Imagem: Divulgação
“Couro, madeira e o desenho brasileiro parecem ser uma boa combinação
para conquistar o mercado externo”. A frase que abre este texto é de Leonardo
Lattavo, sócio do estúdio de design Lattoog, e ilustra de forma clara a ideia e
os objetivos da terceira edição do projeto Design na Pele: unir talento e
qualidade do Brasil para a produção de artigos incríveis com vistas à expansão
das exportações. Lattoog integra o Design na Pele na parceria formada com a
indústria de móveis planejados Sandrin e o Curtume Rusan, desenvolvendo
mobiliário surpreendente tendo o couro como matéria-prima central. O Design na
Pele faz parte do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de
couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil
(CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil). Este ano há o apoio da Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do
Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).
O trio Lattoog, Sandrin e Rusan irá trabalhar fortemente uma das
grandes marcas do Design na Pele, que é a inovação. “Teremos nosso artigo, a
camurça, em peças onde raramente atuamos, como almofadas e móveis”, destaca
Camila Koefender, diretora do Rusan. A descoberta de novas possibilidades
dentro do seu trabalho também é apontada por Leonardo Lattavo como um
diferencial do projeto. “O couro tem uma infinidade de variações. Quando
imaginávamos já saber o suficiente sobre as peles, este projeto provou que estávamos
errados”, menciona Leonardo, cujo estúdio é um dos participantes do Projeto
Raiz de promoção internacional do serviço do designer brasileiro, uma parceria
entre a Apex-Brasil e o Sindmóveis Bento Gonçalves. Para Silvio Sandrin, a
expectativa em relação ao projeto é excelente, em especial por conta da
parceria estabelecida, que conjuga a expressão artística e o racionalismo da
escala industrial.
Além desta, há outras parcerias em andamento no Design na Pele edição
3, tanto em móveis como em calçados. O cronograma prevê o lançamento das
primeiras peças no mercado no primeiro semestre de 2017.
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a
Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados
estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras
mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de
relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário