quinta-feira, 9 de junho de 2016

“O Fabuloso Mundo das Descobertas”, ensina conceitos de alimentação e hábitos de vida saudáveis

 Foto: Divulgação


Instituições sociais recebem o programa 1,2,3 e Saúde!
Espetáculo infantil e material didático ensinam conceitos de alimentação e hábitos de vida saudáveis.

O programa 1,2,3 e Saúde!, lançado em maio pela Danone, começa suas atividades nos dias 14, 15 e 16 de junho atendendo mil crianças de associações e instituições sociais da cidade de São Paulo. As crianças e os educadores irão assistir ao espetáculo “O Fabuloso Mundo das Descobertas”,que ensina conceitos de alimentação e hábitos de vida saudáveis por meio do mundo lúdico do teatro. 
A peça será apresentada no Teatro Paiol (R. Amaral Gurgel, 164 - Vila Buarque) em dois períodos, às 9h30 e às 14h30, durante os três dias.

Na semana seguinte à apresentação da peça, colaboradores da Danone irão visitar as instituições atendidas e entregarão às crianças o material didático com as atividades e conceitos do programa. Esta ação faz parte do  programa de voluntariado da empresa. Os voluntários passaram por um treinamento com o Centro de Voluntariado de São Paulo e com a equipe da OAK Educação e Cultura, empresa responsável pela coordenação pedagógica e a execução do 1,2,3 e Saúde!.

No total, 6 instituições serão contempladas: Centro Educacional Dom Orione (350 crianças), Associação Novo Olhar (125 crianças), CCA São Sebastião/Casa São Pedro (120 crianças), CCA PAZ (60 crianças), CCA Guadalupe (60 crianças) e Basílica Nossa Senhora do Carmo (270 crianças).

O programa 1,2,3 e Saúde! inspira hábitos de vida mais saudáveis para todas as idades e tem o apoio da TetraPak e Colgate-Palmolive. Trata-se de uma ampliação no escopo do antigo programa “1,2,3 e Lácteos!” idealizado pela Danone há quatro anos. A partir de agora, o programa abordará temas de âmbito social, explorando a saúde de forma integral. O objetivo é conscientizar toda a família sobre a importância de uma vida saudável e equilibrada, investindo em atividades educativas que envolvem crianças em idade escolar e que levam os conceitos aprendidos para dentro de casa.

“Trabalhamos durante o último ano para que o programa trouxesse uma proposta de novos valores, como ‘estar bem’, ‘fazer o bem’ e ‘provocar o bem’, fazendo com que o programa passe a contemplar outros âmbitos da vida que vão além da alimentação, constituindo, uma visão integral e mais holística da saúde”, destacaMaria Fernanda Mello, Diretora de Comunicação Corporativa da Danone.

“O Fabuloso Mundo das Descobertas” apresenta a saga do personagem Joãozinho na busca por seu sabiá, unindo música e teatro com o intuito de transmitir uma mensagem lúdica de bem-estar envolvendo temas como a nutrição na gestação e na primeira infância, hidratação, atividade física, entre outros. Durante 2016, a peça vai circular por diversas cidades do país, começando por São Paulo.

Já estão agendadas temporadas nas cidades de São Paulo/SP, Fortaleza/CE, Nova Iguaçu/RJ e Santos/SP. Outros municípios serão atendidos pelo programa em 2016, recebendo a peça, a formação de professores e todo o material didático.

Etapas e Material Didático
Antes do espetáculo circular pelo Brasil, é realizada a formação dos professores para aplicação do conteúdo às crianças. O objetivo é apresentar o material didático distribuído gratuitamente e sugerir formas de transposição do conteúdo para o dia-a-dia das salas de aula.
Este material é composto por um Kit pedagógico divido em três publicações: oCaderno de Divertimentos, voltados às crianças, o Caderno do Professor e as Fichas de Profissões especialmente elaborados para serem utilizados em sala de aula. 

Foto: Divulgação


Os professores podem se inscrever pelo portal www.123esaude.com.br para participar da formação e recebem gratuitamente kits com todo material.

Mesmo os educadores de cidades que não fazem parte do calendário de apresentações do espetáculo, podem participar solicitando material didático e recebendo apoio pedagógico da equipe da OAK para as atividades envolvendo os alunos e a comunidade escolar.

“O 1,2,3 e Saúde! é uma iniciativa cultural e educacional riquíssima, que tem como objetivo ensinar noções de nutrição, saúde, bem-estar e sustentabilidade às crianças e adolescentes, tornando os estudantes fontes de conhecimento e informação para uma mudança de hábitos em toda a família”, afirma Vera Gomes, Socióloga da OAK Educação e Cultura, empresa que realizadora do programa. O1,2,3 e Saúde! apoia ainda as principais campanhas do Ministério da Saúde como vacinação infantil e prevenção contra a dengue.  

A metodologia proposta recomenda que as crianças se organizem em grupos, escolham uma profissão e preparem aulas sobre nutrição e saúde para os próprios colegas. Nesse sentido, é proposta às crianças a pergunta ‘o que você quer ser?’, a fim de trazê-las ao papel de protagonistas no aprendizado. Dessa forma, os alunos aprendem e tornam-se os professores. 

Por fim, o programa traz o Concurso Cultural 1,2,3 e Saúde! destinado aos professores e alunos das escolas participantes, que premiará as melhores campanhas de todo o Brasil. As ações dos participantes devem incentivar a saúde e podem ser apresentadas em forma de texto, foto, ilustração, vídeo ou o que mais a criatividade permitir. O objetivo é transmitir os conceitos trabalhados em sala de aula para a família e comunidade escolar, ampliando os benefícios do programa.

Todas as campanhas serão analisadas por um júri e as três melhores serão premiadas. Os alunos, professores e  escola receberão bicicletas, tablets e kits esportivos/jogos/ciências, respectivamente.
  
O Programa 1,2,3 e Saúde!
A previsão é de que o espetáculo “O Fabuloso Mundo das Descobertas” seja apresentado para 60 mil estudantes de 6 cidades, em diversas regiões do Brasil. O programa deve envolver 3 mil professores e chegar à mais de 100 mil pessoas em 2016. Por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação serão disponibilizados o transporte de todos os estudantes ao teatro. “As Secretarias de Educação apoiam o projeto e, além do transporte, atuam para convidar e inscrever os professores da rede pública”, completa Vera.


O programa conta com financiamento via Lei Rouanet, de incentivo à cultura e educação, e tem apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição(SBAN), e recentemente com apoio da Tetra Pak e da Colgate-Palmolive.

Logo: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário