sexta-feira, 18 de julho de 2014

FUNDAÇÃO MOKITI OKADA RECEBE "MINHAS CORES" DE KÁTIA VELO

Katia Velo durante o vernissage da exposição “Minhas Cores”
Crédito: Evinha Britto

Aconteceu na última terça-feira, 15 de julho, na Fundação Mokiti Okada (ao lado do Museu Oscar Niemeyer) a nova exposição “Minhas Cores” da artista plástica, colunista cultural, curadora e professora de arte Katia Velo.
De acordo com a artista, vários artistas a influenciam, alguns deles Matisse (pelo uso das cores), Aldemir Martins (pelo uso das cores puras e primárias), Beatriz Milhazes (pela feminilidade), Frida Kahlo (pelo envolvimento pessoal).
Sobre a exposição “Minhas Cores”
Intensidade da cor
A intensidade da cor é o universo no qual se desenvolve boa parte do trabalho de Katia Velo. Lidar com as tonalidades é um grande desafio, pois se trata de um conjunto tão amplo que sempre há o risco do artista se perder, sem saber em qual direção pode desenvolver a sua pesquisa visual.
Katia Velo opta por percorrer a jornada das manchas e dos diálogos cromáticos. Existe um caminho diferenciado por um movimento interno, intuitivo, mas que também se caracteriza por uma sucessão de escolhas, em que cada uma delas alerta para um questionamento do próprio significado da criação.
Ao se contemplar o resultado da pesquisa, é possível dizer que as cores são para a artista uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade.
Desse ponto de vista, ou seja, de um amadurecido processo de reflexão sobre aquilo que vem fazendo ao longo de sua trajetória, Katia Velo traz, em suas veredas coloridas, um fértil lirismo particular, marcado pela coragem do arriscar e pela liberdade de dizer aquilo que deseja por meio das conversas entre o que pretende e o que realiza.
Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. 

Realização:

Coluna Katia Velo
Fundação Mokiti Okada
Apoio:
Brava Alarmes Monitorados
Dona Ragnel Pães Artesanais
Escola Evolutiva
Evinha Britto Foto & Vídeo
Guia SJP
Jornal Folha da Mulher
Savannah Ações em Comunicação
Trevisan Comunicação Visual
Vinhos Zanchetta
Wizard SJP
Serviço:
Artista plástica: KATIA VELO
Título: MINHAS CORES
Local: GALERIA DE ARTE FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
Período de exposição: De 16 de julho a 11 de agosto de 2014.
Endereço: RUA MANOEL EUFRÁSIO, 1400 – CENTRO CÍVICO – CURITIBA -PR
Informações: Tel.: (41) 3026-3347
Horário de visitação: Segunda à sexta das 9h às 20h/ Sábados das 9h às 18h
ENTRADA: FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
Confira algumas imagens da mostra cultural
Crédito fotográfico: Evinha Britto







Nenhum comentário:

Postar um comentário