Por Caroline Mendes
Frida Kahlo foi uma das mulheres mais originais de seu tempo. No pano de fundo de sua vida está uma deficiência física decorrente de poliomelite e um grave acidente que sofreu aos 18 anos, quando foi submetida a mais de 30 cirurgias. Mas sua militância no Partido Comunista, seu tumultuado casamento com o muralista Diego Rivera, seu estilo ímpar e, principalmente, sua obra a consagraram como uma das mulheres mais importantes de todos os tempos.
E a partir desta quinta-feira, um pouco de sua vida e obra será contado na exposição “Frida Kahlo – As Suas Fotografias”, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “A fotografia sempre esteve muito presente na vida dela por causa do pai, que era fotógrafo profissional e a ensinou a empunhar uma câmera e valorizar esse tipo de arte. O autorretrato, por exemplo, foi uma grande influência para seus quadros”, explica Hilda Trujillo, diretora do Museu Frida Kahlo, a Casa Azul.
As mais de 200 fotos em exposição foram escolhidas em meio a quase 6500 registros encontrados junto com vestidos, joias, quadros, desenhos e objetos pessoais da artista descobertos há apenas 10 anos em um dos banheiros da Casa Azul. “Frida colecionava fotografias, então, além de fotos que o pai dela e ela mesma fizeram, muitas foram compradas por Diego em viagens ou foram presentes”, detalha Hilda. Ela ainda explica que as imagens são, na verdade, fac-símiles, em respeito a um dos pedidos que Diego Rivera fez em testamento: nada deve sair da Casa Azul. Soa romântico…
“Frida Kahlo – As Suas Fotografias” ficará em cartaz até o dia 2 de novembro, quando partirá rumo à Alemanha, para depois voltar ao México e seguir para Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A ocasião vale uma ponte-aérea até Curitiba, já que o Brasil é a única parada da exposição na América do Sul. Prestígio.
FOTOGRAFIAS DE FRIDA KAHLO
de 15/07 à 02/11/2014
MON - Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
Curitiba-Pr.
Telefone: 41 - 3350-4400
Foto divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário