terça-feira, 26 de setembro de 2017

Espaço de Arte Francis Bacon recebe a exposição coletiva "Inspiração na Criação"

Divulgação


Inspiração na Criação: diferentes expressões artísticas revelam beleza e singularidade
Por Emanuelle Spack

O Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz - AMORC, recebe a partir desta semana, a exposição coletiva "Inspiração na Criação ", com o artista plástico quilombola Isaías Aparecido Lopes da Silva e os artistas plásticos Marcela Lobo e Arnaldo de Lima Bernardo Baraçal (Buba), sob a orientação e supervisão do curador Martin Afonso Farias. A mostra exibe 30 obras que representam a trajetória dos artistas em suas peculiaridades e fica aberta até o dia 31 de outubro.

Divulgação

“Escolhi três formas diferentes para compor esta exposição: Isaias, com suas camponesas e demais criações, seu traço único e vigoroso; Marcela, com seu traço delicado, minucioso, riquíssimo em detalhes na arte Naïf; E Buba, com sua arte clássica, extremamente bem trabalhada com elementos que ganham vida própria”, esclarece o curador Martin Afonso Farias. Inspiração, dom divino, ingrediente imprescindível na criação de uma grande obra de arte, assim é a exposição Inspiração na Criação. Esse tema tem o intuito de mostrar aos visitantes como as diferentes formas de inspirações podem ser representadas em lindos trabalhos artísticos.

Isaias Aparecido Lopes da Silva sempre teve atração por quadros clássicos. A arte está em sua vida desde criança, mas somente no ano 2000, depois do incentivo da Dra. Vera Vargas, começou a pintar. “Sendo extremamente autocrítico e autodidata, busquei em minhas raízes quilombolas a inspiração criando o meu próprio estilo através das camponesas. Em seguida naveguei por outros estilos e temas para ampliar meus conhecimentos”, diz o artista que busca através da arte exprimir seus sentimentos e lembranças.

Divulgação
Marcela Lobo traz para esta exposição a pinturas que representam a Arte Naif, também denominada de Arte Primitiva Moderna. “Através da Arte Naif posso contar uma história! Minhas obras têm um enredo temático onde os pequenos personagens aparecem em um cenário representando momentos da vida, das brincadeiras da infância, dos lugares encantadores e das cantigas de roda”, explica Marcela. Suas obras interagem com o público, pois, quando contempladas com os olhos inocentes da alma, se encontram e se relacionam com o colorido das pequeninas imagens apresentadas. A artista escolheu essa técnica porque sempre contempla a infância em sua vida com o sorriso de uma criança, com um abraço sincero, e o colorido de suas pinturas ressalta isso muito bem.

Arnaldo de Lima Bernardo Baraçal (Buba) há 13 anos expressa através do pincel e da tinta a óleo seus sentimentos com pinturas clássicas acadêmicas. O contato com o mundo das artes surgiu por meio da avó paterna que sempre o incentivou a fazer pinturas em artefatos de gesso com temas de anjos, marinheiros e artigos natalinos. “Aos 12 anos pintei o meu primeiro quadro retratando o jardim da cidade de Santos-SP, mais precisamente a ponta da praia”, diz Buba. A partir daí sua vida artística teve um outro rumo e no ano de 2005, por recomendação médica, Buba começou a fazer aulas de pintura a óleo no ateliê Dalla Vecchia, em Curitiba, com o artista De Lucca.  Começou com natureza morta, paisagens, casarios antigos, cavalos, palhaços, índios, caravelas, flores e assim seguem suas pinturas até os dias de hoje.

Serviço
Evento: Exposição “Inspiração na Criação.”
Data: de 22 de setembro a 31 de outubro de 2017
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.
Facebook: https://www.facebook.com/espacoartefrancisbacon/

Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário