terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O Carnaval e a sua influência na moda


Com o início das festas de Carnaval e, posteriormente com aos desfiles das escolas de samba, o País, como de costume, estará mais colorido e festivo. Fantasias, acessórios, calçados e cores começam a apresentar novidades que muitas vezes são absorvidas pela própria indústria da moda.

Existe uma relação entre o que se vê em desfiles e criações individuais que acabam por aquecer o comércio varejista? Têm peças estilizadas pelos foliões, ou apresentadas por passistas e destaques das escolas que acabam influenciando ou criando tendência? Existe alguma influência no Carnaval na indústria da moda?
Para falar mais sobre as influências, ou possíveis influências, que o carnaval tem na moda, deixamos à disposição dois professores da Faculdade Drummond especialistas neste assunto. Abaixo, um breve resumo do perfil de cada um deles.

Professor André Guilles

Professor do curso de Design de Moda da Faculdade Drummond, André Guilles, doutor em Artes Visuais, e é especialista em Arte, Design e Políticas Públicas Culturais. “Além de ser uma forma de expressão cultural e artística de parte do povo brasileiro, o carnaval é, nos dias de hoje, parte integrante da moda dentro do circuito brasileiro de moda  com repercussões na moda globalizada”.

Professor Joel Valentino Candido


Professor do curso de Design de Moda Faculdade Drummond, Joel Valentino Candido é mestre em Sociologia e Antropologia e também pesquisador nas áreas da educação, cultura, religião, trabalho e sociedade. “Se o desfile projeta um enredo futurista, neste campo, é possível ao carnavalesco inventar acessórios, criar peças e novas fantasias, que podem influenciar na moda do dia-a-dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário