Crédito: Divulgação
O tradicional bonde lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e
turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, estaráem Curitiba, entre os dias
4 e 7 de novembro, em uma iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a
TAP para promover o país mais ocidental da Europa como destino. Afinal,
“Portugal é para se sentir”.
Conhecido em várias cidades do país e referência em Lisboa, o
bondinho realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado,
mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento estará embarcando em uma
viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza de um país
verdadeiramente autentico e genuíno.
A experiência proporcionará um mergulho na vasta riqueza cultural,
passando por cidades e localidades referenciadas como patrimônio cultural
mundial pela Unesco, bem como conhecendo o que o país tem a oferecer em termos
de arte, literatura e música.
A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo
gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária
lusa preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos
e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.
A valorização da natureza é outro ponto a ser visitado. Portugal
oferece uma diversidade de lugares, como as belas praias, falésias, parques
naturais, montanhas e vales únicos, mas também vários roteiros ligados ao surf,
golf, bike e mesmo passeios de balão.
Mas o pais também é festa, destacando-se, os festivais de música de
verão e a sempre agitada e cosmopolita vida urbana que faz de Portugal
referência na Europa. As suas infraestruturas e serviços, aliados, a polos de
inovação e empreendedorismo, garantiram o Web Summit, o maior evento de
tecnologia do mundo, nos próximos três anos.
O bondinho faz também uma viagem pelas ruas históricas e pontos
importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”, mas vai além e faz
conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui
referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra
portuguesa, e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente
lusos, sem esquecer dos bons vinhos.
Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá
um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar
uma foto.
Portugal, sem dúvida, tem muito a oferecer, e não à toa foi o país mais
premiado no World Travel Awards, com 25 troféus. Dentre as principais
premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo,
como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist
Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino
europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.
Programação variada
Nos três primeiros dias, o bondinho estará aberto para o público, que
poderá ter uma verdadeira experiência de Portugal e conhecer melhor a terra de
Fernando Pessoa e acompanhar uma exposição. É uma viagem única.
No último dia, agentes de viagem participarão de uma ação de
capacitação sobre Portugal, em uma verdadeira viagem pelo país e pelas suas 7
regiões turísticas. Ao fim do treinamento, os participantes receberão um
certificado timbrado atestando a aptidão para comercializar pacotes para o
destino. O clássico bondinho amarelo vai estar na Rua Brigadeiro Franco,
1826 (junto ao Hotel Pestana Curitiba), no bairro da Água Verde
Turismo em evidência
Portugal está, definitivamente, no mapa dos brasileiros quando o
assunto é turismo. Nos últimos anos, o país luso tem registrado uma crescente
demanda de visitantes do Brasil, o que é comprovado por uma série de
indicativos numéricos.
A terra de Camões recebe mais de 600 mil turistas brasileiros por ano,
o que faz do Brasil o sexto maior mercado de procura externa para Portugal.
Para algumas regiões específicas, como o Norte e o Alentejo, o Brasil aparece
na terceira colocação, além de estar entre os quatro países que mais visitam
Lisboa e o Centro.
Em termos de satisfação, os números são pra lá de positivos. De acordo
com o inquérito de avaliação da satisfação dos turistas brasileiros que
visitaram Portugal no último ano, 74% dos visitantes manifestaram interesse de
retornar ao país.
Em 2015, apenas considerando turistas brasileiros, Portugal gerou uma
receita de 376 milhões de euros, com 1,3 milhão de diárias registradas. De
acordo com o Euromonitor, em 2016, Portugal surge como o sexto destino europeu
mais procurado.
Este crescimento está diretamente ligado ao esforço da TAP para
estreitar relações com o Brasil e se tornar o principal elo de conexão entre os
dois países. Atualmente, a companhia faz mais de 65 voos semanais para Lisboa
ou Porto partindo de dez cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília,
Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Recentemente, a TAP lançou no Brasil seu mais novo programa, o Stopover,
incentivando os passageiros de longo curso que viajam com a companhia, em
trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para
descobrir e visitar o país, podendo ficar até 3 dias numa destas cidades
portuguesas e visitando dois lugares pelo preço de um. Este novo produto tem
como objetivo captar cada vez mais visitantes internacionais para Portugal,
estimando a TAP atingir 300 mil turistas por ano, com um potencial impacto de
150 milhões de euros para a economia nacional, nos próximos três anos.
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a
Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e
sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as
competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta
à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os
agentes econômicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está
empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do
crescimento da economia portuguesa. Foi eleito, nos últimos três anos, o melhor
escritório de turismo da Europa pelo World Travel Awards (WTA).
Sobre a TAP
Criada em 1945, A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores
ligações entre o Brasil e a Europa, e possui mais 65 frequências semanais
partindo de 10 cidades brasileiras - Belém, Belo Horizonte, Brasília,
Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -
para Lisboa e/ou Porto. Com 81 destinos e 34 países, opera em média
cerca de 2.500 voos por semana, uma frota de 63 aeronaves Airbus e mais 17 na
frota regional TAP Express. Prosseguindo uma orientação prioritariamente
direcionada para o cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na
utilização das novas tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada
qualidade, segurança e confiança. Eleita a Companhia Aérea da Europa.
Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em
2015 e 2014, pelo World Travel Awards, foi também eleita Companhia Aérea Líder
Mundial para África em 2011 e 2012, e detém igualmente o título de Companhia
Aérea Líder Mundial para a América do Sul, em 2009, 2010, 2011 e 2012, todos
pelo WTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário