Livro “Reputação, Norma, Ativo, Confiança e a Gestão Virtuosa” da jornalista e
pesquisadora Ana Lucia De Alcântara Oshiro traz uma nova interpretação para a
gestão reputacional e conta com prefácio de Geraldo Soares, membro do Comitê
Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI (Instituto Brasileiro de
Relações com Investidores)
O livro “Reputação, Norma, Ativo, Confiança e a Gestão Virtuosa e as
interpretações dos sujeitos: capital, comunicação e virtual coletivo” da
jornalista e pesquisadora Ana Lucia De Alcântara Oshiro editado pela Editora
Buqui e com o apoio de lançamento da Livraria Cultura oferece ampla discussão
teórica sobre as variáveis que circundam a interpretação do termo reputação nos
dias atuais. O lançamento do livro será realizado, em 26 de novembro de 2016,
na Livraria Cultura, do Shopping Center Market Place, das 18:30 às 22 horas, no
Morumbi, em São Paulo (SP).
O livro oferece ainda uma metodologia de estudo para interpretação de discursos
coletivos de reputação, sugerindo modelo de gestão reputacional virtuosa a
partir dos indicadores obtidos na pesquisa empírica dos estudos realizados na
ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com
gestores de instituições como IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com
Investidores), Itaú Unibanco, Conrerp (Conselho Regional de Profissionais de
Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)
e empresas de software como SAP e Lecom – das áreas de Comunicação, Marketing e
Relações com Investidores.
Prefácio - A obra conta com prefácio de Geraldo Soares, membro do Comitê
Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI (Instituto Brasileiro de
Relações com Investidores) e superintendente de Relações com Investidores do
Itaú Unibanco.
O livro contextualiza o ambiente de transição do capitalismo contemporâneo para
o imaterial-cognitivo, no qual o termo reputação se amplia. E discute também as
razões dessa valorização concedida à reputação – de tal forma que passou a
dispor de um poder de tanto inserir, descartar quanto de isolar sujeitos –
sejam empresas, organizações, Estados e indivíduos, transitando por ampla
abordagem que mescla teóricos da Economia da Informação, como Castells,
Jenkins, Tapscott, da Economia cognitiva, da administração, na discussão do
conceito de ativos intangíveis, dos clássicos como Weber e Marx e amplia-se no
interfaceamento filosófico da visão virtuosa aristotélica, da filosofia da
vida, de Will Durant e do contemporâneo Maffesoli.
A autora apresenta o conflito crescente entre as práticas e interpretações das
organizações - atoras do universo capitalista cognitivo contemporâneo - e as
dos sujeitos individuais, em grupo (os coletivos), manifestadas em suas
relações colaborativas no espaço social, digital e virtual, das interações
humanas do mundo atual.
A obra ilustra o contexto de transição contemporâneo, a liquefação do sentido
de existir, da noção de valor e os novos paradigmas envolvidos e que
transformam reputação em um inestimável ativo e instrumento de disputa entre o
social e o organizacional contemporâneo.
Ela traz uma nova perspectiva sobre um dos temas mais atuais e importantes para
indivíduos e organizações nos dias atuais, apresentando uma discussão que
insere as virtudes humanas no termo reputação e apresenta as interpretações das
suas vertentes sob o prisma do indivíduo e suas experiências cotidianas no
mundo atual, no Brasil. A obra apresenta indicadores e a proposta de um modelo
de gestão integrador virtuoso a partir das interpretações que sintonizam e possibilitam
a mediação do conflito entre o interno organizacional e as demandas
interpretativas, externas, do ambiente social e dos sujeitos coletivos em
colaboração/interação cada dia mais virtualizadas.
No mundo atual, uma empresa pode ser reconhecida pelos bons produtos e serviços
ou por ser confiável, honesta, verdadeira, responsável e justa. As variáveis
que irão nortear a concepção e a percepção a seu respeito e em relação às suas
marcas e posicionamentos estratégicos estão diretamente dependentes dos valores
e dos nortes que ela se dá a si mesma e da maneira como os indivíduos, que
compõem sua ambiência de negócio, introjetam as normas que os orientam.
De acordo com a autora, “o norte da confiança que se adquire nas interações
mantidas com o ambiente externo sustenta-se, a cada dia, na capacidade de
diálogo sincero e no grau de respeito mantido e a justiça praticada,
transformando-se em importantes indicadores de valorização de ativos por
acionistas e investidores no século 21. Essa é a ambiência Reputacional que se
sustenta a cada dia no equilíbrio entre indicadores virtuosos e estatísticos.
Demanda ainda “a necessidade de exposição de um pensamento organizacional que
obtenha a confiança de uma sociedade que alterou sua maneira de ser e viver; de
um mundo que anseia por responsabilidades organizacionais, que vão além da
prática de mercado, e anseia por empresas que se tornem, elas mesmas, exemplos
de novas práticas, atores, participantes, também, da própria transformação da
realidade”, finaliza.
A autora:
Ana Lucia De Alcântara Oshiro é Jornalista, especialista em
Marketing, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Mercado e Doutora (PhD) em
Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo). Possui 35 anos de
atuação no mercado, atuando inicialmente como redatora, editora, diretora de
publicações na área de tecnologia da informação (informática) desde os anos de
1980. Foi Gerente e Diretora de Comunicação em empresas do setor. Nos anos de
1990 iniciou sua atuação empresarial na área de comunicação com a fundação da
Tatica Comunicação e Editora, por meio da qual assessorou e desenvolveu
estratégias de marca e mercado para diversas empresas do setor de Hardware,
Software, Consultorias e indústrias do setor de TI, que se tornaram
lideres em seu segmento de atuação, como Logocenter, Dismac, Alfa Digital,
Extend, Pilot Software, entre tantas outras. A partir de 2007, iniciou sua
atuação como docente universitária, atuando como professora em cursos de
Graduação e Pós-Graduação em Marketing, Publicidade/Propaganda/ Relações
Publicas e Jornalismo. Atualmente é diretora da ALA-Tatica Consultoria em
Reputação, coordenadora da rede colaborativa de discussão e interação
NomuseLocus e diretora do núcleo T.Academia de treinamento e estudos sobre
Mercado, Marca, Reputação e novas vertentes da comunicação das organizações.
Foi diretora da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e Relações Públicas). É membro do IABC
(International Association of Business Communicators) e colaboradora voluntária
do Instituto HIDA AOTS Brasil e do Rotary Club de São Paulo.
Contatos com a Editora: (51) 3508-3991
Contatos com a Autora: (11) 9 8326-7405 / (11) 3749-1488
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