segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Criaturas Urbanas realizam ações de Arte Pública no Recife

Divulgação

Priorizando coletividade e troca, projeto reúne artistas e não-artistas e movimenta a cidade até o dia 15/11


Hoje (segunda, 13/11), a partir das 15h, as Criaturas Urbanas ocupam a praça pública da Comunidade Bola na Rede localizada no bairro da Guabiraba, na zona norte do Recife. A ação é liderada pelo laboratório “Transmissões – aRtivismo. Narrar-se é Criar-se”, que vem abordando a narrativa a partir das diversas formas que o corpo permite, em parceria com o grupo GTP+. A concentração acontece às 14h na sede da Amotrans (Av. Manoel Borba, 545, Andar Primeiro, Boa Vista), de onde segue-se em cortejo até o Bar da Praça. Na comunidade acontece ainda a ação artística Exu da Terra, preparada pelo laboratório “Barrocada: Quando é que a Casa Caiu?”. 

Até 15/11, o Recife segue sediando a primeira edição do projeto Criaturas Urbanas, que realizará um conjunto de ações em espaços públicos da região metropolitana do Recife. Ao longo de dez dias de vivência em quatro laboratórios de experimentação, diferentes formatos vem sendo concebidos em uma imersão artística-política-afetiva. Juntos, artistas e não-artistas conceberam as ações que agora começam a ser executadas. Emaranhando-se pela cidade, o projeto vem tecendo redes orgânicas em parceria com agentes locais de transformação. São coletivos parceiros a Casa Marte, o Conjunto 301- AIP, o GTP+, o Casarão das Artes Pilar, SIS/Rádio Aconchego, Coletivo Escambo e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada. 

Descendente direto do saudoso SPA das Artes, o projeto é coordenado por Rosa Melo, Lia Letícia, Adah Lisboa e Luciana Padilha e tem incentivo do Funcultura. Entre os participantes dos laboratórios, há destaques da arte contemporânea brasileira como a baiana Virgínia de Medeiros, os pernambucanos Zé Paulo, Maurício Castro e Lourival Cuquinha, o carioca Ronald Duarte e os paraenses Paulo Paes e Fernando de Pádua, que se somam a dezenas de interessados selecionados localmente por meio de uma chamada pública.

Amanhã (terça 14/11), a partir das 15h, acontece o Rolêzinho da Boa Bixa, também com concentração na Amotrans. Nas ruas do bairro da Boa Vista, os participantes do lab Barrocada se juntam ao rolê para realizar a ação “Probleminha” em que um microfone aberto convida a população a falar sobre os seus problemas para que sejam gravados, musicalizados e retransmitidos em tempo real.  Na quarta (15/11) a partir das 19h, as Criaturas se reúnem na Mesbla (rua Conde D’eu, 77, Bo Vista) para uma celebração das interferências realizadas na Região Metropolitana do Recife.

Na semana passada, o Coco de Umbigada, em Olinda, recebeu o Laboratório Interativo Ambulante Engenho e juntos realizaram um minitorneio do game Contos de Ifá, inspirado nos Orixás, que foi projetado na parede da Igreja de Guadalupe, em Olinda.

No Recife, as crianças que frequentam o Casarão das Artes Pilar, na comunidade do Pilar, Recife Antigo, apresentaram uma peça sonora desenvolvida em parceria com o artista Yuri Bruscky a partir da gravação de sons do entorno. No domingo, saíram em cortejo pela comunidade com figurinos e instrumentos desenvolvidos em oficinas com os artistas Zé Paulo e Ruth Steyer.

O final de semana também foi agitado em Arthur Lundgren 1, Paulista, onde a Quadra do Mangueirão foi a base para um mutirão de transformação em que a população local e os integrantes do coletivo Escambo realizaram plantação de mudas, grafite e reparos como tática de reconstrução urbana.

Outras ações podem se delinear ao longo da semana e um Diário de Bordo dos laboratórios pode ser acompanhado pelo site www.criaturasurbanas.art.br.

LABORATÓRIOS EM ANDAMENTO

1 - Ambulante Interativo Engenho
Com os artistas Biarittzz, Fernando de Pádua, Ricardo Brazileiro e a Rádio Aconchego (Maria Magú e Gus Cabrera), o núcleo desenvolve propostas de intervenções coletivas a partir do contato com grupos que já atuam na cidade.
2- Transmissões – aRtivismo. Narrar-se é Criar-se.
Com os artistas Chico Ludermir, Maria Clara Araújo e Virgínia de Medeiros, o núcleo aborda a narrativa a partir das formas que o corpo permite – com a fala, com a dança, com o grito, com o choro, com os olhos e com o silêncio.
3 - Meditação Crítica ou 4UADRILHA ou Tá Môco?
Com a curadora Ana Luisa Lima, o artista Maurício Castro e a jornalista Tati Diniz, o núcleo aborda processos contemporâneos de emissão de mensagens para gerar uma coleção de lambe-lambes.
4 - Barrocada: Quando é que a Casa Caiu?
Com o Coletivo Carne (Iagor Peres e Jorge Kildery) e os artistas Lourival Cuquinha e Ronald Duarte, o núcleo apresenta um panorama de artistas e coletivos que desenvolvem projetos em espaços públicos, trazendo reflexões sobre as cidades e como vivemos nelas.
5 -  Ação Pilar

Com os artistas José Paulo, Ruth Steyer e Yuri Bruscky e assistência de produção de Michel Gomes, o núcleo trabalha em parceria com o Casarão das Artes Pilar e as crianças da comunidade do Pilar em experimentos de investigação sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário