos do déficit de atenção nas
crianças, que não conseguem se concentrar e nem persistir em atividades
coletivas. E propõe, portanto, uma nova disciplina escolar, batizada
provisoriamente de “estudo do ritual”. Para os alunos pequenos, ele explica,
serviria como uma paciente e criteriosa prática de conduta que condensaria toda
a matéria de aula em intervalos regulares de pequenos atos como apresentações e
ensaios.
“Educadores e professores que praticam com muita paciência e calma
ritmos e rituais comuns, que nesse percurso passam o tempo comum com as
crianças que lhes são confiadas; que se recusam a adaptar a aula a padrões de
entretenimento da televisão, com contínua troca de método; que reduzem o uso de
computadores ao mínimo necessário; que ensaiam pequenas peças de teatro com as
crianças, apresentam a elas um repertório de versos, rimas, provérbios, poemas,
que são decorados, mas com ponderação e entendimento; que não se servem
permanentemente de planilhas, mas fazem os alunos registrarem caprichosamente o
essencial num caderno: eles são membros da resistência de hoje”, completa.
“Hiperativos!” é um livro para pais, professores, pedagogos,
psicanalistas e para qualquer pessoa que lide direta ou indiretamente com o
transtorno de déficit de atenção. Uma leitura fundamental para compreender e
transcender os impactos das novas tecnologias da comunicação nas estruturas
perceptivas do indivíduo.
Agenda do autor no Brasil
19/11- 9h - PUC-Minas, Poços de Caldas- Conferência: “Filosofia da
sensação”
21/11- 19:30-Unifal, Alfenas- Conferência: “Filosofia da sensação”
23/11-10:30-UFRJ-Campus da Ilha do Fundão- Conferência: “Crítica da
cultura do déficit da atenção”
Christoph Türcke (1948, Hamelin/Alemanha) é professor emérito de
filosofia na Faculdade de Artes Visuais de Leipzig. Foi professor visitante na
UFRGS e na PUCRS. Colaborou para as revistas Spiegel e Merkur. Em 2009, recebeu
o Prêmio de Cultura Sigmund Freud, concedido a cada dois anos a não
psicanalistas cujo trabalho ofereça uma nova luz sobre a importância da
psicanálise. No Brasil, publicou “O louco: Nietzche, a mania da razão (1993) e
Sociedade excitada (2010). Este é seu primeiro livro pela Paz & Terra.
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