sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Livro “"Reputação, Norma, Ativo, Confiança e a Gestão Virtuosa"” será lançado em 26 de novembro de 2016

Livro “Reputação, Norma, Ativo, Confiança e a Gestão Virtuosa” da jornalista e pesquisadora Ana Lucia De Alcântara Oshiro traz uma nova interpretação para a gestão reputacional e conta com prefácio de Geraldo Soares, membro do Comitê Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

O livro “Reputação, Norma, Ativo, Confiança e a Gestão Virtuosa e as interpretações dos sujeitos: capital, comunicação e virtual coletivo” da jornalista e pesquisadora Ana Lucia De Alcântara Oshiro editado pela Editora Buqui e com o apoio de lançamento da Livraria Cultura oferece ampla discussão teórica sobre as variáveis que circundam a interpretação do termo reputação nos dias atuais. O lançamento do livro será realizado, em 26 de novembro de 2016, na Livraria Cultura, do Shopping Center Market Place, das 18:30 às 22 horas, no Morumbi, em São Paulo (SP).

O livro oferece ainda uma metodologia de estudo para interpretação de discursos coletivos de reputação, sugerindo modelo de gestão reputacional virtuosa a partir dos indicadores obtidos na pesquisa empírica dos estudos realizados na ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com gestores de instituições como IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), Itaú Unibanco, Conrerp (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) e empresas de software como SAP e Lecom – das áreas de Comunicação, Marketing e Relações com Investidores.

Prefácio - A obra conta com prefácio de Geraldo Soares, membro do Comitê Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e superintendente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

O livro contextualiza o ambiente de transição do capitalismo contemporâneo para o imaterial-cognitivo, no qual o termo reputação se amplia. E discute também as razões dessa valorização concedida à reputação – de tal forma que passou a dispor de um poder de tanto inserir, descartar quanto de isolar sujeitos – sejam empresas, organizações, Estados e indivíduos, transitando por ampla abordagem que mescla teóricos da Economia da Informação, como Castells, Jenkins, Tapscott, da Economia cognitiva, da administração, na discussão do conceito de ativos intangíveis, dos clássicos como Weber e Marx e amplia-se no interfaceamento filosófico da visão virtuosa aristotélica, da filosofia da vida, de Will Durant e do contemporâneo Maffesoli.

A autora apresenta o conflito crescente entre as práticas e interpretações das organizações - atoras do universo capitalista cognitivo contemporâneo - e as dos sujeitos individuais, em grupo (os coletivos), manifestadas em suas relações colaborativas no espaço social, digital e virtual, das interações humanas do mundo atual.

A obra ilustra o contexto de transição contemporâneo, a liquefação do sentido de existir, da noção de valor e os novos paradigmas envolvidos e que transformam reputação em um inestimável ativo e instrumento de disputa entre o social e o organizacional contemporâneo.

Ela traz uma nova perspectiva sobre um dos temas mais atuais e importantes para indivíduos e organizações nos dias atuais, apresentando uma discussão que insere as virtudes humanas no termo reputação e apresenta as interpretações das suas vertentes sob o prisma do indivíduo e suas experiências cotidianas no mundo atual, no Brasil. A obra apresenta indicadores e a proposta de um modelo de gestão integrador virtuoso a partir das interpretações que sintonizam e possibilitam a mediação do conflito entre o interno organizacional e as demandas interpretativas, externas, do ambiente social e dos sujeitos coletivos em colaboração/interação cada dia mais virtualizadas.

No mundo atual, uma empresa pode ser reconhecida pelos bons produtos e serviços ou por ser confiável, honesta, verdadeira, responsável e justa. As variáveis que irão nortear a concepção e a percepção a seu respeito e em relação às suas marcas e posicionamentos estratégicos estão diretamente dependentes dos valores e dos nortes que ela se dá a si mesma e da maneira como os indivíduos, que compõem sua ambiência de negócio, introjetam as normas que os orientam.

De acordo com a autora, “o norte da confiança que se adquire nas interações mantidas com o ambiente externo sustenta-se, a cada dia, na capacidade de diálogo sincero e no grau de respeito mantido e a justiça praticada, transformando-se em importantes indicadores de valorização de ativos por acionistas e investidores no século 21. Essa é a ambiência Reputacional que se sustenta a cada dia no equilíbrio entre indicadores virtuosos e estatísticos. Demanda ainda “a necessidade de exposição de um pensamento organizacional que obtenha a confiança de uma sociedade que alterou sua maneira de ser e viver; de um mundo que anseia por responsabilidades organizacionais, que vão além da prática de mercado, e anseia por empresas que se tornem, elas mesmas, exemplos de novas práticas, atores, participantes, também, da própria transformação da realidade”, finaliza.

A autora:
Ana Lucia De Alcântara Oshiro é Jornalista, especialista em Marketing, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Mercado e Doutora (PhD) em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo). Possui 35 anos de atuação no mercado, atuando inicialmente como redatora, editora, diretora de publicações na área de tecnologia da informação (informática) desde os anos de 1980. Foi Gerente e Diretora de Comunicação em empresas do setor. Nos anos de 1990 iniciou sua atuação empresarial na área de comunicação com a fundação da Tatica Comunicação e Editora, por meio da qual assessorou e desenvolveu estratégias de marca e mercado para diversas empresas do setor de Hardware, Software, Consultorias e indústrias do setor de TI, que se tornaram  lideres em seu segmento de atuação, como Logocenter, Dismac, Alfa Digital, Extend, Pilot Software, entre tantas outras. A partir de 2007, iniciou sua atuação como docente universitária, atuando como professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Marketing, Publicidade/Propaganda/ Relações Publicas e Jornalismo. Atualmente é diretora da ALA-Tatica Consultoria em Reputação, coordenadora da rede colaborativa de discussão e interação NomuseLocus e diretora do núcleo T.Academia de treinamento e estudos sobre Mercado, Marca, Reputação e novas vertentes da comunicação das organizações. Foi diretora da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas). É membro do IABC (International Association of Business Communicators) e colaboradora voluntária do Instituto HIDA AOTS Brasil e do Rotary Club de São Paulo.

 

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