terça-feira, 29 de julho de 2014

DESCOBRINDO O EMBU DAS ARTES NO MUSEU


Curso de formação para professores do Projeto Descobrindo Embu no Museu, vencedor da 5ª Edição do Prêmio Darcy Ribeiro (IBRAM).

O projeto propõe o resgate da história do município por meio de um trabalho sócio-educativo a partir da história da instituição e de seu acervo, que está diretamente relacionada ao surgimento de Embu das Artes.


O projeto acontece nas seguintes etapas:

1. Encontro Pedagógico de Formação (EPF) com duração de 14 horas divididas em três sábados (dois encontros com duração de 4 horas e o último com seis horas de duração). O curso prevê a abordagem de temas relacionados ao patrimônio cultural e educação, história do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e sua relação com o município, uma visita ao Pátio do Collegio em São Paulo, e, por fim, elaboração de uma proposta de mediação feita pelos professores estabelecendo estratégias para uma visita. Local: MASJ/ Pateo do Collegio.


2. Desenvolvimento de atividades que levem o aluno a conhecer a história da cidade de Embu através do patrimônio, do museu e de seu acervo, em sala de aula. Local: Escola. Duração: 15 horas.

3. Visitação dos alunos ao MASJ – 3h00 de visita monitorada ao MASJ. Os momentos finais da monitoria são dedicados a atividades ludico-educativas. Local: MASJ.

4. Encontro para avaliação, finalização e apresentação dos resultados do projeto.
Duração: 3 horas. Local: MASJ.

As contrapartidas oferecidas pela equipe do museu para fomentar a adesão ao projeto são:

-Não cobrança de ingresso dos professores e alunos;
-Oferecimento de auxílios didáticos e pedagógicos;
-Certificado de 40 horas: os profissionais que fizerem a formação, desenvolverem atividades com seus alunos e os trouxer ao museu, receberão certificação correspondente a 40 horas no dia do Encontro para Avaliação e fechamento do Projeto.
-Visita ao Pateo do Collegio de turmas a partir do 5º ano: Turmas a partir do 5º ano, após conhecerem o MASJ, poderão também ir ao Pateo do Collegio em visitas monitoradas e gratuitas.



Datas do curso:
16/08/2014: das 9h00 às 13h00 no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.
23/08/2014 das 9h00 às 13h00 no Pátio do Collégio
30/08/2014 das 9h00 às 16h00 com 1 hora de intervalo para o almoço. No museu de Arte Sacra dos Jesuítas;
Carga horária: 14 horas.

Público Alvo: Professores da rede pública de Embu das Artes e região, estudantes universitários.

Vagas: Limitadas.

Custo: Gratuito.

Inscrições e informações: através do e-mail: projetosculturais@pateocollegio.com.br , telefone 11-4704-2654 ou pessoalmente no museu: Largo dos Jesuítas, 67- Centro - Embu das Artes.

PUBLICAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário