Sérvulo
Esmeraldo - foto: Leonard De Selva
Abertura da mostra PulsationsPulsações - Do
arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo acontece no dia 28 de novembro, com
palestra do curador Ricardo Resende e da viúva do artista, Dodora
Guimarães
De 28 de novembro a 31 de março de 2018, o Instituto
Ling apresenta PulsationsPulsações - Do arquivo vivo de Sérvulo
Esmeraldo, primeira exposição póstuma do artista cearense, falecido
em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos. A exposição mostra
uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor
geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a
ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e
autor de obras de geometria e luminosidade singulares. A mostra, com curadoria
de Ricardo Resende, traz 84 peças - entre gravuras, matrizes,desenhos,
estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias - que
fazem parte do arquivo do IAC - Instituto de Arte Contemporânea (São
Paulo/SP). Por ocasião da abertura da exposição, na terça-feira, 28 de
novembro, às 19h, o curador Ricardo Resende e Dodora Guimarães - viúva
do artista e sua companheira por quase 40 anos -, farão uma conversa
aberta com o público sobre a obra de Sérvulo Esmeraldo. A entrada é franca,
por ordem de chegada (mais informações no serviço abaixo).
Organizada a partir do arquivo de Sérvulo Esmeraldo
- atualmente sob a guarda do IAC -, a exposição compreende a fase em
que o artista viveu na França (1957-1980). Este arquivo documental e de
acervo de Esmeraldo ficou guardado intacto por cerca de 40 anos no ateliê do
artista e amigo argentino Júlio Le Parc, em Paris. O material permite
mostrar que, por trás do artista que soube manter o espírito da criança em seu
interior, existia um pensador comprometido com a pesquisa das linguagens
artísticas. "Os arquivos são fonte inesgotável de informações, de
experiências e vivências do processo criativo. Guardam o processo da obra e,
com ele, é possível conhecer o pensamento do artista", diz Resende em seu
texto curatorial. A mostra no Instituto Ling também tem origem na exposição O
Arquivo Vivo de Sérvulo Esmeraldo, realizada em 2014, no IAC.
PulsationsPulsações joga luz sobre o rico
processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma
fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e
litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse
período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na
capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à Action Painting nova-iorquina. É
acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores
a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.
"São trabalhos definitivos para a compreensão
da importância de sua contribuição para a arte brasileira. O que se vê no
arquivo agora exposto é esse mesmo olhar e os mesmos gestos divagantes, que
passam por todas as formas de representação artística, principalmente daquelas
que não conhecemos. Manchas, ranhuras, rabiscos e linhas, pulsações das quais
saem novas formas sobre o papel e sobre o espaço", diz Resende em seu
texto curatorial. Para saber mais, acesse o texto curatorial completo aqui: https://goo.gl/6DCAaf
A exposição é organizada pelo Instituto
Ling e o IAC - Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, com patrocínio
da Crown Embalagens e realização doMinistério da Cultura /
Governo Federal
Serviço:
Exposição PulsationsPulsações - Do arquivo
vivo de Sérvulo Esmeraldo
Artista: Sérvulo Esmeraldo
Curadoria: Ricardo Resende
Local: Galeria do Instituto Ling
Abertura: 28 de novembro, terça-feira, às 19h
Palestra com o curador Ricardo Resende e Dodora
Guimarães, viúva do artista. Local: Auditório. Entrada franca (lugares
limitados. Entrada por ordem de chegada, com distribuição de senhas 30min antes
do início da palestra)
Período de visitação: De 28 de novembro
de 2017 a 31 de março de 2018
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min
às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Entrada Franca
Agendamento grupos e escolas: solicitações
pelo email educativo@institutoling.org.br ou
pelo fone (51) 3533-5700
Endereço: Rua
João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto
Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Sobre o artista
Sérvulo Esmeraldo nasceu em 27 de fevereiro de
1929 no Crato, Ceará. Na infância morou no Engenho Bebida Nova,
propriedade rural da família, produtora de açúcar mascavo, aguardente e
rapadura. Ainda criança, fez incursões pela modelagem em barro e pequenos
trabalhos tridimensionais em madeira de casca de cajá, onde reproduzia
paisagens rurais. Aos 13 anos, criou sua primeira xilogravura, "Homem
trabalhando com enxada", impressa na tipografia do jornal A Ação,
órgão da diocese.
Em 1950, participou do VI Salão de Abril (Scap) com
as pinturas "Marinha", "Noturno" e "Trecho de
Rua" e o desenho "Passando a chuva", e foi premiado. Também
participou do Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia, com
xilogravuras e ganhou o Prêmio de Aquisição. Aos 28 anos, fez sua
primeira individual, "30 gravuras de Sérvulo Esmeraldo", no Museu de
Arte Moderna de São Paulo. Em 1959, participou da V Bienal Internacional de São
Paulo com gravuras.
Na década de 60, ganhou uma bolsa de estudos do
governo francês para estudar em Paris, na École Nationale Supérieure des
Beaux-Arts. Nessa época, passou a morar em Neuilly-Plaisance -
onde viveu por quase 20 anos - e conheceu artistas como o argentino Julio
Le Parc e o venezuelano Jesús Rafael Soto, que então davam os primeiros passos
na chamada arte cinética. Deixou de se dedicar exclusivamente à gravura e
passou a experimentar outras linguagens como o tridimensional e, claro, a
arte cinética. Sua série mais conhecida do período é Excitáveis --
objetos feitos de acrílico, que reagem ao toque do espectador - trabalho que o
destacou no cenário da arte cinética internacional.
Na França encontrou o pintor cearense Antônio
Bandeira e conviveu com outros nomes de igual relevância para a arte
brasileira, como Vicente do Rego Monteiro, Lygia Clark, Sérgio Camargo,
Franz Krajcberg, Arthur Luiz Piza, Flávio Shiró e Rossini Perez -- convívio
definitivo para sua formação intelectual e estética. Também encontrou o artista
russo Serge Poliakoff, que, além de amigo, foi seu colaborador. Sérvulo
estudou gravura no ateliê de Litogravura da École e gravura em metal no ateliê
do artista alemão Johnny Friedlaender (1912-1992), mestre e um dos inovadores
no uso da cor. Também se deparou com a obra gravada do artista alemão
Albrecht Dürer (1471-1528).
Em paralelo, o artista se engajou na luta contra a ditadura no Brasil, tendo atuado no grupo de
resistência América Latina Não Oficial, que ajudava refugiados do regimemilitar.
Em 1976, realizou sua primeira grande escultura
pública, "Marco da Construção do Emissário Submarino", em Fortaleza.
Em 1983, recebeu o Prêmio Melhor Escultor do Ano e Melhor Expositor do Ano pela
ABCA. Em 1986, realizou a memorável exposição "I Exposição Internacional
de Esculturas Efêmeras", no Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza,
repetida com grande sucesso em 1991.
Entre muitas exposições realizadas com sua obra nos
últimos anos, destacam-se a retrospectiva "Sérvulo Esmeraldo", na
Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2011, e a individual "Arquivo vivo
de Sérvulo Esmeraldo", no Instituto de Arte Contemporânea (SP), em
2014, exposição que deu origem à mostra no Instituto Ling, em
Porto Alegre, em 2017.
Sérvulo Esmeraldo faleceu em fevereiro de
2017, em Fortaleza. Criou até o seu último momento de vida, pouco antes de
completar 88 anos de idade, deixando um legado dos mais inquietantes
da arte brasileira dos séculos XX e XXI.
Sobre o curador
Ricardo Resende, mestre em História da Arte pela
ECAUSP, tem carreira centrada na área de museologia e curadoria. De 1988
a 2002, trabalhou no MAC/USP e no MAMSP, nas funções de
arte-educador, produtor de exposições, museógrafo, curador assistente e curador
de exposições. De 1996 a 2017, foi curador do Projeto Leonilson. De março de
2005 a março de 2007, foi diretor do MAC do Centro Cultural Dragão do Mar, em
Fortaleza. De janeiro de 2009 a junho de 2010, ocupou o cargo de diretor do CAV
da Funarte, MinC. De 2010 a 2014, trabalhou como diretor Geral do CCSP. Foi
curador da mostra retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo na Pinacoteca do Estado de
São Paulo, em 2011. Desde 2014 é curador do Museu Bispo do Rosário
Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.
Ficha técnica
Assistente de Curadoria: Vinícius Marangon
Identidade Visual: Adriana Tazima
Produção Executiva: Laura Cogo
Organização: Instituto Ling e Instituto de Arte
Contemporânea
Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal
Patrocínio: Crown Embalagens
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto
Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da
sociedade através da educação e da cultura.
O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação,
Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a
evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do
conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.
A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e
solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na
disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de
excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos
culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu
parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um
centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.
A família Ling, mantenedora do Instituto, é
proprietária da "holding company" Évora. O grupo
empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos
de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos)
e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
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