sexta-feira, 12 de maio de 2017

Tufi Mousse cria Estar Gourmet da Praia urbano, funcional e com aconchego

Crédito de imagens: Lio Simas


O arquiteto Tufi Mousse integra o elenco de profissionais da CASACOR Santa Catarina pela sexta vez consecutiva. Este ano, o profissional de Joinville assina o projeto Estar Gourmet da Praia, um espaço sofisticado, urbano e funcional, com 110 metros quadrados, na CASACOR Balneário Camboriú, que acontece no edifício Marina Beach Tower, entre 14 de maio e 25 de junho. Em 2013 e 2015 o escritório também desenvolveu projetos de Estar Gourmet para a mostra. Na edição de 2016, foi premiado com o projeto para o Living Bar, que apresentou uma estética vintage, inspirado nas salas de conversa de pequenos hotéis e residências dos anos 60 e 70.

Tal como nas criações anteriores para a CASACOR Santa Catarina, a receita baseou-se nos mesmos ingredientes: funcionalidade e muito aconchego. A diferença para esse novo trabalho está no conceito e leitura do espaço. A busca pela simplicidade nos materiais que remetem à natureza, unidos com tecnologia dos equipamentos, resultou em um projeto único, formalizando um Estar Gourmet cheio de personalidade e possibilidades.

Desde o desenvolvimento da forma geométrica apresentada, estudo da luminosidade e distribuição da movelaria, o conceito foi sempre a busca pelo inovador. Sofás, mesas e complementos - somente o essencial para o uso do espaço - foram selecionados e confeccionados especialmente para o ambiente. “A escolha de uma movelaria de qualidade, onde pudéssemos encontrar a sensibilidade da forma e o toque do natural, foi totalmente feita pelos nossos fornecedores”, completa Tufi Mousse.

A definição das pedras, louças e objetos também foi muito específica, para atender o conceito proposto. Ao fundo, o arquiteto destaca as persianas da Hunter Douglas. Na bancada, Dekton Entzo, novo sintético chamado tecnicamente de superfície ultra compacta e extremamente resistente. Os eletrodomésticos da Elettromec foram indispensáveis para o resultado tecnológico conferido ao trabalho. O projeto luminotécnico pontuado e um tecnológico sistema de som, da Som Maior, finalizam um conjunto de elementos escolhidos especialmente para o ambiente oferecer o melhor resultado possível.

O Estar Gourmet da Praia, da CASACOR Balneário Camboriú, é um espaço de traços firmes e fortes, para o grande ritual de bem-estar. Foi todo executado conforme a ideia colocada no papel, desde a estrutura de forro, nichos e movelaria planejada alinhada, traço que é muito consolidado nos projetos do escritório.

“É um projeto marcante, feito em conjunto por uma equipe altamente qualificada que faz parte de nosso escritório. Tenho convicção de que o público vai se envolver tanto quanto nos envolvemos nessa criação que consolida mais um ano de sucesso para nós, que representamos Joinville no maior evento de arquitetura e decoração das Américas”, conclui Tufi Mousse.

  
A concepção do espaço em detalhes
Tornar acessível a tecnologia empregada para o funcionamento de uma cozinha de estar, onde a diversidade de materiais para acabamento de movelaria e equipamentos alcançam um ápice e uma complexidade nunca vista, nos faz refletir sobre o que é ser contemporâneo e como apresentar essa ideia de forma desafiadora e prática.
Vivemos numa época em que redescobrimos o prazer da experimentação gastronômica e isso tem se refletido na forma de vivermos. A cozinha volta a ser a área principal da casa e a vida acontece ao seu redor, pois ela tornou-se fonte de fascínio, experiência e encontro.
O ambiente projetado pelo arquiteto Tufi Mousse materializa esse acontecimento neovanguanda na arquitetura de interiores. O estar gourmet é funcional e realizará encontros gastronômicos durante a CASACOR Balneário Camboriú, onde todos serão bem-vindos.

INSPIRAÇÃO E TENDÊNCIA
Com sua beleza, Balneário Camboriú proporciona natureza, praticidade e conforto. Essa relação inspiradora definiu o projeto, marcado por traços industriais, sem abrir mão da sofisticação e do fino acabamento, características marcantes da arquitetura de Tufi Mousse. O layout super arrojado insere a proposta dentro dos conceitos neovanguardas, gerando uma atmosfera de relaxamento e descanso.
A cozinha, centro das atenções, assim como a sala de almoço e a sala de estar, apresentam uma proposta inspirada nas indústrias e antigas casas com cozinhas azulejadas. O metal, a madeira e a cerâmica vitrificada compõe-se e geram todo o cenário para a ambientação desse espaço.
O lavabo, seguindo a mesma linguagem, nos faz sentir em uma pequena sala de cuidado e relaxamento. Revestido em Limestone Moca Creme com textura escovado, o material natural é originário de Portugal. Por ser natural e fosco, confere e reforça a proposta do ambiente, despojado e funcional.

DIFERENCIAIS E MATERIAIS
A cerâmica vitrificada emoldura o ambiente deste o hall, passando pela sala de estar, lavabo e cozinha. Desmistifica, assim, a característica do uso da cerâmica somente para áreas funcionais frias e gera uma grande diferenciação para o projeto. A cerâmica pode ser acolhedora e sofisticada, como está apresentada no projeto.
O acabamento oxidado para a movelaria da cozinha reafirma a força e durabilidade da pintura especial para uso funcional. A madeira natural para revestimento do piso completa a composição, que gera contrastes com a estante e poltronas em couro, ambas verdes.
Ainda sobre os diferenciais, há ainda o lançamento da Elettromec na linha de coifas embutidas no teto. Seu sistema de exaustão permite que ela fique totalmente embutida no forro, eliminando o volume tradicional da coifa sobre o fogão, gerando assim um visual mais amplo e leve.
Na cozinha, o espaço promove o lançamento do Dekton Entzo, que reveste a bancada principal e os painéis em lamina de madeira natural Ziricote, da Florense, exclusividade que arremata e finaliza a proposta de materiais.

TECNOLOGIA
Destaque para o sistema 803 D3 de áudio, da Som Maior. Um alto-falante de qualidade total de estúdio. Este sistema elegante possui uma cabeça de turbina e invólucro reverso gabinete.
Na pintura de movelaria, o acabamento oxidado é resultado de uma pintura especial que confere ao móvel um efeito de metal envelhecido.

SUSTENTABILIDADE
Destaque para a lâmina Natural Ziricote, europeia com certificação FSC, extraída de florestas com manejo sustentável e obtidas com tecnologia exclusiva para recriar a essência natural da madeira.

Arquitetura presente desde a infância
Já na infância, Tufi Mousse intercalava suas horas de estudo e tarefas escolares com seu maior passatempo: criar maquetes ou miniaturas de casas e prédios. Dizia que eram “apartamentos modernos”. Nascia assim o amor pela arquitetura, com uma compreensão de equilíbrio e proporção muito aguçada pelas brincadeiras de criança.
Anos mais tarde, ingressou na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em 1999, atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos. Assim como em projetos de edificação e arquitetura de interiores, oferece uma proposta contemporânea. Tufi Mousse hoje é um dos arquitetos mais atuantes de Joinville e de Santa Catarina, com trabalhos também no Paraná, São Paulo e inclusive fora do país.
Durante a faculdade, trabalhou no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “Minha paixão pela memória da cidade e pelo valor cultural nasceu com esse estágio, onde trabalhei por quase três anos”. Conta que a valorização das raízes e a preocupação com a conservação da história da cidade o deixam muitas vezes aborrecido e frustrado, inclusive consigo mesmo, pois questiona o que fazer para gerar consciência da necessidade de se cuidar da memória de Joinville.
Tranquilamente em movimento, tem a semana dividida entre reuniões com seus clientes, fornecedores e visitas em obras. Muito ágil e prático em suas decisões, diz que sempre teve impaciência em ficar numa sala de aula. “Entendo a importância dos conceitos como base, da teoria e todo o conjunto de conhecimento que forma um profissional, cumpri esta etapa, mas considero a melhor pós-graduação o conhecimento e a prática do dia-a-dia, onde você se transforma em profissional e aprende a lidar com o sentimento das pessoas, do cliente, do operário de obra e do especificador da loja. Assim, constrói com o tempo um acervo de ideias e metodologias próprias e coerentes. Aprende que nem sempre será o melhor projeto aceito pelo cliente, e que o cliente também tem razão.” Com 18 anos de profissão, compreende que como toda área, a arquitetura requer muita responsabilidade e sensatez.

Um refúgio ideal para o trabalho
Tufi Mousse ama onde vive e trabalha. Seu escritório está instalado numa propriedade construída pelo seu pai em 1960. Embora hoje esteja transformada internamente, modernizada e adequada aos sistemas atuais, preserva a originalidade da arquitetura externa, sutil e discreta como quer que seu escritório seja visto. “Entendo a necessidade de aparecer profissionalmente e sei que isto pode ser feito de várias formas, meu espaço de trabalho e principalmente minha casa são feitos para me gerar conforto, familiaridade e praticidade, assim como para minha equipe de trabalho, meus clientes e amigos”.Tufi acredita queeste posicionamento profissional transforma seu escritório e sua casa em um refúgio ideal para a vida caótica e o trabalho semanal intenso.
  
A casa para viver
Embora funcional e muito prático, o arquiteto mora em uma casa que não dispensa uma certa “bagunça”, como gosta de descrever. Pilhas de livros, CDs (sim, ele ainda adquire CDs), DVDs e, para seguir a tradição iniciada na infância, casas em Lego já montadas e caixas do brinquedo que estão na fila de espera ainda por montar. As paredes são repletas de pinturas e gravuras vindas de muitas viagens já realizadas. “A frase é conhecida e uma cliente vai gostar muito de vê-la aqui: Amo muito tudo isso! Procuro a cada etapa de minha vida realizar meus sonhos. Acredito que a realização deva ser constante e não um título alcançado. Minha forma de viver é uma realização, assim como minha forma de morar e trabalhar".E completa: “mas amanhã pode não ser mais”.

O escritório para se realizar
“O melhor está enquanto não chegamos. A busca pela realização profissional vem com muito esforço, através de uma série de dificuldades, muitas ultrapassadas e muitas bem contornadas, mas principalmente através do tempo", afirma o arquiteto.
“Gosto da fidelidade, da parceria honesta e saudável”, explica Tufi Mousse, que ainda trabalha para seu primeiro cliente, para o segundo e também para o terceiro. “É um prazer imenso conviver através dos anos com pessoas que se tornam tão próximas de nós, a ponto de nos deixarem decidir por muitos detalhes delicados, simplesmente pelo fato de confiarem”.

A marca do bom gosto está em cada um dos projetos e foi construída pelo arquiteto e por sua equipe, com um trabalho alinhado, projetos sofisticados e bons parceiros de trabalho, "que somam ao escritório um conhecimento e uma linha de criação autêntica e arrojada", afirma.

A busca pela atualização é constante e as participações em feiras e mostras fazem parte da rotina de planejamento do escritório. Um exemplo está na visita anual à feira de móveis em Milão, ISalone, que acontece sempre no mês de abril. “Acho muito importante estarmos conectados. Participar dessa feira é muito enriquecedor”.Com tudo isso,aarquitetura de Tufi Mousse pode ser traduzida pela dinâmica e envolvimento invejável na forma, na ideia e no método de trabalho.


Informações para a imprensa:
Claudio Schuster
Assessoria de Imprensa
Intermídia Comunicação
(48) 99163.4269


Nenhum comentário:

Postar um comentário