quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Um desfile de lavabos na CASACOR SC

Divulgação

A CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017 está dando show nos lavabos, que deixam de ser meros coadjuvantes da mostra e surpreendem com ideias de tirar o fôlego. São quatro projetos de lavabos na mostra. Veja as propostas de cada um.

Fotos/Lio Simas

Lavabo #Chevron

Carol Porto e Isadora Maestri apresentam o Lavabo #Chevron, de 22 m2. A aposta foi nos revestimentos madeirados, marmorizados e cimentícios nas divisórias entre as cabines em cor preta. As paredes laterais e teto são forradas em MDF madeirado, formando um pórtico e emoldurando o ambiente. As torneiras são douradas com textura fosca, forte tendência. O tampo de granito preto escovado dá destaque à cuba DECA, marmorizada. A parede tem o tom terracota. Há boiseries bem desenhadas, brincando com o estilo clássico. O ponto alto é a parede que recebe as cubas, com um pano de fundo explorando diferentes tipos de porcelanato, fazendo um desenho chevron. As peças foram cortadas uma a uma e a montagem foi feita na obra, um desenho das profissionais, com exclusividade para a CASACOR SC.

Lavabos Sanitários

André Sartor apresenta os Lavabos Sanitários, com área de 15 m2. No Lavabo Masculino, estilo e praticidade atendem ao desejo deste púbico, a cada dia mais exigente. Destaque para a porta em espelho infinito e o porta-copo em LED, desenvolvidos pelo escritório. No Lavabo Feminino, o momento em frente ao espelho não é mais o mesmo. Ir ao banheiro mudou para “ida ao camarim da balada”. Oferecer um serviço de beleza junto a um sanitário funcional já é tendência mundial. Mesclando elementos naturais, como madeiras, ônix e teto verde, o espaço feminino segue com o conceito minimalista do japonismo urbano.

Espaço Ubuntu

O Espaço Ubuntu é uma circulação e um lavabo apresentado pelos jovens profissionais Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta. Eles foram vencedores da Maratona Archathon. Com 35 m2, o ambiente traz inspirações na expressão africana Ubuntu, que significa “Eu sou porque nós somos”. Com objetivo de desconstruir o preconceito estético e social, o espaço ressalta a importância das diferentes etnias, crenças, alterações genéticas e opções sexuais. O ambiente foi projetado para não haver distinção de gênero e foram utilizados elementos rústicos e naturais. Entre os destaques, uma galeria de fotos na circulação, impactando o visitante, assim como um piso de vidro, que dá a sensação de estar flutuando. Há pedras naturais de basalto cor ferrugem, madeiras já existentes na construção, porcelanatos que remetem a materiais naturais, como o sisal e grafismos africanos.  Luminárias pendentes de filamentos de carbono, árvores fixadas no teto e um jardim vertical complementam a identidade do ambiente.

Lavabo Funcional da Área Gourmet

Maíra Queiroz e Vanessa Faller criaram o Lavabo Funcional da Área Gourmet. O projeto de 5 m2 possui uma linguagem contemporânea e sofisticada, sem deixar de ser aconchegante. As arquitetas decidiram romper os padrões tradicionais de um lavabo – que costuma ter a cuba e a bancada bem demarcadas – e, por isso, apostaram nos elementos flutuantes. Assim, a cuba é solta e não há bancada.

O item marcante do projeto é a caixa metálica que emoldura o espelho e realça a cuba. O nicho funcional e decorativo, usado como suporte para papel higiênico, é uma mostra da irreverência característica dos projetos do Espaço do Traço. O aspecto lúdico fica por conta porta-toalhas e saboneteiras, que ganharam novo uso. Eles se transformaram em prateleiras para acomodar revistas e objetos de decoração.


Imagens: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário