Brasil foi destaque com 159 troféus acumulados; confira ranking
com as 50 agências mais premiadas no evento
O Festival
Internacional El Ojo de Iberoamérica festejou em sua 19ª edição,
realizada na semana passada na capital da Argentina, tudo o que há de mais
representativo da criatividade publicitária e do pensamento de mercado nas
Américas e Península Ibérica. Como tem sido marcante no evento já há alguns
anos, mais uma vez os nomes de maior destaque da indústria publicitária
regional e internacional transformaram o El Ojo em um local de inspiração e capacitação
para mais de 5 mil profissionais e líderes do setor que assistiram às
conferências, workshops e premiações.
O El Ojo se consolida, então, como um dos festivais mais criativos e
inovadores do mundo, transformando o Hotel Hilton de Buenos Aires em um
importante espaço de encontro e debates. No total 16 Presidentes de Júri e mais
de 300 jurados consagraram, em três noites de premiação, as melhores ideias da
Iberoamérica. E o Brasil, mais uma vez, foi o país mais premiado no
evento, encerrando a sua participação com 159 prêmios acumulados, sendo três
Gran Ojos, 39 troféus de Ouro, 54 de Prata e 63 de Bronze.
Entre agências e produtoras, os grandes destaques ficaram com a AlmapBBDO,
que teve um reconhecimento duplo como Agência do Ano e Criativo do Ano, láureas
recebidas durante a cerimônia de encerramento por seu chief creative officer,
Luiz Sanches. O McCann Worldgroup foi nomeado Rede de Agências do Ano e, por
fim, a agência Independente do Ano foi a We Believers, dos Estados Unidos
Hispânico. A Landia conquistou o título de Produtora do Ano, enquanto o
brasileiro Vellas (Felipe Bellasco), da Saigon, ganhou o troféu de Diretor de
Cena do Ano.
Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica, elogia
o bom desempenho do Brasil e fala do segredo do sucesso do festival. “Buscamos,
ano após ano, nos superarmos oferecendo a todos participantes um evento único e
que combine inspiração com reconhecimento de ideias. O Brasil é um país forte,
criativo e sabe do valor de participar e ser reconhecido no festival. Por isso,
contamos que suas empresas continuem explorando cada vez mais o potencial de
fazer parte de um evento desta relevância. Ano que vem será nossa 20ª edição e
continuaremos em nosso propósito de valorizar os pensamentos latinos”, afirma.
“O ano da agência nos deixou muito felizes. Fomos a Agência do Ano em
Cannes e também a mais premiada em diversos festivais. Ganhamos o Profissionais
do Ano em 2016, o Grand Effie, GP no Clio, entre outros. Ganhamos clientes
novos e conquistamos clientes antigos também. Tudo isso mostra que estamos no
caminho certo, que é o de acreditar no trabalho, no poder das grandes ideias e
valorizar as pessoas que fazem da AlmapBBDO um lugar incrível. Ser homenageado
no El Ojo acaba coroando um ano muito especial para todos nós”, diz Luiz
Sanches, sócio e diretor geral de Criação da AlmapBBDO.
“Não buscamos prêmios, uma vez que nosso objetivo principal é ajudar as
marcas a desempenhar um papel significativo na vida das pessoas. No entanto, se
nesta busca por soluções criativas que conectem as pessoas às marcas somos
reconhecidos pelos nossos pares do mercado publicitário, ficamos duplamente
felizes”, declara Fernando Fascioli, presidente do McCann Worldgroup na América
Latina e Caribe.
“Celebramos este resultado como um grande reconhecimento de nosso
trabalho e da qualidade que oferecemos em todos os mercados que atuamos”,
comenta Sebastian Hall, sócio e produtor executivo da Landia no Brasil.
Veja logo abaixo o ranking das 50 agências mais premiadas no El
Ojo 2016 e confira link para as listas com todos os premiados em todas as
categorias do festival.
VÁRIOS GRANDES NOMES DA INDÚSTRIA PUBLICITÁRIA GLOBAL
No contexto de motivação e inspiração, neste ano o El Ojo voltou a
contar com seu prestigiado Ciclo de Conferências & Capacitação, no qual
participam todos os anos algumas das mentes brilhantes da indústria da
criatividade regional e global. As figuras que parecem inalcançáveis em eventos
mundiais estiveram mais uma vez em um palco intimista, revelando todos os seus
segredos, percorrendo os corredores ao alcance do público do festival e
compartilhando coquetéis, debates e festas.
Participaram do El Ojo 2016 personalidades como Rodolfo Echeverría,
Global Vice President Creative and Connections da Coca-Cola; Raphael
Vasconcellos, Latam Director Creative Shop do Facebook; Paulo Ávila, Skip Brand
Manager da Unilever; Carl Jonhson, CEO global da Anomaly; Chris Garbutt, global
creative president da rede TBWA e chief creative officer da TBWA\Chiat\Day de
Nova Iorque; Per Pedersen, Chairman do Conselho Criativo Global da Grey; John
Forero, Vice-Presidente de Criação da Ogilvy & Mather Colômbia; Miguel
Simões, Sócio e CEO da LOLA MullenLowe de Barcelona, Madri e Lisboa; Edson
Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa; Richard Ting, vice-presidente executivo e
Global Chief Experience Officer da R/GA; Francesco Vicenzi, Creative Engineer
da +Castro; Mónica Moro, Diretora Geral de Criação da McCann Espanha; Javier
Sánchez Lamelas, Fundador e CEO da Top Line Marketing Global Consulting; e
Fabiano Destri Lobo, Managing Director LATAM da Mobile Marketing Association.
Além das conferências, houve quatro workshops, duas Masterclasses, uma
de Criatividade, que durou dois dias, com Pablo del Campo, e outra de
Marketing, dirigida por Javier Sánchez Lamelas e Guido Rosales, fundadores da
consultora Top Line Marketing. Também tradicionais no El Ojo, foram realizados
o Concurso Novos Talentos, patrocinado pela Coca-Cola, e o Concurso Ideias de
Gaveta, patrocinado pela Turner.
As 50 agências mais premiadas no XIX El Ojo de Iberoamérica
1. Almap BBDO/ Brasil / 258 (2 GP / 15 ouros / 17 pratas / 14 bronzes /
2. LOLA MullenLowe / España 220 (1 GP / 10 ouros / 18 pratas / 15
bronzes / 12 shortlist)
3. Tapsa Young & Rubicam / España / 149 (1 GP / 9 ouros / 11
pratas / 6 bronzes / 10 shortlist)
4. Mercado McCann / Argentina / 137 (2 GP / 8 ouros / 7 pratas /
11 bronzes / 7 shortlist)
5. David / Argentina / 100 (3 GP / 8 ouros / 4 pratas / 3 bronzes
/ 2 shortlist)
6. J.Walter Thompson / Brasil / 97
7. Ogilvy & Mather / Colombia / 86
8. Grey / Argentina / 69
9. McCann / España / 66
10. Alma DDB / Estados Unidos Hispano / 65
11. LewLara\TBWA / Brasil / 60
12. J. Walter Thompson / Colombia / 56
13. McCann / Perú / 48
13. Wunderman / Argentina / 48
13. We Believers / Estados Unidos Hispano / 48
16. Saatchi & Saatchi / Argentina / 46
17. McCann / Colombia / 45
18. Leo Burnett / Ecuador / 42
19. Leo Burnett / Colombia / 40
20. Africa / Brasil /38
21. Fahrenheit DDB / Perú / 37
21. Maruri Grey Ecuador / 37
23. Leo Burnett / México / 36
24. Prolam Young & Rubicam / Chile / 33
25. DDB / Argentina / 32
25. Ogilvy & Mather / Brasil / 32
27. WMcCann / Brasil / 31
28. Ogilvy & Mather / España / 29
29. Propeg / Brasil / 28
30. R/GA / Argentina / 27
31. Nomades / México / 25
32. MullenLowe SSP3 / Colombia / 24
33. LDC / Brasil / 23
33. J. Walter Thompson / Costa Rica / 23
35. Grey / Chile / 22
36. Wing Grey / Estados Unidos Hispano / 21
36. Leo Burnett / España/ 21
36. Shackleton / Chile / 21
39. Grey / México / 20
40. McCann / Argentina / 19
41. Ponce / Argentina / 18
41. Phantasia Wunderman / Perú / 18
43. J. Walter Thompson / Puerto Rico / 17
43. McCann / Puerto Rico / 17
43. NBS / Brasil / 17
46. Grey / Brasil / 16
47. J. Walter Thompson / México / 15
47. Leo Burnett / Argentina / 15
47. Publicitas Saatchi & Saatchi / Ecuador / 15
47. Menta/ Brasil / 15
Clique aqui e veja as listas com todos os ganhadores
do El Ojo de Iberoamérica em 2016
SOBRE O EL OJO DE IBEROAMÉRICA
O El
Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com um olhar
latino na Publicidade, Comunicação, Marketing e Entretenimento. Há 19 anos, em
cada uma de suas edições, congrega o talento e o espírito latino, tornando-se
uma oportunidade única de intercâmbio de ideias, experiências e projetos com o
mundo. Os pilares que deram origem ao festival são: capacitação, inspiração,
encontro, reconhecimento aos melhores trabalhos de profissionais e empresas que
definitivamente estimulam o crescimento e consolidação da indústria. A cada ano
o El Ojo impulsiona os limites do talento, da criatividade e comunicação
latina, vendo sempre além, consolidando-se como um lugar excelente para
fortalecer e potenciar vínculos além das fronteiras regionais.
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