quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conheça o diferencial do mercado de luxo infantil


Segmento é diferenciado dos demais por motivar um comportamento de desejo da criança e dos pais, fazendo do consumo um mecanismo de recompensa

Desde o ano 2000, o luxo infantil teve um crescimento significativo, pois, através da tecnologia, a geração Z tem cada vez mais acesso as publicidades de produtos e serviços personalizados. Isso faz com que o desejo de produtos seja incentivado. Para entender o diferencial desse segmento, a especialista no mercado de luxo, Carolina Boari, explica como funciona esse mercado e qual seu diferencial.
Como o mercado de luxo se relaciona com esses pequenos consumidores?

A principal estratégia utilizada pelos conglomerados é a extensão de marca como forma de aumentar a participação sem perder o posicionamento de luxo. Algumas marcas criaram a extensão da linha denominada Kids (linha infantil), usada como uma estratégia para alavancar os lucros e continuar crescendo, fugindo do estigma de que marcas como a Dior, Dolce & Gabbana e Gucci são para pessoas mais velhas.
“As marcas de luxo devem mostrar-se modernas, engajadas e sedutoras para conquistar um novo público alvo. A geração Z, que é cada vez mais exigente, digital, com acesso irrestrito à informação e altamente volúvel, deseja uma imagem contemporânea, rejuvenescendo as coleções”, afirma Carolina Boari.

A marca Louis Vuitton, por exemplo, criou uma coleção de bolsas que atraiu o público infantil, pois possui enfeites com flores, laços e ursinhos. O projeto também incluiu a publicidade nas lojas da Louis Vuitton, que almeja construir uma relação de proximidade e emoção com um target (alvo) de idade mais precoce.

Na maioria das vezes, as marcas são conhecidas por esse segmento consumidor, estabelecendo relações afetivas e de importância imensurável na caracterização da personalidade. “Fascinados pela novidade, o consumo representa um ato narcisista, no qual a etiqueta define o pertencimento. Estratégias de comunicação são imprescindíveis nesse cenário, pois, além de consumidor, a geração Z influencia a família na decisão de compra, participando direta e indiretamente do ato de consumir”, explica Carolina Boari.
Ampliação do mercado de luxo infantil:

O investimento no público juvenil também impulsionou o crescimento de publicações direcionadas, como, por exemplo, a Vogue Kids e a L’Officiel Kids, que se tornaram veículos midiáticos de moda, luxo e comportamento para crianças.

No que tange ao lazer, as marcas também objetivam conquistar e encantar as crianças. O hotel Ritz de Londres possui um programa VIP que objetiva transformar cada desejo do hóspede infantil em realidade. O pacote personalizado inclui um acompanhante exclusivo para atender a criança. Dentre os serviços, estão inclusos leite antes de dormir, biscoitos e sorvetes, além de presentinhos exclusivos para os jovens. Para os pais que acompanham os filhos, o hotel oferece um salão de beleza e passeio de Rolls Royce.
A Ferrari oferece serviços de luxo infantil em seu parque temático, Ferrari World, localizado nos Emirados Árabes. O parque apresenta diversões para toda família, uma maneira de despertar o amor pela marca desde a primeira idade. Ainda no setor automobilístico, as crianças podem ter réplicas dos carros dos pais, como o Audi R8, Mini Cooper ou Mercedes, que alcançam a velocidade de 4 km/h.
O luxo infantil também pode ser encontrado na companhia aérea Etihad Airways, que possui o programa Flying Nannies (babás voadoras), para tornar a viagem da família mais agradável e divertida. Em países como EUA e Inglaterra, os pequenos milionários podem ter suas próprias casas, edificadas por escritórios de arquitetura, que contam com espaços exclusivos como sala de jogos, estúdio de música e sala de cinema.

Mais sobre Carolina Boari
Pesquisadora do mercado de luxo. Trabalha na divulgação de tendências nacionais e internacionais da área. Com larga experiência internacional, Carolina traz informações sobre o mercado do luxo para quem deseja estar por dentro das novidades e inovações e possui conhecimento em comunicação do mercado de luxo e o consumidor, com ênfase em teoria semiótica para análise de campanhas publicitárias, lojas, produtos, ações de marketing especificas desse setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário