sexta-feira, 18 de julho de 2014

SHOPPING PRAÇA DA MOÇA EM DIADEMA-SP., APRESENTA UCRÂNIA E SUA ARTE MILENAR

Coletânea de obras de Eloir Jr.


Shopping Praça da Moça lança “Praça Cultural”

 

Projeto, que exibirá mostras artísticas e culturais em vitrines, estreia com
 exposição sobre a Ucrânia e sua arte  
Shopping Praça da Moça está lançando o projeto “Praça Cultural” que exibirá mostras artísticas e de cultura contemporânea com temas diversos. A ideia da ação é oferecer para os frequentadores do empreendimento exposições culturais de forma dinâmica e inovadora.
O lançamento do projeto apresenta a Mostra Cultural "Ucrânia e Sua Arte Milenar", exposição oficial do Consulado Honorário da Ucrânia em São Paulo e da Sociedade Ucraniano Brasileira Unificação, com a curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho.
“Ucrânia e sua Arte Milenar”
 A Mostra que marca a estreia do "Praça Cultural" conta com os mais significativos itens da cultura ucraniana, incluindo as famosas pêssankas, ovos pintados de forma colorida com uma linguagem própria de símbolos e sinais de prosperidade, saúde e paz.
   O curador Maurício Coutinho afirma: “Em painéis e vitrines especiais, temos um pequeno resumo da importância da Ucrânia e sua arte milenar, enfocando desde a pintura das pêssankas até a dança, a música e as artes de modo em geral, bem como aspectos geográficos, econômicos e sociais do país, através dos trabalhos de artistas das colônias ucranianas do Sul do Brasil, destacando dois dos mais consagrados: Eloir Amaro Jr., de Curitiba (PR) e Maru Kuziv Martinuci, de São Paulo, capital”.
   Segundo Jorge Ribka, Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, “a cultura ucraniana sempre foi conhecida pelo artesanato, que inclui, além das famosas pêssankas, bordados, toalhas, xilogravuras e pinturas de bonecas, criando um estilo próprio e único em suas danças e cultura em geral”.
As “pêssankas
   Na história do povo ucraniano sempre esteve presente a tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a terra. Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte há mais de 3.000 anos antes de Cristo, sendo que, naquela época, eram utilizadas ferramentas muito rústicas para se confeccionar uma pêssanka. Com o passar dos anos, as ferramentas evoluíram gradativamente e, com elas, o homem conseguiu melhorar suas condições materiais e também os resultados das suas pinturas em ovos, surgindo melhores definições daquilo que desejava expressar.
    A “Festa da Primavera” era um evento alegre, no qual se acendia uma grande fogueira no meio da aldeia e todos comemoravam a chegada de Dajbóh, no exato momento do Solstício de Primavera. Desde o início deste dia, o povo estava em festa e oferecia seus presentes ao regente Dajbóh, destacando as pêssankas.
  
    Em 988, através do Príncipe Volodymir, a Ucrânia foi batizada nas margens do Rio Dnipró, passando a adotar o cristianismo como religião oficial. O povo absorveu essa mudança, mas não aceitou abandonar seus antigos rituais, como a “Festa da Primavera”. A solução encontrada pelo clero foi a adaptação destes antigos costumes, como símbolos cristãos. A antiga e tradicional “Festa da Primavera” transformou-se na Páscoa cristã. As pêssankas continuaram existindo e o povo não deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos. As pequenas obras de arte também passaram a aparecer em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como materialização das boas intenções que se queria expressar.
Sobre o Shopping Praça da Moça
Administrado pela AD Shopping, assim como outros 28 shoppings em todo o Brasil, o Shopping Praça da Moça possui fácil acesso pela Rodovia dos Imigrantes (Saída 16) e pela Avenida Cupecê. Foi inaugurado em maio de 2009 e já faz a diferença em sua área de influência.
Oferece aos visitantes nove lojas âncoras: C&A, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Marisa, Play Arte, Besni, Fredy, Lojas Americanas e Centauro; cinco megalojas: Habib's, Kalunga, Mais Valdir, Ponto Frio e Ri Happy e 160 lojas satélites, destacando 34 opções de fast-foods, restaurantes e doces, entre elas, grandes redes como Mc Donald’s, Spoleto e Burger King. Entre o mix de lojas, redes como Casa das Alianças, Fototica, Gendai, Hering, Lupo, TNG, World Tennis Classic e World Tennis e serviços como Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banco 24 horas, Academia Inova, clínica de emagrecimento, estética, depilação, podologia e lotérica, entre outros. Para o entretenimento, oferece um centro de diversão Indoor e sete salas de cinema PlayArte que representam o mais moderno complexo de cinemas da região, com 1.800 lugares e uma sala 3D.
Para garantir mais conforto e segurança aos frequentadores, o Empreendimento conta com amplo estacionamento com 1.210 vagas, equipe de funcionários treinados para liberar as lajes conforme a necessidade com sistema de abertura gradativa das mesmas, seguranças que circulam motorizados e elevadores e escadas rolantes que dão acesso a todos os Pisos do Shopping, durante todo o horário de funcionamento do Shopping. Disponibiliza também, aos frequentadores com dificuldade de locomoção, cadeiras de rodas motorizadas para circulação no mall.
Sobre a AD Shopping
     A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Com mais de 23 anos de experiência e foco em planejamento, comercialização e na gestão de shopping centers, a AD administra hoje um patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, proveniente dos 29 empreendimentos de seu portfólio. Visite: www.adshopping.com.br.
Informações para a Imprensa:
Persona Consultoria de Comunicação
Jornalista responsável: Ana Cristina de Souza MTB 18.367
Contatos:  Wendy de Oliveira e Suzana Elias Azar
Fones: (11) 5531- 8958 e 5531- 1006 

Nenhum comentário:

Postar um comentário