domingo, 20 de julho de 2014

MUROS VISUAIS INVADEM CURITIBA

"Arte com responsabilidade social, interferências no urbano". 
A visão do artista colaborando para o intelecto sócio-cultural e visual, que e ao mesmo tempo mantém limpa a cidade do vandalismo contemporâneo. 

Foto: Noeli Tarachuka
Texto da Coluna de Katia Velo
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná –APAP/PR em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo e a Fundação Cultural, realiza o projeto “Muros Visuais de Curitiba”. O projeto, que inicia nesse final de semana, tem a intenção de melhorar a estética urbana através da inserção de imagens de obras de arte dos artistas associados à APAP/PR. As imagens serão organizadas no formato de aproximadamente 1,60 x 1,40m e serão plotadas em espaços degradados da cidade e que estejam mal conservados e/ou abandonados.
Paulo Colnaghi, do Instituto de Turismo de Curitiba, destaca que o projeto “Muros Visuais de Curitiba” resultará em uma grande mostra de arte ao ar livre, além de colaborar com a estética visual, tal como o projeto “despiche” propiciará aos moradores e visitantes uma forma aprazível de se aproximar da produção dos artistas locais, o que certamente trará uma positiva repercussão.
A grande novidade do projeto é a participação do público através das mídias sociais, pois em cada uma das imagens plotadas constará um código QR (Quick Response– código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares, o qual indicará um link que possibilitará às pessoas postarem fotos interagindo com as obras.
Os diretores da APAP/PR, Osmar Carboni e Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, respectivamente presidente e vice, destacam ainda conjuntamente que o projeto propiciará uma experiência ímpar e de grande valia para os artistas e para a sociedade, até porque os espaços acabam se redescobrindo, assim como a arte.
Os artistas interessados em participar do projeto, assim como os moradores que queiram sugerir futuros espaços para serem cobertos por obras dos artistas visuais que estarão participando do projeto (sujeito a aprovação e disponibilidade) deverão contatar a APAP/PR no e-mail: apap@apap.com.br com a diretora cultural Sabine Feres.
Serviço:
Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná -APAP/PR
Av. Jaime Reis, s/n- Arcadas de São Francisco
Curitiba/PR
Tel.: (41) 3232-0408
www.apap.com.br
Apoio:
Prefeitura Municipal de Curitiba
Instituto Municipal de Turismo
Fundação Cultural de Curitiba



Os Artistas visuais Osmar Carboni e Luiz Gustavo V.Vidal Pinto - Presidente e vice-presidente da APAP-PR (Associação Profissional do Artistas Plásticos do Paraná).


Nenhum comentário:

Postar um comentário